10 motivos para procurar uma nutricionista

É com muito orgulho e alegria que comemoramos, no próximo dia 31 de agosto, o Dia da Nutricionista! Afinal, estes profissionais estudaram muito e dedicam suas vidas à fazer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável através de uma boa alimentação. A nutricionista é a profissional imprescindível em combinar alimentos que vão garantir a sua saúde em todas as fases da vida: nascimento, vida adulta e maturidade. Existem milhares de motivos para que você procure uma nutricionista, mas vamos citar os 10 principais:
Share on facebook
Share on twitter

É com muito orgulho e alegria que comemoramos, no próximo dia 31 de agosto, o Dia da Nutricionista!

Afinal, estes profissionais estudaram muito e dedicam suas vidas à fazer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável através de uma boa alimentação.

A nutricionista é a profissional imprescindível em combinar alimentos que vão garantir a sua saúde em todas as fases da vida: nascimento, vida adulta e maturidade.

Isso porque elas conhecem todas as propriedades e valores nutricionais dos alimentos e, baseado em seu histórico, ela poderá lhe passar a dieta que mais atenderá suas necessidades.

Além de ajudar na elaboração de um cardápio saudável e personalizado para suas necessidades, esta profissional também ajuda no tratamento da obesidade infantil, diabetes, hipertensão e ainda orienta a alimentação de gestantes e idosos.

Viu como ela é importante? Existem milhares de motivos para que você procure uma nutricionista, mas vamos citar os 10 principais:

10-motivos-para-procurar-uma-nutricionista

Mas quando devo procurar esta profissional?

Sempre que estiver pensando em ter uma alimentação saudável!

Porém, às vezes o organismo apresenta alguns sintomas desagradáveis que podem ter uma grande melhora com a ajuda de uma nutricionista. Saiba quais são eles:

1 – Alergia ou intolerância a alguns alimentos

A nutricionista pode ajudar a descobrir se você tem alergia ou intolerância a alguns alimentos. Ela também pode orientá-lo sobre como obter um diagnóstico e que tipo de médico consultar.

Por exemplo: muitas pessoas não recebem um diagnóstico correto para uma intolerância ao glúten ou para a doença celíaca.

Uma nutricionista pode orientá-lo, com relação à dieta correta e garantir que você não desenvolva deficiências nutricionais.

2 – Intestino irregular

10-motivos-para-procurar-uma-nutricionista-1

Um bom sinal de que você está se alimentando corretamente é se o seu intestino estiver regular, ou seja, se ele funcionar uma vez ao dia.

Se você está com intestino preso ou tem dificuldade para evacuar, a nutricionista poderá lhe passar alguns alimentos que ajudam a regular seu intestino, como as fibras encontradas em alimentos como linhaça, feijão, grão de bico, centeio e alimentos integrais. Lembrando que para otimizar a ação destes alimentos é preciso tomar bastante água.

A nutricionista também poderá lhe orientar sobre os alimentos que “prendem” o intestino como batata, goiaba, banana maçã, bolacha água e sal, entre outros.

O importante é que, na consulta, você descreva tudo o que come, para que ela faça os ajustes necessários na sua dieta.

3 – Intolerância à lactose

Gases, inchaço e diarreia são alguns sintomas da intolerância à lactose. Estes sintomas dependem muito da dose ingerida, ou seja, você pode até tomar uma bola de sorvete e não sentir nada, mas uma xícara de leite pode lhe fazer mal.

Uma nutricionista poderá ajudar no diagnóstico correto e lhe passar uma dieta na qual você conseguirá todos os nutrientes dos laticínios através de outros alimentos como tofu, brócolis, sardinha, espinafre e sementes de gergelim, por exemplo.  

4 – As dietas nunca funcionam para você

10-motivos-para-procurar-uma-nutricionista-2

Existem muitas dietas “da moda” seguida e divulgadas por muitas pessoas que prometem resultados milagrosos. Cuidado! Além de não conseguir o resultado desejado, você pode estar colocando sua saúde em risco.

A nutricionista pode trabalhar em conjunto com outros profissionais como médico e educador físico para lhe ajudar na perda de peso.

E mais: a nutricionista irá garantir que seu corpo receba todos os nutrientes necessários para que você emagreça com saúde.

Além disso, ela irá identificar os alimentos que devem ser inseridos na dieta, como consumi-los e quais devem ser evitados.

5 – Você tem azia ou refluxo ácido 

10-motivos-para-procurar-uma-nutricionista-7

Se você passou por um médico e ele não encontrou problemas no seu corpo, o ideal é consultar uma nutricionista. Muitos alimentos podem causar estes sintomas como álcool, cafeína, refrigerantes, frituras e alimentos picantes.

Com ajuda de uma nutricionista você poderá substituir estes alimentos por probióticos, fibras, água de coco, vegetais de folhas verdes, atum e salmão, entre outros.

6 – Aumento ou diminuição da fome

A falta ou aumento considerável de apetite podem ser sinais de que algo está errado com seu organismo.

Nesse caso o ideal é procurar um médico para descobrir a causa e, depois disso, uma nutricionista.

Por exemplo: se o seu excesso de fome estiver ligado ao hipertireoidismo, o médico poderá lhe passar a medicação e a nutricionista alimentos que irão ajudá-lo a tratar esta condição.

Já a diminuição do apetite pode estar ligada à causas emocionais como anorexia, hepatites e alguns cânceres como estômago ou pâncreas. Da mesma forma o médico irá lhe passar o tratamento e a nutricionista os melhores alimentos.

7 – Colesterol alto

10-motivos-para-procurar-uma-nutricionista-3

Esta é uma condição que está diretamente ligada a alimentação. O consumo excessivo de gorduras saturadas aumenta o chamado colesterol ruim (LDL). Estas gorduras estão presentes em alimentos como carnes vermelhas, torresmo, linguiça, salsicha, leite integral, manteiga, frituras entre outros.

Sua nutricionista poderá lhe ajudar a substituir estes alimentos por outros mais saudáveis para que seu colesterol volte ao nível normal. Exercícios físicos também são muito importantes nesse processo.

8 – Você se sente muito cansado

Se você se sente constantemente cansado, pode ser que não esteja se alimentando adequadamente.

Descartadas outras causas médicas, sua nutricionista pode lhe ajudar a adequar sua dieta com alimentos que lhe forneçam mais energia para seu cérebro e músculos como oleaginosas como nozes, chocolate, peixes, ovos, chá verde, açaí e outros.

9 – Você está planejando uma gravidez

Se você está tentando engravidar, consulte uma nutricionista! Ela poderá ajudar a preparar o seu corpo para que gravidez seja mais saudável e garantir que seu bebê receba todos os nutrientes de que precisa para seu desenvolvimento.

Existem alguns alimentos fundamentais que devem ser ingeridos nesse período. O ômega 3, por exemplo, ingerido através de cápsulas ou alimentação, tem ótimos benefícios para as mães e bebês, incluindo o período de amamentação. Outros como castanha-do-pará, aveia, pão integral, ovos e iogurte também devem fazer parte do cardápio das futuras mães.

10 – Seus ossos estão fracos 

10-motivos-para-procurar-uma-nutricionista-5

Examinando seu cardápio, a nutricionista poderá lhe dizer se está faltando cálcio em sua alimentação.

A falta deste nutriente deixa os ossos mais frágeis e mais propensos a fraturas. Para resolver este problema, a profissional irá lhe passar alimentos ricos em cálcio como sardinha, espinafre, castanha-do-pará, ameixa, brócolis, leite e seus derivados. Assim você recebe os nutrientes adequados para a absorção do cálcio além das vitaminas vitamina D e K.  

Caso você tenha intolerância à lactose, a nutricionista irá te ajudar a substituir os alimentos derivados do leite por outros, sem que você perca os valores nutricionais de que necessita (veja item 3).

Como você viu, a forma como você se alimenta tem impacto direto na sua saúde e a nutricionista tem papel fundamental para que você faça boas escolhas.

Então, se quiser ter uma vida mais saudável, procure uma nutricionista! Ela vai lhe passar uma dieta personalizada para suas necessidades para que você viva mais e melhor!

Gostou deste conteúdo? Repasse para seus amigos para que eles também possam se beneficiar dele, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
medicalnewstoday.com
eatthis.com

 

1 comentário em “10 motivos para procurar uma nutricionista”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça as substâncias naturais e atitudes que podem ajudar no combate à impotência sexual

A impotência, também chamada de disfunção erétil (DE), pode ser um problema muito frustrante. Alguns homens são capazes de conseguir uma ereção, mas não conseguem mantê-la. Outros não são capazes nem de conseguir uma.

As causas da impotência podem ser fisiológicas (afetando o corpo e os órgãos) ou psicológicas (afetando a mente). Felizmente, existem substâncias naturais para a impotência e nesse blog post vamos falar sobre elas.

Linhaça: por que você ainda não consome?

Vamos fazer um teste? Pense nos principais alimentos que você ingeriu na última semana. Provavelmente nesta lista não vai ter a linhaça, acertei? Isso porque a maioria das pessoas desconhece todos os benefícios deste pequeno grão. Mas você pode e deve fazer uso deste alimento.
Veja o que ele pode fazer por você: melhorar a textura de pele e cabelo, auxiliar no emagrecimento…