5 atitudes para se cuidar mais desde já!

Share on facebook
Share on twitter
Autocuidado

Quantas vezes você já colocou o outro em primeiro lugar e perdeu o protagonismo da própria vida se deixando sempre para depois? Poderia listar diversos momentos em que isso aconteceu, não é mesmo? A gente entende, pois acontece com muitas pessoas e com grande frequência, colocando como prioridade, principalmente, aqueles que amam: filhos, amigos, marido, mulher, pai, mãe, irmãos… A lista de pessoas importantes para nós costuma ser um tanto quanto extensa, mas e nós? Na escala de importância da nossa vida, em que lugar estamos?

É preciso cuidar de si para cuidar do outro, e, quando nos cuidamos, inspiramos os outros a se cuidarem também. Vamos falar mais sobre isso?

Cuidar de si é se enxergar com uma lente de afeto e acolhimento, tendo consciência de quem é, como quer levar a vida e tudo aquilo que deseja viver. Não faz sentido almejar uma vida longa e com qualidade sem colocar como prioridade o autocuidado: um conjunto de diversas atitudes que visam o nosso bem-estar. Para se cuidar, é preciso se ouvir, estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que nos fazem bem.

Na correria do dia a dia, tampamos o ouvido para a nossa escuta interna, colocando no volume máximo todas as cobranças e responsabilidades externas. O trabalho, os estudos, os outros… esses parecem ter um autofalante sobre nós, não é mesmo? É claro que todos esses fatores são essenciais na nossa história, mas não a todo e qualquer custo, não quando isso nos custa a nossa saúde e a nossa paz.

Imagem Ilustrativa

Cuidar de si não é ser egoísta, pelo contrário. Quando estamos bem, saudáveis e felizes, somos uma fonte de energia e alegria para aqueles que nos cercam. Somos braços fortes e abertos, estendidos para aqueles que precisam de nós e, mais do que isso, somos fonte de inspiração para que eles também queiram estar bem, saudáveis e felizes. Que tal, então, praticar atitudes de cuidado diariamente? Pra se cuidar é preciso olhar para o corpo e para a mente. Por isso, separamos algumas dicas para você praticar no dia a dia:

Movimente-se!

Encontre uma prática de atividade física que te dê prazer, pois, assim, ao mesmo tempo em que cuida da saúde física, também cuida da saúde mental. Tomar essa iniciativa pode melhorar o seu sono, o funcionamento do organismo, a concentração e a autoestima, ajudando a diminuir o estresse e a ansiedade. Pode ser uma caminhada no início da manhã ou treinos intensos no crossfit, o importante é se encontrar naquilo que está fazendo. Assim, deixa de ser uma obrigação e passa a ser um momento de prazer. (1)

Diga mais “nãos”!

Quantas vezes já se comprometeu com algo que não queria fazer apenas para não desagradar alguém? O problema disso é que negligenciamos as nossas próprias vontades, nos sobrecarregando e nos frustrando. Negar algo a alguém não é tratá-lo com grosseria. Há maneiras muito assertivas e super compreensivas para se fazer isso.

Imagem Ilustrativa

Se conheça mais!

O autoconhecimento nos permite compreender melhor quais são nossas habilidades, capacidades, valores, propósito e virtudes. Nos conhecendo mais, desenvolvemos nossa inteligência emocional, praticamos a resiliência e conseguimos definir nossas metas e objetivos com mais clareza. O acompanhamento psicológico é uma das ferramentas que mais pode nos ajudar nesse tópico. Invista no seu autoconhecimento! (2)

Alimente-se com saúde!

Faça as escolhas certas para o seu prato, valorizando uma composição nutricional balanceada com menos gorduras, sal, açúcar e álcool. Nosso sistema imunológico depende de minerais, vitaminas e aminoácidos para se manter fortalecido. Uma dieta pobre em nutrientes favorece o surgimento de doenças, além de corpo cansado e sensação de esgotamento. Para se alimentar da maneira correta, conte sempre com um nutricionista. (3)

Faça aquilo que te faz bem!

Passeie com o seu cachorro, assista um bom filme, esteja ao lado de quem te faz bem, faça um café quentinho, leia aquele livro que está ensaiando há um bom tempo, aprenda coisas novas, medite, faça uma chamada de vídeo com quem está longe, planeje uma viagem… esses são alguns exemplos do que você pode fazer (ou começar a fazer) com quase nenhum recurso, somente com a sua vontade. 

Imagem Ilustrativa

Se inspire e inspire os outros a se cuidarem, a serem mais felizes e protagonistas das suas próprias histórias. Cuide do seu ser, olhe para dentro e encontre dentro de si tudo o que precisa para fazer dessa jornada chamada vida uma aventura memorável!

Fontes:
  1. A IMPORTÂNCIA de desenvolver hábitos de autocuidado. IBC, 2018. Disponível em <https://www.ibccoaching.com.br/portal/importancia-de-desenvolver-habitos-de-autocuidado/>. Acesso em 13 fev. 2021.
  2. A IMPORTÂNCIA do autoconhecimento profissional e pessoal. IBC, 2021, Disponível em <https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/importancia-do-autoconhecimento/>. Acesso em 13 fev. 2021.
  3. CAMARGOS, Clayton. O que o amor próprio, a alimentação saudável e o autocuidado têm em comum. Estadão, 2021. Disponível em <https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/o-que-o-amor-proprio-a-alimentacao-saudavel-e-o-autocuidado-tem-em-comum/>. Acesso em 13 fev. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Aproveite o verão longe de fungos!

O verão é muito bom para tomar banho de mar, piscina, pegar aquela sauna e praticar esportes ao ar livre, mas sabia que é nessa época do ano que a maioria das doenças causadas por fungos aparece? É que no verão, o ambiente torna-se mais quente e úmido e essas são as condições ideais para a proliferação dos fungos.

Buscar Prazer ou Evitar Dor

O ser humano desde o nascimento até a morte física procura ir em direção às situações que possibilita prazer e foge das que promovem dor. Na interação com as pessoas é possível perceber suas atitudes, comportamentos, sentimentos, ações e suas conseqüências.

É do senso comum que a maioria atrai justamente o que abominam.
Em decorrência de sua hereditariedade, de seus hábitos, das suas crenças e paradigmas arraigados…