5 benefícios da prática de yoga para saúde

Share on facebook
Share on twitter
yoga

Com a rotina cada vez mais agitada, parece impossível reservar um tempinho no dia para estabelecer uma conexão verdadeira entre o nosso corpo e mente por meio de práticas contemplativas e disciplinares, como meditação, canto, mantras, respiração ou rituais. Na escala de prioridades, essas atividades tendem a ficar por último. (1,2)

O que a gente esquece é que essas práticas podem fazer toda a diferença no dia a dia, trazendo diversos benefícios, como prevenir problemas de saúde e aumentar a imunidade do organismo. (2) A vida acontece e nós a seguimos, muitas vezes, no automático, perdendo os detalhes e evoluções de quem somos e do ambiente em que estamos inseridos.

Felizmente, existe uma prática milenar que pode ser incrivelmente eficaz para o nosso bem-estar geral: a yoga! Continue a leitura para descobrir o que essa ciência pode fazer por você.

A origem da yoga

Os primeiros indícios da prática de yoga datam mais de 5 mil anos e apontam para o Norte da Índia, onde o místico Patanjali codificou e sistematizou o Yoga Sutra, um texto que inclui condutas éticas e morais, mencionando os oito preceitos para atingir a libertação espiritual. (3,4)

Todo o conhecimento foi preservado ao longo dos séculos através da transmissão oral de mestre para discípulos, então, bem mais tarde, por volta de 1924, o indiano Swami Kuvalayananda fundamentou o conceito de yogaterapia que chegou até nós. (3,5)

A prestigiada tradição indiana se tornou tão popular pelo mundo que seu uso é aconselhado para os sistemas nacionais de saúde em todos os países da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a yoga faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente durante os tempos de confinamento que vivemos nos últimos anos. (4,5)

Mas, afinal, quais foram os oito passos sistematizados por Patanjali que proporcionaram todo um legado histórico com distintas ramificações? Listamos a seguir: (3)

  1. Yamas (conduta social);
  2. Niyamas (conduta individual);
  3. Asana (posturas físicas);
  4. Pranayama (exercícios respiratórios);
  5. Pratyahara (abstração dos sentidos);
  6. Dharana (concentração);
  7. Dhyana (meditação);
  8. Samadhi (hiperconsciência).

Segundo Patanjali, esses oito preceitos devem ser incluídos integralmente no dia a dia de quem busca o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e espírito. No entanto, atualmente, o que mais predomina é o hatha-yoga associado aos asanas (posturas corporais), se apresentando com uma infinidade de nuances e estilos. (3,5)

yoga

União e pureza

A palavra “yoga” deriva do termo sânscrito “Yuj” que pode significar “união” ou “disciplina”. Essa união é no sentido de integrar o corpo, mente, espírito e emoções, sendo assim, é por meio da disciplina que se alcança a integridade. (6)

Há diversos tipos de yoga, mas todos eles carregam como essência o trabalho da concentração. O que se busca é o domínio e a evolução da mente e do corpo. (7,8)

Sendo assim, com a constância, a estrutura física vai adquirindo maior fluidez e flexibilidade e, cada vez mais, quem a pratica ganha ferramentas para lidar com os incômodos que podem surgir, sem perder o apreço por si mesmo. (4)

Os tipos de yoga

Como dissemos, há diversos tipos de yoga e você pode se identificar com algum método específico. Abaixo, listamos alguns:

Yoga clássica – Utiliza a vertente Hatha, fazendo alusão à união entre corpo e espírito. Trata-se de uma jornada rumo ao autoconhecimento a partir da prática de posturas, gestos, técnicas de controle respiratório, contração dos músculos e órgãos, além de exercícios de concentração e purificação. (8)

Power yoga – Nessa vertente, o ritmo já é mais agitado. Não há sequências pré-definidas e a música ambiente é bem-vinda, excelente para quem prefere algo mais dinâmico. Pessoas que buscam exercícios mais intensos, que intercalam posições de força e equilíbrio, aprovam esse tipo de yoga. Também há acessórios que são utilizados, como blocos, cordas, cintos e pesos. (8)

Hot Yoga – Somente em um ambiente registrando até 40ºC a prática acontece. O motivo é que o calor pode atuar nos músculos, aumentando a flexibilidade. Sem contar que o suor desintoxica o organismo. Nesse tipo de yoga, o preparo físico é essencial. (8)

Superyoga – É um método de fortlecimento físico e psicológico composto de oito séries fixas de aproximadamente 50 posturas simples da yoga clássica, executadas com permanências, repetições e inclusão de movimentos para ser mais dinâmico. (8)

Além desses tipos que acabamos de citar, você pode experimentar a acro yoga, a aero yoga, a yoga dance e a sup yoga. (8) Em algum momento, encontrará o seu favorito!

yoga

5 benefícios da yoga para a saúde

Se você chegou até aqui na leitura, já poderia criar sua própria lista de benefícios do yoga a partir das informações que compartilhamos ao longo do conteúdo. Mas, para te ajudar, listamos os principais benefícios logo a seguir:

1 – Aliviar estresse e ansiedade

De modo geral, a prática de yoga pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente por agir na diminuição de transtornos de ansiedade, depressão e estresse, promovendo saúde mental e relaxamento. (2)

2 – Aumentar a imunidade

Ao reduzir o estresse crônico, o sistema imunológico é beneficiado. E, com isso, você se torna menos suscetível a contrair doenças, reduz o risco de inflamações e melhora a disposição. Para que a imunidade trabalhe da melhor forma, o organismo precisa estar em equilíbrio e é justamente isso que a yoga busca alcançar. (2,4)

3 – Melhorar o sono

Com a yoga, a insônia não tem vez. Essa prática milenar demonstra melhorar a rapidez com que as pessoas adormecem e a profundidade com que permanecem dormindo. Os exercícios praticados causam relaxamento e tranquilidade, deixam o corpo relaxado e ainda ajudam no aumento da produção de melatonina, o hormônio do sono. (1,2)

4 – Desenvolver a neuroplasticidade

A prática de yoga pode ativar áreas do cérebro responsáveis pela motivação, funcionamento executivo, atenção e neuroplasticidade. Para que se possa ter uma ideia, fazer yoga por 12 semanas já provoca uma modificação estrutural do córtex pré-frontal, a parte responsável pelo foco e pela concentração. (2,7)

5 – Proteger contra doenças do coração

Segundo o European Journal of Preventive Cardiology, a yoga está relacionada a um risco menor de obesidade, pressão alta e colesterol elevado. Em razão do seu efeito calmante, há menos estresse, um fator que é associado a doenças cardíacas e pressão arterial elevada. (9)

Agora que você conhece mais sobre a yoga, sua origem, tipos e benefícios, já deve estar animado(a) para começar as aulas. Então, procure um instrutor na sua cidade ou opte pelas aulas online, temos certeza de que essa prática irá trazer grandes mudanças positivas na sua vida. Quem ama se cuida. Yoga é Vital!

Fontes:
  1. SOUZA, Antonio. Dia internacional do yoga: conheça 5 benefícios da prática para sua saúde. Exame, 2022. Disponível em: <https://exame.com/pop/dia-internacional-do-yoga-conheca-5-beneficios-da-pratica-para-sua-saude/>. Acesso em 12 jul. 2022.
  2. EZRIN, Sara. 16 Benefits of Yoga That Are Supported by Science. Healthline, 2021. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/13-benefits-of-yoga>. Acesso em 12 jul. 2022.
  3. OLIVEIRA, Márcia Cristina da Silva; WINIAWER, Fabiana Budy. Gestão de Corpo e Mente com Yoga: um Enfoque para Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida. UNOPAR Cient. Ciênc. Human. Educ., v. 16, n. 3, p. 201-207, Londrina, 2015.DESGUALDO, Paula. Ioga para tod@s. Veja Saúde, 2020. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/fitness/ioga-para-tods/>. Acesso em 12 jul. 2022.
  4. BARROS, Nelson Filice de. et al. Yoga e promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva, v. 9, n 4, 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/csc/a/4ZSqcXDmvfXGtbSkB8hw73v/?lang=pt#:~:>. Acesso em 12 jul. 2022.
  5. MIZUNO, Julio et. al. Contribuições da prática do ioga na condição de saúde, atitudes e comportamentos de mulheres adultas e idosas. Movimento, v. 24, n. 3, p. 947-960, Porto Alegre, 2018.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Sorria: rir faz bem à saúde!

Nada melhor do que dar uma boa gargalhada! Rir de uma situação, de uma piada, de felicidade… Ou simplesmente soltar o riso porque rir faz