Cada fase na vida acontece no tempo certo. Desde a formação no útero, os eventos sucedem em sua própria evolução. Assim que chegamos ao mundo, todas as partes do nosso corpo vão se moldando e desenvolvendo para que possamos nos tornar cada vez mais funcionais e independentes. Só não percebemos que, paralelo a isso, estamos envelhecendo todos os dias.
A diferença é que, na juventude, esse processo acontece de forma lenta, quase imperceptível. Mas assim que atingimos uma certa idade, os sinais aceleram e começam a ser notados com mais intensidade. No entanto, algumas pessoas experimentam precocemente os efeitos do envelhecimento, principalmente na pele, afetando diretamente a autoestima e funcionamento pleno do organismo.
Por isso, no texto de hoje, trouxemos algumas dicas para prevenir o envelhecimento precoce da pele, mantendo a saúde desse órgão sempre em dia.
Os processos de envelhecimento da pele
O envelhecimento do organismo está relacionado com o fato das células somáticas do corpo começarem a morrer e não serem substituídas por novas, como acontece na juventude. Fisiologicamente, o envelhecimento celular está associado à perda de tecido fibroso, à lentidão da renovação celular e à redução da rede vascular e glandular. (1)
Todos os seres vivos são afetados por essa degradação progressiva e diferencial, mas cada um com sua velocidade e gravidade. O envelhecimento pode ser definido como um conjunto de alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas, que ocorrem gradualmente ao longo da vida. (2) A seguir, você vai compreender os tipos de envelhecimento e os principais fenômenos que agem no envelhecimento da pele.
O processo de envelhecimento da pele é resultante de um conjunto de ações internas ou externas, no qual também podemos chamá-las de ações intrínsecas ou extrínsecas. (3)
- Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico: decorrente da passagem natural do tempo. É determinado, principalmente, por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo. Os sinais de envelhecimento que surgem são aqueles naturais, como as linhas de expressão, a diminuição da espessura da pele e o ressecamento cutâ (1,3)
- Envelhecimento extrínseco da pele: provocado por fatores ambientais que interagem com a pele, como a exposição ao sol, hábitos de vida (exercício físico, alimentação) e o estresse fisiológico e físico. As toxinas com as quais entramos em contato, como tabaco, álcool e poluição do ar, também ajudam no envelhecimento pele, podendo até mesmo acelerá-lo. (1,3)
Fenômenos naturais do envelhecimento
Os principais fenômenos que agem no envelhecimento da pele são a glicação (processo que causa a deteriorização da estrutura das células, danificando as fibras de colágeno e elastina) e a oxidação (que altera as funções da pele, fazendo com que a regeneração celular seja mais lenta e menos efetiva). (4)
Tais fenômenos combinados com os danos causados por fatores externos, podem potencializar o aparecimento de rugas e perda de viço e luminosidade. Vale ressaltar que o envelhecimento é algo natural, pois, conforme o tempo avança, as atividades das células da derme e da epiderme vão atrofiando, o que leva à flacidez. (4)
O processo de glicação danifica as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo, provocando a deterioração da estrutura de suporte da pele. Quanto maior a idade, maior é a glicação. (4)
Já a oxidação danifica o metabolismo celular da pele ao alterar as funções das células. Com isso, a pele se regenera de maneira mais lenta e de forma menos efetiva. Felizmente, há formas de retardar esses fenômenos e minimizar o aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão. (4)
Confira no próximo tópico.
5 cuidados diários que você precisa ter com a pele
1 – Manter a pele sempre limpa
O acúmulo de sujeira na pele do rosto pode provocar a obstrução dos poros e favorecer o surgimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. Realizar a higienização da pele também ajuda a remover os agentes infectantes que podem acumular no dia a dia. Por isso, é essencial higienizar toda a pele em geral. (5)
2 – Hidratar bem a pele
Uma boa hidratação deve ser feita de dentro para fora. Então, não deixe de tomar os seus dois litros de água por dia e utilize os hidratantes adequados para o seu tipo de pele. Uma pele bem hidratada é mais viçosa e bonita, sem contar que a integridade da camada de proteção cutânea é preservada, além de evitar problemas como descamação, ressecamento, infecções, irritações e, claro, envelhecimento precoce. (5)
3 – Se proteger contra o sol
Os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos e malignos. (5)
Por isso, procure sempre usar protetor solar com fator (FPS) 30 ou maior (mesmo dentro de casa) e, ao sair ao ar livre, procure ficar na sombra. Óculos escuros, chapéus e cobrir áreas expostas com roupas apropriadas também complementam a estratégia de proteção ao sair. (5)
4 – Cuidar da alimentação
A alimentação pode contribuir para o retardo do envelhecimento cutâneo. Nesse sentido, se destacam os alimentos ricos em fibras, zinco, vitamina A, C e E, ácido pantotênico e selênio. A inclusão de probióticos na alimentação também é bem-vinda, como também a diminuição do consumo de carboidratos refinados. (6,7)
Outra recomendação é manter uma dieta sem excesso de açúcares, pois estes aumentam a ocorrência exagerada da glicação. (6,7)
5 – Seguir uma rotina de autocuidado
Para uma pele bem cuidada, separamos um ritual que você pode realizar na sua rotina. Já pode anotar, são 3 passos simples:
- Pela manhã, realize a limpeza com sabonetes específicos para o seu tipo de pele, seja ela oleosa, mista ou seca. (7)
- Depois da higienização, aplique produtos antioxidantes, como aqueles que são a base de vitamina C. Aqui também entram os produtos que ajudam a controlar a oleosidade. (7)
- Por último, chegamos no protetor solar. Saiba que ele é indispensável mesmo em dias nublados e devem ser reaplicados a cada 3 horas. (7)
Não se esqueça de que, a noite, você deve lavar novamente o rosto e usar soluções que possam remover resíduos de maquiagem ou mesmo do filtro solar. Neste período, é permitido realizar a aplicação de ácidos para face, ao redor dos olhos e pescoço. (7)
Gostou das dicas? Quando você começar a praticá-las, temos certeza de que vai ouvir muitos elogios sobre a sua pele, além de permitir que o envelhecimento venha no tempo certo. Compartilhe este conteúdo com pessoas queridas. Quem ama se cuida!
Fontes:
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Envelhecimento. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/doencas/envelhecimento/>. Acesso em 24 nov. 2022.
- SILVA, Matheus M. de Araújo et al. Diferentes métodos que levam ao retardamento do envelhecimento humano e uma melhor qualidade de vida. In: Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 6, 2019, Campina Grande. Anais eletrônicos… Campina Grande, 2019, Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2019/TRABALHO_EV125_MD1_SA4_ID2356_30052019175831.pdf>. Acesso em 24 nov. 2022.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA. Envelhecimento cutâneo. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/envelhecimento-cutaneo/>. Acesso em 24 nov. 2022.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Conheça os processos de envelhecimento da pele e saiba como retardá-los. 2016. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/conheca-os-processos-de-envelhecimento-da-pele-e-saiba-como-retarda-los/>. Acesso em 24 nov. 2022.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em 24 nov. 2022.
- SOUSA, Suely Lucena de Moura. COSTA, Wallace Batista da. Abordagem nutricional na prevenção do envelhecimento da pele. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 12, a. 5, e. 8, p. 137-143, 2020.Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/nutricao/envelhecimento-da-pele>. Acesso em 24 nov. 2022.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Excesso de açúcar acelera o envelhecimento da pele, segundo estudos. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/excesso-de-acucar-acelera-o-envelhecimento-da-pele-segundo-estudos/>. Acesso em 24 nov. 2022.