5 dicas para evitar o envelhecimento precoce da pele

Share on facebook
Share on twitter
envelhecimento

Cada fase na vida acontece no tempo certo. Desde a formação no útero, os eventos sucedem em sua própria evolução. Assim que chegamos ao mundo, todas as partes do nosso corpo vão se moldando e desenvolvendo para que possamos nos tornar cada vez mais funcionais e independentes. Só não percebemos que, paralelo a isso, estamos envelhecendo todos os dias.

A diferença é que, na juventude, esse processo acontece de forma lenta, quase imperceptível. Mas assim que atingimos uma certa idade, os sinais aceleram e começam a ser notados com mais intensidade. No entanto, algumas pessoas experimentam precocemente os efeitos do envelhecimento, principalmente na pele, afetando diretamente a autoestima e funcionamento pleno do organismo.

Por isso, no texto de hoje, trouxemos algumas dicas para prevenir o envelhecimento precoce da pele, mantendo a saúde desse órgão sempre em dia.

Os processos de envelhecimento da pele

O envelhecimento do organismo está relacionado com o fato das células somáticas do corpo começarem a morrer e não serem substituídas por novas, como acontece na juventude. Fisiologicamente, o envelhecimento celular está associado à perda de tecido fibroso, à lentidão da renovação celular e à redução da rede vascular e glandular. (1)

Todos os seres vivos são afetados por essa degradação progressiva e diferencial, mas cada um com sua velocidade e gravidade. O envelhecimento pode ser definido como um conjunto de alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas, que ocorrem gradualmente ao longo da vida. (2) A seguir, você vai compreender os tipos de envelhecimento e os principais fenômenos que agem no envelhecimento da pele.

O processo de envelhecimento da pele é resultante de um conjunto de ações internas ou externas, no qual também podemos chamá-las de ações intrínsecas ou extrínsecas. (3)

  • Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico: decorrente da passagem natural do tempo. É determinado, principalmente, por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo. Os sinais de envelhecimento que surgem são aqueles naturais, como as linhas de expressão, a diminuição da espessura da pele e o ressecamento cutâ (1,3)
  • Envelhecimento extrínseco da pele: provocado por fatores ambientais que interagem com a pele, como a exposição ao sol, hábitos de vida (exercício físico, alimentação) e o estresse fisiológico e físico. As toxinas com as quais entramos em contato, como tabaco, álcool e poluição do ar, também ajudam no envelhecimento pele, podendo até mesmo acelerá-lo. (1,3)

envelhecimento

Fenômenos naturais do envelhecimento

Os principais fenômenos que agem no envelhecimento da pele são a glicação (processo que causa a deteriorização da estrutura das células, danificando as fibras de colágeno e elastina) e a oxidação (que altera as funções da pele, fazendo com que a regeneração celular seja mais lenta e menos efetiva). (4)

Tais fenômenos combinados com os danos causados por fatores externos, podem potencializar o aparecimento de rugas e perda de viço e luminosidade. Vale ressaltar que o envelhecimento é algo natural, pois, conforme o tempo avança, as atividades das células da derme e da epiderme vão atrofiando, o que leva à flacidez. (4)

O processo de glicação danifica as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo, provocando a deterioração da estrutura de suporte da pele. Quanto maior a idade, maior é a glicação. (4)

Já a oxidação danifica o metabolismo celular da pele ao alterar as funções das células. Com isso, a pele se regenera de maneira mais lenta e de forma menos efetiva. Felizmente, há formas de retardar esses fenômenos e minimizar o aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão. (4)

Confira no próximo tópico.

5 cuidados diários que você precisa ter com a pele

1 – Manter a pele sempre limpa

O acúmulo de sujeira na pele do rosto pode provocar a obstrução dos poros e favorecer o surgimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. Realizar a higienização da pele também ajuda a remover os agentes infectantes que podem acumular no dia a dia. Por isso, é essencial higienizar toda a pele em geral. (5)

2 – Hidratar bem a pele

Uma boa hidratação deve ser feita de dentro para fora. Então, não deixe de tomar os seus dois litros de água por dia e utilize os hidratantes adequados para o seu tipo de pele. Uma pele bem hidratada é mais viçosa e bonita, sem contar que a integridade da camada de proteção cutânea é preservada, além de evitar problemas como descamação, ressecamento, infecções, irritações e, claro, envelhecimento precoce. (5)

3 – Se proteger contra o sol

Os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos e malignos. (5)

Por isso, procure sempre usar protetor solar com fator (FPS) 30 ou maior (mesmo dentro de casa) e, ao sair ao ar livre, procure ficar na sombra. Óculos escuros, chapéus e cobrir áreas expostas com roupas apropriadas também complementam a estratégia de proteção ao sair. (5)

envelhecimento

4 – Cuidar da alimentação

A alimentação pode contribuir para o retardo do envelhecimento cutâneo. Nesse sentido, se destacam os alimentos ricos em fibras, zinco, vitamina A, C e E, ácido pantotênico e selênio. A inclusão de probióticos na alimentação também é bem-vinda, como também a diminuição do consumo de carboidratos refinados. (6,7)

Outra recomendação é manter uma dieta sem excesso de açúcares, pois estes aumentam a ocorrência exagerada da glicação. (6,7)

5 – Seguir uma rotina de autocuidado

Para uma pele bem cuidada, separamos um ritual que você pode realizar na sua rotina. Já pode anotar, são 3 passos simples:

  • Pela manhã, realize a limpeza com sabonetes específicos para o seu tipo de pele, seja ela oleosa, mista ou seca. (7)
  • Depois da higienização, aplique produtos antioxidantes, como aqueles que são a base de vitamina C. Aqui também entram os produtos que ajudam a controlar a oleosidade. (7)
  • Por último, chegamos no protetor solar. Saiba que ele é indispensável mesmo em dias nublados e devem ser reaplicados a cada 3 horas. (7)

Não se esqueça de que, a noite, você deve lavar novamente o rosto e usar soluções que possam remover resíduos de maquiagem ou mesmo do filtro solar. Neste período, é permitido realizar a aplicação de ácidos para face, ao redor dos olhos e pescoço. (7)

Gostou das dicas? Quando você começar a praticá-las, temos certeza de que vai ouvir muitos elogios sobre a sua pele, além de permitir que o envelhecimento venha no tempo certo. Compartilhe este conteúdo com pessoas queridas. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Envelhecimento. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/doencas/envelhecimento/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  2. SILVA, Matheus M. de Araújo et al. Diferentes métodos que levam ao retardamento do envelhecimento humano e uma melhor qualidade de vida. In: Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 6, 2019, Campina Grande. Anais eletrônicos… Campina Grande, 2019, Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2019/TRABALHO_EV125_MD1_SA4_ID2356_30052019175831.pdf>. Acesso em 24 nov. 2022.
  3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA. Envelhecimento cutâneo. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/envelhecimento-cutaneo/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Conheça os processos de envelhecimento da pele e saiba como retardá-los. 2016. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/conheca-os-processos-de-envelhecimento-da-pele-e-saiba-como-retarda-los/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  6. SOUSA, Suely Lucena de Moura. COSTA, Wallace Batista da. Abordagem nutricional na prevenção do envelhecimento da pele. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 12, a. 5, e. 8, p. 137-143, 2020.Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/nutricao/envelhecimento-da-pele>. Acesso em 24 nov. 2022.
  7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Excesso de açúcar acelera o envelhecimento da pele, segundo estudos. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/excesso-de-acucar-acelera-o-envelhecimento-da-pele-segundo-estudos/>. Acesso em 24 nov. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Aproveite o verão longe de fungos!

O verão é muito bom para tomar banho de mar, piscina, pegar aquela sauna e praticar esportes ao ar livre, mas sabia que é nessa época do ano que a maioria das doenças causadas por fungos aparece? É que no verão, o ambiente torna-se mais quente e úmido e essas são as condições ideais para a proliferação dos fungos.

Guia do verão saudável!

Para que você aproveite para descansar e se divertir com saúde, confira as orientações que preparamos para você. São dicas simples, porém valiosas!