5 motivos para se hidratar bem e cuidar do cérebro

Share on facebook
Share on twitter
hidratação

Quem busca uma vida mais saudável deve priorizar se manter hidratado e, a maneira mais eficaz de se fazer isso ,é bebendo água. Uma solução simples, mas desafiadora para aqueles que ainda sentem dificuldades em alcançar a hidratação adequada na rotina.

Contudo, uma coisa é certa: a água é essencial para a manutenção da vida. Sem ela, não sobrevivemos mais do que poucos dias. Afinal, estamos falando de uma substância que representa cerca de 60% do peso total do corpo de um adulto, sendo fundamental para células e tecidos. (1,2)

Portanto, na publicação de hoje, vamos listar 5 motivos para incentivar uma boa hidratação, principalmente quando se trata de preservar a saúde física e mental.

1 – Todas as nossas reações químicas internas dependem de água

Todas as reações do corpo ocorrem em meio aquoso. A água é o elemento mais importante do organismo, o principal componente das células e um solvente biológico universal. (2,3)

A água funciona como transporte dos nutrientes, oxigênio e de qualquer outra substância para todo o organismo, além de participar do transporte dos resíduos, ajudando a eliminar toxinas, principalmente pela urina. (2)

Essa fonte essencial para a vida está presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo – inclusive, o sangue é 90% água -, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso e na pele. (3,4)

Apesar de o nosso corpo ser feito por cerca de 60% de água, parte dela é eliminada até quando respiramos. Por isso, cobrir estas perdas é fundamental. (5)

2 – O cérebro funciona melhor quando está hidratado

Não é de se esperar menos, afinal, assim como o sangue, cerca de 90% do nosso cérebro é composto por água. Ela também está presente no líquor, que lubrifica as membranas que envolvem esse órgão. (3,6)

Caracterizado como um tecido metabolicamente muito ativo, o cérebro requer muitos nutrientes, principalmente para melhorar a comunicação entre os neurônios. (3)

Nesse contexto, a hidratação é fundamental, uma vez que a água exerce um importante papel de transporte de nutrientes, o que contribui para o bom funcionamento de todo o organismo. Quando entramos em um estado de desidratação, três áreas do cérebro se tornam mais vulneráveis, comprometendo a atenção e vigília; ação das funções psicomotoras e reguladoras; e prejuízos à memória, percepção e pensamento. (3,7)

hidratação

3 – A desidratação afeta as habilidades cognitivas

O que poucos sabem é que até mesmo uma desidratação leve – perda de 1% a 2% da água do nosso corpo – pode prejudicar o desempenho mental, proporcionando uma sensação de fadiga e mudanças no estado de humor. (6)

Um cérebro desidratado fica contraído devido à falta de água e precisa trabalhar mais para conseguir o mesmo resultado que um cérebro bem hidratado. Além disso, ele também ativa uma série de mecanismos de adaptação para conseguir manter suas atividades apesar da falta do líquido. (5)

Em idosos, a desidratação está associada a uma velocidade de processamento psicomotor reduzida, uma menor atenção e menos memória. Até mesmo o volume cerebral pode ser prejudicado. Indivíduos desidratados ou em risco de um menor estado de hidratação têm maiores possibilidades de apresentarem comprometimento cognitivo. (7)

4 – Mais água, mais produtividade

Como vimos, a hidratação ideal no dia a dia pode melhorar a nossa capacidade cognitiva. Por essa razão, ao termos mais foco e concentração, a produtividade evolui, pois a água e a função cerebral estão integralmente ligadas. (8)

Em um cenário de desidratação, surgem os problemas de falta de atenção, fadiga cerebral, confusão mental, dores de cabeça, distúrbios do sono e irritabilidade. (8)

Todas as funções cerebrais dependem de água para fornecer energia elétrica necessária. Como o cérebro usa duas vezes mais energia do que outras células do corpo, beber água se torna imprescindível, uma vez que ela é a fonte mais eficiente dessa energia do que qualquer outra substância. Quando ingerimos a quantidade adequada de água, somos capazes de pensar mais rapidamente, manter o foco por mais tempo e sermos mais criativos! (8)

hidratação

5 – Se manter hidratado não é tão complicado

Até porque não precisamos ingerir, necessariamente, água. Tudo depende de quais são os seus objetivos alimentares em geral. (6)

Sempre surgem dúvidas sobre a quantidade certa a ser ingerida, mas o importante é levar em consideração a dieta, o clima e o nível de atividade física praticada pela pessoa. (5) Apesar de ser muito individual, existe um consenso de que um adulto normal, com uma dieta de 2 mil calorias diárias deve ingerir uma média de 2 litros de água por dia. (3)

Há ainda aqueles que não gostam de beber água, mas o consumo de líquidos também pode acontecer indiretamente, na forma de frutas e verduras, como o melão ou o pepino, que têm grandes quantidades de água. (5)

Mas sempre que puder tomar água pura, faça isso. Para dar mais sabor, uma opção apresentada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC) é adicionar uma rodela de limão ou laranja, por exemplo. (5)

Viu como se manter devidamente hidratado pode fazer uma grande diferença em nosso cérebro, desempenho físico e saúde geral? Os motivos que listamos te convenceram a deixar a garrafinha pronta aí do seu lado? Então compartilhe essas informações com os seus amigos que também precisam melhorar a hidratação do organismo. Ah, e lembre-se: BEBA ÁGUA! 

Fontes:
  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Não consegue beber água suficiente? Confira 5 dicas para aumentar sua hidratação. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2021/nao-consegue-beber-agua-suficiente-confira-5-dicas-para-aumentar-a-sua-hidratacao>. Acesso em 19 jul. 2022.
  2. GARCIA, Claudia. A importância da água para a saúde física e mental. Boa Forma, 2020. Disponível em: <https://boaforma.abril.com.br/especiais/a-importancia-da-agua-para-a-saude-fisica-e-mental/>. Acesso em 19 jul. 2022.
  3. PINSKY, Luciana. Quais são as funções da água no corpo humano? Super Interessante, 2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-as-funcoes-da-agua-no-corpo-humano/>. Acesso em 19 jul. 2022.
  4. BRUM, Maurício; GUARNIERI, Caroline; BRESSAN, Valentina. A ciência da hidratação. Veja Saúde, 2022. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/a-ciencia-da-hidratacao/>. Acesso em 19 jul. 2022.
  5. O QUE acontece com o corpo quando você deixa de beber água? BBC News Brasil, 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160424_agua_desidratacao_fn
  6. MOSLEY, Michael. Por que beber um copo d’água em todas as refeições pode melhorar desempenho físico e mental? BBC News Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-59331785>. Acesso em 19 jul. 2022.
  7. OLIVEIRA, Rute Fiipa da Rocha de. Relação entre desidratação nos idosos e o seu estado de cognição. 2020. 26 f. Revisão temática (Gradução em Ciências da Nutrição) – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Universidade do Porto, Porto, 2020. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/128516/2/412093.pdf>. Acesso em 19 jul. 2022.
  8. GRÜTNER, Julie. Mais água, mais produtividade. Revista Vida e Saúde, 2022. Disponível em: <https://www.revistavidaesaude.com.br/mais-agua-mais-produtividade/>. Acesso em 19 jul. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Amamentação: conheça os benefícios para o bebê e a mãe

Uma das imagens mais bonitas que existem é a de uma mãe amamentando seu bebê. Além de ser um ato de amor, a amamentação reforça os laços entre os dois e é o alimento ideal, pois tem a quantidade certa de nutrientes que são facilmente digeridos pelo bebê, fazendo com que ele cresça forte e saudável.

Será que eu preciso de uma dose mais elevada de ômega 3?

Você já sabe que o ômega 3 traz vários benefícios à sua saúde, não é mesmo?

Mas será que você está precisando de uma dose mais elevada desse nutriente? Alguns quadros como pele muito seca, declínio das funções cerebrais, depressão e até risco de parto prematuro estão relacionadas à deficiência de ômega 3.