6 benefícios da geleia real para a saúde

Share on facebook
Share on twitter
geleia real

O mundo das abelhas é surpreendente. Além de serem insetos com vida social, elas produzem agentes naturais que se tornam úteis para a manutenção da nossa saúde. Entre eles, existe a geleia real, que merece uma atenção especial. Diferente dos outros produtos das abelhas, a geleia passou a ser utilizada a partir do século XX, sendo aplicada como complemento alimentar e na indústria de cosméticos. (1,2)

Hoje, nós vamos descobrir mais sobre a geleia real.

A geleia real é rica em nutrientes

A geleia real é uma substância viscosa, secretada por abelhas operárias jovens para a sua nutrição. É um dos produtos mais importantes para a colmeia, pois serve de alimento para as larvas em desenvolvimento e para a abelha rainha por toda a sua vida. Estamos falando de um dos compostos mais ricos que existem na natureza, contendo, em sua composição, mais de 100 tipos diferentes de substâncias, como vitaminas, sais minerais, aminoácidos, proteínas, carboidratos, lipídios, hormônios, ácidos e entre outros. (1,3,4)

Os minerais presentes na geleia real são: enxofre, magnésio, ferro, zinco, cobre, arsênio, lítio, cobalto, manganês, níquel, cromo, fósforo e nitrogênio. Em relação aos aminoácidos, encontramos a alanina, metionina, arginina, taurina, glutamina, tirosina, triptofano, entre outros. Todos esses elementos desempenham um papel fundamental, justamente por proporcionarem funções biológicas importantes. (3,5) 

A maior produtora de geleia real é a China, responsável por cerca de 60% da produção mundial. Quanto à sua comercialização no Brasil, a geleia real recebe destaque como atividade do agronegócio em desenvolvimento. Então, cada vez mais, o interesse comercial em nosso país vem crescendo. (4)

Esse cenário não é surpresa, visto que essa substância produzida pelas abelhas vem demonstrado possuir várias ações benéficas, como atividade antibacteriana, anti-inflamatória, atividades vasodilatadoras e hipotensores, ação desinfetante, antioxidante e antitumoral. Logo, suas propriedades terapêuticas passaram a ser cada vez mais estudadas. (5)

A importância da geleia para os seres humanos

A geleia real ganhou o conceito de alimento funcional pois promove positivamente efeitos fisiológicos ou psicológicos, além do seu valor nutritivo tradicional. Ela vem sendo amplamente utilizada para alimentação humana, uma vez que os compostos fenólicos presentes, como os flavonoides, são os que proporcionam uma visibilidade em relação a ampla gama de atividades biológicas. (4)

A seguir, listamos os principais efeitos da geleia real para a nossa saúde. 

1 – Antimicrobiano

O efeito antimicrobiano da geleia real indica que há a capacidade de reduzir a presença de micróbios, tais como bactérias e fungos. Acredita-se que essas propriedades sejam provenientes da própolis: a produção de geleia real é feita pela digestão, nas abelhas, do própolis e do pólen que elas consomem; por isso, algumas propriedades do própolis, como o efeito antimicrobiano, permanecem na geleia real, proporcionando uma maior ação contra possíveis patógenos e influenciando no papel de proteção e reforço da imunidade. (5)

2 – Antioxidante

A geleia real também pode evitar a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, que favorecem o envelhecimento celular, danos ao DNA e o aparecimento de doenças, como câncer. O efeito antioxidante dessa substância age “sequestrando” o oxigênio, o que reduz a disponibilidade de radicais livres para realizar reações oxidativas, protegendo as células. (5)

3 – Anti-inflamatório

Esse é um efeito utilizado para amenizar os sinais e sintomas de um estado inflamatório. As ações anti-inflamatórias da geleia real ocorrem através da inibição da produção de citocinas pró-inflamatórias por macrófagos ativados. (4,5)

geleia real

4 – Hormonal

Os hormônios são produzidos pelas glândulas, tecidos especializados e neurônios, que equilibram as funções biológicas do corpo, como o metabolismo, crescimento, sexualidade, dentre outros. Evidências apontam que o uso da geleia real pode garantir uma sensação de bem-estar e alívio dos sintomas da menopausa e TPM, comumente causados pelo desequilíbrio hormonal. (5)

5 – Prevenção de doenças crônicas

Doenças crônicas são caracterizadas como um conjunto de condições crônicas compostas por múltiplas razões, de prognóstico incerto, com longa ou indefinida duração. Desse modo, foi observado que algumas doenças crônicas podem ser estabilizadas com o uso da geleia real, como a hipertensão e o diabetes. (5)

Certas proteínas encontradas nessa substância podem agir diretamente sobre os níveis de pressão arterial, que, quando combinadas ao potássio, podem diminuir o estresse nos vasos sanguíneos, o que reflete na redução da pressão arterial. Em relação a diabetes, foi descoberto que a geleia real age com ação insulínica, ajudando na absorção e utilização da glicose sanguínea. Além disso, ela também pode agir na tolerância à glicose, contribuindo para níveis mais baixos de glicemia. (5)

6 – Nutricional

O conceito de nutrição se refere ao processo de fornecimento, aos organismos animais e vegetais, dos nutrientes necessários para a vida, no qual se busca o bem-estar e a preservação da saúde humana. Uma boa nutrição equivale a prevenção de doenças crônicas, uma vida mais saudável e com qualidade. A geleia real possui inúmeros benefícios nutricionais a partir de uma composição ricamente proteica, com vitaminas B1, B2, B6, niacina, ácido pantatênico, biotina e ácido fólico, ajudando as células a realizarem suas devidas funções. (5)

Viu como a geleia real pode ser benéfica ao organismo, trazendo inúmeros efeitos que podem promover a nossa saúde? Sem dúvidas, as abelhas são muito importantes para manter o equilíbrio da natureza, logo, reforçamos a importância de preservar a vida de todo ser que temos o privilégio de dividir o mesmo lar: o planeta Terra.

Fontes:
  1. AMOEDO, Luiz Henrique Garcia. GELÉIA REAL: Análises físico-químicas e químicas úteis para a caracterização e detecção da autenticidade ou adulteração do produto. 1999. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde-08062017-124034/publico/Luis_Henrique_Garcia_Amoedo_Mestrado.pdf>. Acesso em 14 mar. 2022.
  2. BEZERRA, André Luiz Dantas. Ações terapêuticas da geleia real. 2018. 42 f. Dissertação (Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais) – Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombnal, 2018. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/3259/3/ANDR%C3%89%20LUIZ%20DANTAS%20BEZERRA%20%E2%80%93%20DISSERTA%C3%87%C3%83O%20PPGSA%20PROFISSIONAL%202018.pdf>. Acesso em 14 mar. 2022.
  3. ARAÚJO, José Alexandrino Pereira de et al. A geléia real e a sua importância. Disponível em: <http://www.apisglobal.com.br/images/documentos/10.Ageleiarealesuaimportancia.pdf>. Acesso em 14 mar. 2022.
  4. JUNIOR, José Max B. de Oliveira; CALVÃO, Lenize Batista. A arte de criar abelhas. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. Disponível em: <https://sistema.atenaeditora.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/21680>. Acesso em 14 mar. 2022.
  5. FAUSTO, Patrícia Ferreira et al. Propriedades terapêuticas da geleia real. Journal of Medicine and Health Promotion, v. 4, n. 3, p. 1160-1169, 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Milena-Sousa/publication/355378129_PROPRIEDADES_TERAPEUTICAS_DA_GELEIA_REAL_THERAPEUTIC_PROPERTIES_OF_THE_ROYAL_JELLY/links/616d7ad125467d2f0052cfd4/PROPRIEDADES-TERAPEUTICAS-DA-GELEIA-REAL-THERAPEUTIC-PROPERTIES-OF-THE-ROYAL-JELLY.pdf>. Acesso em 14 mar. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Óleo de abóbora e própolis verde: aliados no combate e prevenção ao câncer!

Você sabe qual a importância do dia 4 de fevereiro? Esta foi a data escolhida como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Nesta data, entidades médicas ampliam as campanhas de diagnóstico e alertam a população sobre o diagnóstico precoce da doença. Alguns tipos de câncer, se descobertos no início, têm chances de cura de até 90%

O câncer é a segunda causa de mortes no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) entre em 2016 e 2017, ocorreram cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil. Desses, cerca de 180 mil foram de pele (não-melanoma), seguido pelos cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres.

10 maneiras simples para cuidar bem da sua visão

Fazer consultas regulares com seu oftalmologista é apenas uma das maneiras de melhorar a visão e evitar lesões e doenças, mas também é importante incorporar outros hábitos em sua rotina para manter seus olhos saudáveis. Saiba mais!