A Coenzima Q10 é uma vitamina?

Share on facebook
Share on twitter
coenzima q10

É só ouvirmos falar em uma substância que pode fazer bem ao nosso organismo que, automaticamente, a associamos como uma vitamina. Porém, existem outras substâncias, como a coenzima Q10, que são essenciais para várias funcionalidades do corpo humano e não são classificadas como uma vitamina. No caso da coenzima Q10, ela é uma molécula orgânica que facilita a ação de certas enzimas. (1,2) Deu um nó aí? Tudo bem, vamos entender melhor no decorrer da leitura.

A coenzima Q10 NÃO é uma vitamina

Tudo começou lá em 1957, quando Fredrick Crane e equipe descobriram a coenzima Q10 na mitocôndria do coração de boi. Também conhecida por ubiquinona, os estudos revelaram que a Q10 é uma substância semelhante a uma vitamina e que pode ser obtida pela ingestão de alimentos ou produzida pelas células do nosso próprio corpo. (3) A coenzima Q10 pode ser observada em maiores concentrações nos tecidos do coração, fígado, cérebro e músculo esquelético. (1)

Lembra que lá no início dissemos que ela se trata de uma molécula orgânica que facilita a ação de enzimas? Uma explicação para isso é a razão de que a coenzima Q10 está localizada na membrana interna das mitocôndrias, onde, de fato, realiza a interação com enzimas específicas, atuando como uma coenzima essencial na cadeia respiratória mitocondrial. (1)

Apesar de não ser uma vitamina, ela tem pontos em comum com esse tipo de nutriente. Tanto uma quanto a outra fazem falta se as quantidades estiverem insuficientes no organismo, mas os bons níveis proporcionam benefícios para a saúde como um todo. Um fator divergente entre essas duas substâncias é que não existe um valor de referência para ingestão diária recomendada de coenzima Q10, ao contrário das vitaminas que conhecemos. (2,4)

coenzima Q10

Quais são os benefícios da coenzima Q10?

Uma das principais razões pela popularidade da coenzima Q10 é a sua ação antioxidante, relacionada principalmente à prevenção de doenças cardiovasculares e efeitos negativos do envelhecimento. Sendo uma grande aliada no combate ao estresse oxidativo, causado pelos radicais livres, Inclusive estudos  recentes  demonstraram  a  relevância  da  CoQ10  na  resistência  do  DNA  aos danos  oxidativos. (1,5)

Por estar abundantemente distribuída pelo organismo, a sua função antioxidante pode apresentar uma eficácia elevada, além de ter a aptidão de ser reduzida ou reativada quando necessário. Além do mais, uma outra carta na manga desta molécula é a sua importância no tratamento de desordens mitocondriais, neuromusculares e doenças neurodegenerativas. (1)

A produção de ATP também é um dos destaques no currículo da coenzima Q10. Ela é um componente-chave na cadeia de transporte de elétrons, gerando energia na forma de trifosfato de adenosina (ATP), essencial para produção de energia para a contração muscular e outras funções celulares vitais. Como as atividades de todas as células dependem de energia, a Q10 é essencial para a saúde de todos os órgãos e tecidos. (3,4,5)

Onde posso encontrar a coenzima Q10?

É possível obter a coenzima Q10 pela dieta; ela é encontrada em pequenas quantidades em ovos, cereais, produtos lácteos e frutos secos como nozes e nos vegetais (principalmente espinafre e brócolis). Já os alimentos mais ricos em coenzima Q10 são carne vermelha, peixes (cavala e sardinhas) e aves. (1,3)

A única questão em relação a via dietética é que a dose de coenzima Q10 que podemos obter com a ingestão de alimentos, cerca de 2 a 5mg por dia, nunca é suficiente para suprir as necessidades do organismo. (3) Por isso, alguns procuram uma alternativa na suplementação, o que nos leva para o próximo tópico.

coenzima Q10

Será que devo suplementar a coenzima Q10?

A ciência demonstra que a suplementação da coenzima apresenta efeitos positivos tanto para tratamento de doenças, quanto para a prevenção de outras, como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, além de declínios cognitivos relacionados à idade, como a doença de Parkinson. (5)

Pessoas saudáveis que fazem o uso de suplementos de Q10 tiveram um aumento da resposta do fluxo sanguíneo cerebral, auxílio na redução da fadiga física e mental, melhora da velocidade e precisão da função cognitiva durante tarefas e redução do estresse. Além disso, até a saúde mental pode ser influenciada, por conta do efeito de redução de sintomas causados pela depressão e transtorno bipolar. (5)

Apesar dos benefícios da suplementação, é imprescindível o acompanhamento de um profissional da saúde qualificado. De forma geral, a coenzima Q10 é bem tolerada, mas, para alguns grupos de pessoas ela é contraindicada, como em pacientes com doença renal, hepática e em uso de quimioterápicos. (5)

Voltando à pergunta que te fez ler todo este conteúdo, reafirmamos que não, a coenzima Q10 não é uma vitamina, mas sim uma molécula orgânica que facilita a ação de certas enzimas.

Com funções essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, ela é bem-vinda para fazer parte do nosso dia a dia, desde que um profissional da saúde faça um acompanhamento correto. Compartilhe essa publicação para que o conhecimento chegue a mais pessoas. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. JACOBS, Mônica A. Piazza. Coenzima Q10: Aplicações clínicas. BWS Journal, 2020.
  2. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. Coenzimas e Funções Coenzimáticas. Botucatu, SP. Disponível em: <https://www1.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/QuimicaeBioquimica/apostilavitaminas.pdf>. Acesso em 26 jan. 2023.
  3. OLIVEIRA, Catarina Isabel Alves. Aspectos Farmacológicos da Coenzima Q10. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012. Disponível em: <https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3563/3/T_CatarinaOliveira.pdf>. Acesso em 26 jan. 2023.
  4. CASTRO, Rita de Cássia Borges de. O que é coenzima Q10 e quais são as suas aplicações clínicas? Nutritotal Pro, 2014. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/pro/o-que-a-coenzima-q10-e-quais-sa-o-as-suas-aplicaa-aues-cla-nicas/>. Acesso em 26 jan. 2023.
  5. RODRIGUES, Eduarda. Coenzima Q10 (ou Ubiquinona): o que é? Onde encontrar? Nutritotal Pro, 2021. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/pro/o-que-e-coenzima-q10/>. Acesso em 26 jan. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O segredo para ter ossos fortes

A osteoporose, uma doença em que os ossos se tornam frágeis e quebradiços, afeta milhares de brasileiros. Este problema é mais comum em mulheres na pós-menopausa mas afeta também os homens, e pode trazer consigo uma série de problemas de saúde indesejáveis, por isso a prevenção é fundamental.