Alimentos e hábitos saudáveis que contribuem para a perda de peso

Share on facebook
Share on twitter
IMAGEM ILUSTRATIVA

Cada vez mais abordado na mídia, o assunto alimentação, saúde e perda de peso exige um pouco mais de compreensão e conhecimentos para que as pessoas não acreditem em tudo o que veem por aí. Dietas mirabolantes e alimentos milagrosos aparecem com frequência prometendo resultados visíveis e rápidos.

Induzidas por modismos e padrões, muitas pessoas, ao seguirem essas promessas colocam sua saúde em risco. Visto tudo isso, nesta publicação, vamos abordar mitos e verdades sobre os alimentos que, de fato, podem contribuir para uma perda de peso saudável.

Antes de mais nada…

É imprescindível dizer que, para fazer qualquer mudança ou adotar alguma dieta, é essencial que tenha o acompanhamento de profissionais dessa área. Cada indivíduo possui um organismo e a alimentação deve ser definida de acordo com suas individualidades.

Não existe um alimento que será responsável por atingir os seus objetivos!

Existem alimentos que apresentam excelentes propriedades e que contribuem para a promoção da saúde, porém, nenhum deles sozinho é capaz de fornecer tudo o que necessitamos para uma vida saudável e, mais que isso, nenhum alimento por si só é capaz de nos fazer emagrecer. (1)

A chave para ser mais saudável e conseguir perder pesoestá em uma alimentação variada, baseada em alimentos in natura e minimamente processados, tendo em vista a quantidade, qualidade e a distribuição desses alimentos durante o dia. (1)

IMAGEM ILUSTRATIVA

Por que as dietas da moda não funcionam a longo prazo?

Porque, por constituírem padrões de comportamento alimentar não usuais adotados entusiasticamente, a adesão tende a ser temporária, resultando no abandono em poucas semanas, já que as mudanças que elas propõem não condizem com os hábitos e cotidiano das pessoas. (1)

Além disso, grande parte delas não são embasadas cientificamente e podem causar deficiências nutricionais e riscos reais à saúde. (1)

Para a alimentação ser saudável e adequada, é necessário estar de acordo com os aspectos biológicos e sociais da pessoa, além de estar de acordo com as necessidades dela. (1)

Dietas sem glúten e lactose (sem ser celíaco ou intolerante), detox, Dukan, com alimentos termogênicos, suco verde, água de berinjela…quantas mais já ouvimos dizer?

Chegou a hora de entender o que realmente pode funcionar quando o objetivo é a perda de peso saudável!

 – Alimentos que aumentam a saciedade:

Diversos mecanismos estão interligados na sensação de fome, incluindo a restrição da capacidade gástrica e os sinalizadores biológicos, que determinam a necessidade de terminar uma refeição. Quando o bolo alimentar entra no intestino delgado, alguns hormônios enviam mensagens para o sistema nervoso central avisando que já pode parar de comer. Alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, leitee derivados e feijões) e lipídeos (azeite, castanhas, carnes vermelhas e leite integral) promovem maior saciedade. Isso porque, ao produzirem maior estímulo hormonal, fazem com que fiquemos satisfeitos por um maior período de tempo. (1)

O efeito de saciedade em alimentos ricos em carboidratos está diretamente relacionado à quantidade de fibras presentes. Frutas, hortaliças, cereais integrais e leguminosas, retardam o esvaziamento gástrico e refletem na saciedade. (1) Dessa forma, estes alimentos contribuem para que o indivíduo coma menos, auxiliando no controle da ingestão total de alimentos.

Já nas refeições com pouca quantidade de fibras, como no caso de alimentos à base de cereais refinados, esse efeito é menor e o indivíduo pode consumir maiores quantidades de alimentos.

Para perder peso é preciso balancear o consumo calórico com o gasto energético. Porém, para atingir esse objetivo, vários outros fatores, como alteração no metabolismo, estilo de vida, prática de exercícios físicos e escolhas alimentares, devem ser levados em consideração. (1)

– Proteína, carboidratos e aumento de massa magra:

Para obter sucesso com um treinamento físico, é necessário fornecer quantidades adequadas de calorias para equilibrar o gasto energético e manter a força, a resistência, a massa muscular e a saúde em geral.

Carnes, aves, peixes, leguminosas e outros alimentos fontes de proteínas são importantes para o aumento da massa muscular. Porém, para pessoas que praticam exercícios físicos, ao contrário do que algumas crenças populares afirmam, o carboidrato é necessário para auxiliar na recuperação muscular, pois é a primeira fonte de energia para os músculos. Por isso, consumidos em quantidades adequadas, a presença do carboidrato na alimentação não provoca o aumento da gordura corporal.(1)

A alimentação destes indivíduos, assim como dos demais, deve ser adequada e saudável, atendendo às necessidades nutricionais e, caso seja objetivo do indivíduo, também auxiliar no ganho de massa muscular.

– Exercícios em jejum:

Não existem ainda evidências científicas que afirmam que a prática de exercícios físicos em jejum pode auxiliar na redução da gordura corporal.(1)Ressalta-se que a prática de exercício físico em jejum é prejudicial à saúde do indivíduo, que pode apresentar tonturas devido à queda de glicemia; sentir diminuição da energia para o exercício, comprometendo o seu rendimento; e sentir fome durante e após a atividade, compensando posteriormente essa privação.

– Retirar o glúten da alimentação:

Essa prática é recomendada para aqueles que são sensíveis a ele ou que são portadores da doença celíaca. Não existem evidências científicas consistentes que justifiquem a retirada do glúten da alimentação de pessoas saudáveis. (1)Além disso, ao parar de consumir o glúten, além de se deparar com uma alimentação muito restrita e monótona, é possível não consumir quantidades suficientes de vitaminas do complexo B e minerais essenciais. (1) 

IMAGEM ILUSTRATIVA

Alimentos que podem contribuir para a perda de peso:

– Chia: composta por ômega 3 e 6, proteínas, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas. O benefício desse alimento para o controle de peso vem da promoção de saciedade, controle dos níveis de glicemia, triglicerídeos e colesterol. (1)

– Abacate: fonte de vitaminas e minerais, essa fruta é rica em potássio, gorduras monoinsaturadas e fibras que nos deixam saciados por mais tempo. (2)

– Oleaginosas: ricas em proteínas, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas, têm o poder de deixar o estômago saciado por mais tempo. (2)

– Azeite de Oliva: rico em ômega 3 e 6, ajuda na prevenção de inflamações que podem causar o ganho de peso. (2)

– Alimentos integrais: por possuírem grande quantidade de fibras, melhoram o funcionamento do intestino, reduzem a absorção de colesterol, gorduras e açúcares, além de dar maior sensação de saciedade. (3)

– Frutas vermelhas e rosas: são antioxidantes, possuem vitaminas e poucas calorias. Podem ajudar na diminuição de açúcar no sangue, além de ajudarem no funcionamento do intestino, por serem ricas em fibras. (3)

Existem diversos outros alimentos que podem contribuir para a perda de peso saudável, porém, como podemos perceber diante de todas as informações colocadas neste texto, somente o alimento não é suficiente para resultar no emagrecimento. É preciso associar diversos fatores para atingir esse objetivo de maneira qualificada e consistente. Por isso, antes de incluir algum alimento na lista de compras ou adotar um novo hábito, consulte um especialista.

FONTES: 
  1. Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde. Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília, 2016. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desmistificando_duvidas_sobre_alimenta%C3%A7%C3%A3o_nutricao.pdf>. Acesso em 14 dez. 2020.
  2. AJUDA a emagrecer: 5 alimentos calóricos e saudáveis. Istoé, 2020. Disponível em <https://istoe.com.br/ajuda-a-emagrecer-5-alimentos-caloricos-e-saudaveis/>. Acesso em 14 dez. 2020.
  3. CARVALHO, Luciana. 16 alimentos que não podem faltar para emagrecer. Exame, 2011. Disponível em <https://exame.com/casual/16-alimentos-que-nao-podem-faltar-na-cozinha-de-quem-quer-emagrecer/>. Acesso em 14 dez. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

7 dicas de saúde que deixarão seu corpo feliz

Se você continuar com os mesmos hábitos, como estará sua saúde daqui dez anos? Normalmente quando tudo está bem não paramos para nos preocupar com a saúde, e só sentimos falta dela quando acontece alguma coisa.

Mas não espere ficar doente para inserir bons hábitos na sua rotina e se livrar dos ruins. Veja o que fazer agora para ter uma vida saudável no futuro:

Óleo de semente de abóbora, por que incluí-lo na sua alimentação?

Se você chegou neste post, provavelmente já ouviu falar sobre o óleo de semente de abóbora, não é mesmo?

Agora, talvez você não saiba da quantidade de benefícios que ele pode trazer para sua saúde quando incluído na sua alimentação!

As sementes de abóbora são populares há séculos. Por volta do ano 1300 os nativos americanos já conheciam seus benefícios alimentares e medicinais. Depois dos astecas e de outros povos da América do Sul, estas sementes começaram a ser consumidas pela Europa e se tornaram parte integrante da dieta de muitas áreas da Europa Oriental e do Mediterrâneo (principalmente a Grécia).

Hoje em dia, o uso do óleo da semente de abóbora prensado a frio está se popularizando por conter inúmeros benefícios para a saúde, tanto de homens quanto de mulheres, vamos conferir quais são eles?