Alimentos ricos em ômega 3 que seu corpo precisa agora!

Quais são os alimentos ricos em Ômega 3 que seu corpo precisa para dar um up na sua saúde agora mesmo? Ômegas 3 são ácidos graxos "essenciais" porque o corpo não é capaz de produzi-los por conta própria. Portanto, devemos confiar nos alimentos ômega 3 em nossas dietas para suprir esses compostos extremamente benéficos. Existem três tipos diferentes de ômega 3: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA).
Share on facebook
Share on twitter

Quais são os alimentos ricos em Ômega 3 que seu corpo precisa para dar um up na sua saúde agora mesmo?

Ômegas 3 são ácidos graxos “essenciais” porque o corpo não é capaz de produzi-los por conta própria. Portanto, devemos confiar nos alimentos ômega 3 em nossas dietas para suprir esses compostos extremamente benéficos.

Existem três tipos diferentes de ômega 3: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA).

As fontes de DHA e EPA, são encontradas em peixes como salmão, sardinha, atum e arenque selvagem.

O ALA, por outro lado, é encontrado em alguns alimentos vegetais, incluindo certas nozes e sementes, bem como cortes de carne de alta qualidade como carne bovina alimentada com capim.

Quando se trata de obter ômega 3 suficiente em sua dieta, é preciso ingerir uma quantidade grande de alimentos com este nutriente e também usar suplementos.

Por meio de uma combinação de ambos, você pode ingerir pelo menos 1.000 miligramas por dia de EPA / DHA e cerca de 4.000 miligramas de ômega 3 total (ALA / EPA / DHA combinados).

O que torna alguns alimentos ômega 3 melhores que outros?

alimentos-omega-3-que-seu-corpo-precisa-agora-2

O corpo humano é capaz de transformar o ALA em DHA e EPA, porém em menor quantidade do que quando estes nutrientes são ingeridos diretamente de fontes de alimentos que o fornecem.

De acordo com o Centro de estudos em Genética e Nutrição de Washington (EUA), esta é uma das razões pelas quais os especialistas em nutrição recomendam o consumo de peixes capturados na natureza (selvagens) várias vezes por semana, já que muitos são naturalmente ricos em DHA e EPA.

Historicamente, vimos que as populações que consomem mais alimentos com ômega 3, como as pessoas em Okinawa, no Japão, tem mais longevidade e são mais saudáveis do que as pessoas que comem uma dieta padrão com baixo teor de ômega-3.

A dieta típica de Okinawa – que consiste de muitos peixes, frutos do mar e outros produtos frescos – tem cerca de oito vezes a quantidade de ômega-3 encontrada na dieta americana padrão. Esta pode ser uma das razões pelas quais essa população é considerada uma das mais saudáveis da história da humanidade.

Outras populações que consomem muitos alimentos ômega 3 são as que vivem na região do Mediterrâneo, incluindo populações espanholas, italianas, gregas, turcas e francesas.

Pesquisadores de Barcelona descobriram que embora a típica dieta mediterrânea seja rica em gordura, as pessoas nessas áreas têm uma incidência muito menor de doenças cardíacas do que os americanos, talvez devido aos alimentos ômega 3 saudáveis para o coração que sempre fazem parte de suas refeições.

Ômega 3: o melhor x o pior

healthy lifestyle, medicine, nutritional supplements and people concept - close up of male hands holding pills with cod liver oil capsules and water glass

Dê uma olhada ao redor de qualquer grande supermercado e você provavelmente notará que os rótulos de alimentos agora se gabam mais do que nunca sobre seu conteúdo de ômega 3.

Embora o ômega 3 seja artificialmente adicionado a vários tipos de alimentos processados como manteiga de amendoim, leite em pó, cereais e algumas proteínas em pó, por exemplo, ainda é melhor obter este nutriente de fontes alimentares reais, especialmente peixes.

O problema é que as fontes de EPA e DHA em alimentos fortificados geralmente vêm de microalgas. Eles adicionam um aroma de peixe aos alimentos que passam por muitas preparações químicas de purificação, a fim de mascarar o gosto e o cheiro. (4)

De acordo com estudos do Departamento de Nutrição da Universidade de Utah (EUA), isso provavelmente reduz ou modifica o conteúdo de ácidos graxos e antioxidantes nos alimentos, tornando-os inferiores em relação às fontes alimentares inteiras e inalteradas.

Os perigos de uma deficiência de ômega 3

alimentos-omega-3-que-seu-corpo-precisa-agora-3

Os alimentos com ômega 3 ajudam a diminuir o risco de doenças cardíacas devido às suas habilidades de reduzir inflamações. Eles também são indicados para melhorar a função neurológica, manutenção da membrana celular, regulação do humor e produção de hormônios.

Essa é a razão pela qual os alimentos com ômega 3 são conhecidos como fontes de “gordura boa”, ou seja, que fornecem ácidos graxos poli-insaturados (PUFAS), conhecidos como ácidos alfa-linolênicos.

Enquanto muitas pessoas consomem outros tipos de ácidos graxos essenciais conhecidos como ômega-6 (encontrado em óleos de cozinha modificados como canola, girassol e óleo de cártamo, além de algumas nozes), a dieta da maioria das pessoas é pobre em ômega-3 e pode dar ao luxo ingestão de alimentos ômega-3.

Estudos mostram que uma menor proporção de ômega-6 para ômega-3 é mais desejável para reduzir o risco de muitas doenças crônicas que se tornaram epidemias na maioria das sociedades ocidentais.

Por exemplo, pesquisadores do Centro de Genética, Nutrição e Saúde de Washington, D.C. descobriram que quanto menor a relação ômega-6 x ômega-3 em mulheres, menor o risco de câncer de mama.

Uma proporção de 2:1 suprime a inflamação em pacientes com artrite reumatoide, e uma proporção de 5:1 tem um efeito benéfico em pacientes com asma.

As pessoas sofrem de deficiência de ômega-3 porque não incluem os melhores alimentos com ômega 3 em sua dieta semanal, como peixes, frutos do mar, algas ou sementes de linhaça.

Especialistas dizem que a proporção ideal de ômega 6 e alimentos ômega 3 é de aproximadamente uma proporção de 2: 1 de ômega-6 para ômega 3.

Quais são os riscos de consumir muito pouco ômega-3 (além de muitos ômega-6)?

Inflamações (às vezes severas)

Maior risco de doença cardíaca e colesterol alto

Problemas digestivos

Alergias

Artrite

Dor articular e muscular

Transtornos mentais como depressão

Baixo desenvolvimento cerebral

Declínio cognitivo

Os benefícios dos alimentos naturais com ômega 3

alimentos-omega-3-que-seu-corpo-precisa-agora-4

Estudos do Centro de Genética e Nutrição de Washington relataram que os ácidos graxos ômega 3 ajudam na:  

– Saúde cardiovascular (pela redução da pressão arterial, colesterol, acúmulo de placa nas artérias e a chance de ter um ataque cardíaco ou derrame);

– Estabilização dos níveis de açúcar no sangue (prevenção do diabetes);

– Redução das dores musculares, ósseas e articulares;

– Melhora do equilíbrio dos níveis de colesterol;

– Melhora do humor e prevenção da depressão;

– Melhora da concentração e a aprendizagem;

– Aumento da imunidade;

– Tratamento dos distúrbios digestivos como colite ulcerativa

– Redução do risco de câncer e prevenção da recorrência

– Melhora da aparência da pele

Atualmente, não há uma recomendação padrão definida para quantos omega-3 precisamos por dia, portanto, as sugestões variam de 500 a 1.000 miligramas, dependendo da pessoa.

Quais são os melhores alimentos ômega 3?

Walnut

Veja uma lista dos principais alimentos ômega 3

– Cavala Atlântica: 6.982 miligramas em 1 xícara cozida

– Óleo de peixe salmão: 4.767 miligramas em 1 colher de sopa

– Óleo de Fígado de Bacalhau: 2.664 miligramas em 1 colher de sopa

– Nozes: 2.664 miligramas em 1/4 de xícara

– Sementes de Chia: 2.457 miligramas em 1 colher de sopa

– Arenque: 1.885 miligramas em 85 gramas

– Salmão do Alasca (selvagem capturado): 1.716 miligramas em 85 gramas

– Linhaça: 1.597 miligramas em 1 colher de sopa

– Atum: 1.414 miligramas em 85 gramas

– Peixe Branco: 1.363 miligramas em 85 gramas

– Sardinhas: 1.363 miligramas em 1 lata / 106 gramas

– Sementes de cânhamo: 1.000 miligramas em 1 colher de sopa

– Anchovas: 951 miligramas em 1 lata / 55 gramas

– Gema: 240 miligramas em 1/2 xícara

Agora que você já conhece os melhores alimentos que contêm ômega 3, repasse este conteúdo para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Simopoulos, A. P. (2002). Omega-3 FattyAcids in InflammationandAutoimmuneDiseases. Journalofthe American CollegeofNutrition, 21(6), 495–505.
Sala-Vila, A., Harris, W. S., Cofán, M., Pérez-Heras, A. M., Pintó, X., Lamuela-Raventós, R. M., … Ros, E. (2011). Determinantsofthe omega-3 index in a Mediterraneanpopulationatincreasedrisk for CHD. British JournalofNutrition, 106(03), 425–431.
Ganesan, B., Brothersen, C., & McMahon, D. J. (2013). FortificationofFoodswith Omega-3 PolyunsaturatedFattyAcids. Critical Reviews in Food Science andNutrition, 54(1), 98–114. doi:10.1080/10408398.2011.578221
Simopoulos, A. . (2002). The importanceoftheratioof omega-6/omega-3 essentialfattyacids. Biomedicine&Pharmacotherapy, 56(8), 365–379.
Simopoulos, A. P. (1991). Omega-3 fattyacids in healthanddiseaseand in growthanddevelopment. The American JournalofClinicalNutrition, 54(3), 438–463.

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você quer o melhor para o seu filho? Nós também!

Crianças saudáveis, inteligentes, correndo por todo lado e cheias de energia é tudo o que queremos, não é?

As crianças de hoje em dia são vulneráveis às deficiências de micronutrientes, pois estão mais expostas a ingestão inadequada de alimentos, muitas vezes deixando de consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes pela facilidade de produtos industrializados mais “práticos” disponíveis no mercado.

Quatro maneiras de praticar o amor próprio

Como anda seu amor próprio?
Em geral, carregamos uma crença doentia de que quando nos colocamos em primeiro lugar estamos sendo egoístas. Mas quando fazemos as coisas por obrigação, ou porque sentimos que “precisamos”, essas atividades acabam gerando ressentimento e estresse em nossas vidas.

Ao optar pela prática do amor próprio de maneira profunda e intencional, naturalmente cuidamos dos outros de uma forma mais saudável e positiva!