Aproveite os benefícios de ficar ao ar livre mesmo em dias frios

Você é daquelas pessoas que quanto mais o tempo esfria, mais quer ficar em casa? A maioria é assim: prefere ficar no aconchego do lar quentinho, tomando sopas, chocolate quente e vendo filme. Não tem nada de mal nisso, mas vamos te fazer uma proposta: mesmo em dias frios, que tal sair mais de casa?
Share on facebook
Share on twitter

Você é daquelas pessoas que quanto mais o tempo esfria, mais quer ficar em casa? A maioria é assim: prefere ficar no aconchego do lar quentinho, tomando sopas, chocolate quente e vendo filme. Não tem nada de mal nisso, mas vamos te fazer uma proposta: mesmo em dias frios, que tal sair mais de casa?

Mas por quê?

Porque provavelmente você passa a maior parte do seu tempo em ambientes fechados como escritório, carro, shoppings ou em casa.

E o que isso tem de mal?

O problema é que, dessa forma, você acaba perdendo o contato com a natureza, o que é extremamente benéfico para a saúde.

Quer saber quais são esses benefícios? Veja agora:

1 – Melhora a respiração

Na contramão do que muita gente pensa, ficar dentro de casa não protege contra vírus e bactérias. Pelo contrário: se houver alguém infectado no ambiente, a chance de que você contraia gripes ou resfriados é muito maior.

Além disso, nos dias frios, a casa fica mais fechada, o que aumenta o nível de poluição do ar interno que pode ser causada pela ventilação inadequada, mofo, uso de produtos químicos e domésticos, entre outros.

Para resolver este problema, deixa as janelas abertas por um tempo e saia para pequenos passeios.

2 – Aumenta os níveis de vitamina D

beneficios-de-andar-ao-ar-livre-mesmo-em-dias-de-frio-3

A deficiência de vitamina D é muito comum entre os adultos. Isso porque como passamos muito tempo em ambientes fechados, não tomamos muito sol, um grande aliado na absorção da vitamina D!

Lembrando que a vitamina D é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde óssea, cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.

Então, sempre que possível, tente tomar sol por pelo menos 10 a 15 minutos e aproveite os benefícios de saúde ao ar livre.

3 –  Ajuda a combater o transtorno afetivo sazonal

Pode ser que você nunca tenha ouvido sobre isso, mas já pode ter sentido. Trata-se de uma espécie de depressão que começa no outono e dura até o final do inverno.

Pesquisadores acreditam que a menor quantidade de luz solar e consequentemente de vitamina D, tenham um papel importante sobre o humor, deixando as pessoas mais propensas à tristeza.

Então aproveite todas as chances que tiver para sair de casa e tomar um pouco de sol.

4 – Aproveite para tomar um “banho de floresta

beneficios-de-andar-ao-ar-livre-mesmo-em-dias-de-frio-2

Pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, acompanharam 280 pessoas que, durante 20 anos, foram expostas aos chamados “banhos de floresta”, ou seja, períodos regulares de contato com a natureza.

Eles mediram o cortisol (hormônio ligado ao estresse), pressão arterial, frequência cardíaca e variação do pulso.

A conclusão foi que as incursões nas florestas levaram a menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca e pressão arterial.

Além disso, uma caminhada ao ar livre oxigena os pulmões e libera serotonina, substância capaz de promover sensações de felicidade e bem-estar, aliviando o estresse. Lindo, né?

5 – Pode reduzir a ansiedade

Pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram que apenas estar ao ar livre na natureza pode melhorar o bem-estar e reduzir a ansiedade. Além disso, estes passeios também podem impulsionar a criatividade.

Todos esses benefícios são possíveis porque o contato com a natureza é propício para que o cérebro entre em estado de meditação e o corpo em relaxamento muscular.

6 – Equilibra a energia do corpo

beneficios-de-andar-ao-ar-livre-mesmo-em-dias-de-frio

Ao colocar os pés na terra acontece uma relação direta entre a carga elétrica de nossos corpos e o solo. Isso porque o coração, cérebro, sistema nervoso, músculos e sistema imunológico são todos subsistemas elétricos.

Quando uma pessoa tem excesso de carga negativa (excesso de elétrons), ela é absorvida pela Terra. O mesmo acontece quando há uma deficiência de elétrons que podem ser fornecidos pelo solo.

Dessa forma é possível alcançar o equilíbrio. Segundo o pesquisador James Oschman, Ph.D., biofísico e pesquisador do aterramento, o contato dos pés com a terra tem também efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Dicas para aproveitar o ar livre

– A prática de exercício físico é um ótimo incentivo para passar mais tempo ao ar livre;

– Experimente também praticar sessões de yoga ou meditação junto à natureza;

– Já experimentou ler no banco da praça?

– Saia mais vezes com seu cachorro;

– Faça um piquenique com sua família

– Saia para andar e aprecie a natureza ao seu redor: árvores, pássaros, nuvens e o céu. Há quanto tempo você não faz isso?

Agora que você conhece os benefícios de sair de casa mesmo nos dias frios, não deixe para depois. Comece agora mesmo a mudar seus hábitos e tenha uma vida mais saudável.

Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
cfpub.epa.gov
ncbi.nlm.nih.gov
draxe.com

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ceia sem culpa – Os benefícios das nozes e castanhas

A época das festas de final de ano chegou e não é raro vermos castanhas, nozes, amêndoas e outras frutas oleaginosas compondo belas produções gastronômicas, mas você sabe dizer quais são os benefícios desses alimentos para a sua saúde?

O que são alimentos bioativos?

O que são alimentos bioativos?

Os alimentos bioativos tem como característica ativar a vida. O seu potencial nutricional é elevado, quantitativo e rápido e o energético é praticamente infinito, é de fácil digestão e assimilação.