Autocuidado e autoestima: como colocar em prática

Share on facebook
Share on twitter
Autocuidado e autoestima

“Baixa autoestima é como dirigir pela vida com o freio de mão puxado”. – Maxwell Malts

A maneira como nos percebemos e como nos enxergamos reflete em todas as esferas da nossa vida. Ao cuidar mais de si, é possível experimentar uma sensação de felicidade e plenitude.

Autocuidado é dar mais atenção às suas necessidades, saúde, pensamentos, desejos e emoções. É um processo, um aprendizado. Se cuidar também é buscar ajuda quando necessário, estabelecer limites e saber dizer não se preciso for. (1)Ter autoestima é essencial para confiar mais em suas decisões e, para isso, é preciso praticar o autoconhecimento, reconhecendo suas qualidades e, também, seus pontos fracos. Desse jeito, será mais fácil encarar todos os obstáculos do cotidiano com a certeza de que é possível lidar com eles de uma maneira muito melhor e mais saudável. (2)

Ao se conhecer mais, você expande seu potencial e supera as crenças que te limitam, que te fazem pensar que não é capaz ou merecedor de tudo aquilo que deseja. E fique tranquilo, pois cuidar de você não é ser egoísta, é praticar o amor próprio!(2)

Mas praticar o autocuidado e melhorar a autoestima não é tão fácil e simples assim. Requer comprometimento, força de vontade e enfrentamento.

Por isso, a partir de agora, vamos te ajudar a pensar como incluir essas duas palavras quase mágicas no seu dia a dia, sem receitas mirabolantes, mas, sim, a partir de mudanças justas e possíveis! 

Autocuidado e autoestima
Autocuidado e autoestima

01: Quem é você?

Para saber onde quer chegar ou quais mudanças deseja realizar na sua vida, é preciso se autoconhecer. Separe um tempo para refletir, pensar na sua rotina e como ela tem cumprido seus objetivos e desejos. O que te impede de fazer e ser o que quiser? Qual o estado do seu corpo, não esteticamente, mas de saúde? Se conhecendo melhor, você percebe quando é hora de mudar ou quando é preciso, por exemplo, procurar um médico. (2,3)

02: Abandone os vícios.

Fumar, beber em excesso, ter transtornos alimentares… todos esses hábitos ruins devem ser evitados por quem quer ter mais saúde física e mental. Sabemos que abandonar um vício é extremamente desafiador, por isso, procurar ajuda é um gesto de sabedoria e autocuidado. (3)

03: Pratique exercícios físicos.

Assim, você cuida da saúde do corpo e da mente, mantém-se ativo, melhorando o funcionamento do corpo e prevenindo doenças. (3)

04: Cuide da alimentação!

Alimentos saudáveis e ricos em nutrientes garantem mais saúde e bem-estar. (3)

05: Não seja resistente à mudança.

Novas experiências ampliam a visão de mundo, abrem oportunidade para trilhar novos caminhos, ampliam as perspectivas da vida e te tiram da inércia que pode ser a zona de conforto. (4)

06: Trace um plano para alcançar os seus objetivos.

As mudanças não acontecerão do dia para a noite. Até para cuidar de si é preciso estratégia. Escreva uma lista com tudo o que deseja mudar em si mesmo e tudo aquilo que quer alcançar, ordene por prioridade e ande um passo de cada vez. (2)

07: Seja resiliente.

Nem sempre é possível mudar tudo aquilo que deseja. Por isso, aceitar é um gesto de sabedoria. Ao ser mais resiliente, adaptar-se às mudanças e lidar com situações conflitantes tornam-se tarefas mais fáceis e menos duras com você.

08: Vá ao médico periodicamente.

Seu corpo é a sua casa. Realizar check-ups é uma das principais maneiras de se cuidar.
Como já dizia o ditado: melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

09: Beba mais água.

Ela faz bem para o organismo e para a pele, hidrata, sasseia e faz muito, muito mais!

10: Durma melhor!

Assim, terá mais disposição e energia para enfrentar o dia a dia.

Autocuidado e autoestima
Autocuidado e autoestima

Autocuidado é uma prática estimulada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), pois se refere a uma atitude ativa e responsável em relação à qualidade de vida. Não é só tratar doenças. É praticar a prevenção para que se possa viver a vida com maior autonomia e saúde. (3)

Ao praticar o autocuidado e a autoestima, você libera o freio de mão e vive a vida de uma maneira mais plena, explorando todo seu potencial e apreciando a jornada. Tire um tempo para você, agradeça, respire e mude a rota quando fizer sentido!

“Self care is how you get your power back!”

FONTES: 
  1. SCORCE, Carol. Quem foi Audre Lorde e o que ela nos ensina sobre autocuidado feminino. Carta Capital, 2019. Disponível em <https://www.cartacapital.com.br/diversidade/quem-foi-audre-lorde-e-o-que-ela-nos-ensina-sobre-autocuidado-feminino/>. Acesso em 14 dez. 2020.
  2. O que é autocuidado e porque ele é tão importante? Instituto de Psiquiatria Paulista, 2020. Disponível em <https://psiquiatriapaulista.com.br/o-que-e-autocuidado-e-porque-ele-e-tao-importante/#:~:text=Quando%20entendemos%20que%20o%20autocuidado,fortalecer%20e%20aumentar%20a%20nossa>. Acesso em 14 dez. 2020.
  3. DIA do Autocuidado é o momento ideal para rever estilo de vida. Exame, 2018. Disponível em <https://exame.com/negocios/releases/dia-do-autocuidado-e-momento-ideal-para-rever-estilo-de-vida/>. Acesso em 14 dez. 2020.
  4. GHERARD, Virgínia. Por que a autoestima é importante para crescer na carreira. Exame, 2016. Disponível em <https://exame.com/carreira/por-que-a-autoestima-e-importante-para-crescer-na-carreira/>. Acesso em 14 dez. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

12 produtos de beleza que você pode substituir por óleo de coco

O óleo de coco é possivelmente um dos ingredientes mais versáteis para se manter na cozinha! Perfeito para fritar, assar e cozinhar, é difícil imaginar como ficar sem ele.

Além de suas virtudes culinárias, o óleo de coco oferece muitos outros benefícios pelos quatro cantos da casa. Ele é mesmo incrivelmente útil em sua rotina de beleza natural!

COZINHA VITAL – Homus Vitalis

Rendimento: 10 porções Ingredientes: 250g de grão-de-bico – ½ pacote 2 colheres (sopa) de suco de limão 1 colher (sobremesa) de sal 1 dente de alho