Beleza e saúde: tudo o que você precisa saber sobre a Biotina

Você quer ficar bonita por fora e saudável por dentro? Então comece agora mesmo a tomar a vitamina B7, também conhecida como biotina. Este nutriente, além de desempenhar um papel importante na saúde dos cabelos, unhas e pele, promove o metabolismo saudável e ajuda nas funções do sistema nervoso, hormonal e cardiovascular.
Share on facebook
Share on twitter

Você quer ficar bonita por fora e saudável por dentro?

Então comece agora mesmo a tomar a vitamina B7, também conhecida como biotina. Este nutriente, além de desempenhar um papel importante na saúde dos cabelos, unhas e pele, promove o metabolismo saudável e ajuda nas funções do sistema nervoso, hormonal e cardiovascular.

Mas como ela faz isso?

A biotina atua como uma coenzima no corpo, necessária para o metabolismo de ácidos graxos, aminoácidos e glicose. Isso significa que quando ingerimos alimentos que são fontes de gorduras, proteínas e carboidratos, a vitamina B7 (biotina) converte esses macronutrientes para promover benefícios ao corpo.   

Como ingerir e em que quantidade?

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-5

A biotina pode ser encontrada em alimentos como amendoim, avelã, farelo de trigo, amêndoas, noz pecã, castanha de caju, ovos cozidos carnes (fígado e rins), abacate, couve-flor, peixe, legumes e cogumelos ou através de bons suplementos existentes no mercado.

A recomendação diária de biotina para adultos saudáveis é 30 μg ao dia, o que se consegue através do consumo de alimentos ricos nessa vitamina, mas para combater a queda de cabelo, auxiliar no seu crescimento ou melhorar a saúde da pele e unhas, é recomendada uma ingestão bem maior de biotina, que vai de 200μg a 1000μg ao dia.

Quais os sintomas da deficiência de biotina?

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-1

Pele seca e irritada, cabelo frágil ou perda dos fios, falta de energia ou fadiga crônica, problemas digestivos e do trato intestinal, dores musculares, mudança de humor, cólicas, formigamento nos membros e deficiências cognitivas

Entretanto a deficiência de vitamina B7 (biotina) é rara, pois os alimentos que contém esse nutriente são muito comuns na dieta das pessoas. Além disso, as necessidades diárias recomendadas são relativamente baixas e pesquisadores acreditam que nossas bactérias intestinais digestivas têm a capacidade de criar biotina por conta própria.

E do excesso?

O excesso deste nutriente não é preocupante, uma vez que a biotina é solúvel em água. Isso significa que ela viaja na corrente sanguínea e a quantidade em excesso (ou não utilizada) é eliminada através da urina.

Benefícios

1 – Pode melhorar o metabolismo

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-2

A biotina regula os genes que são fundamentais na realização de funções do metabolismo. A vitamina B7, (junto com outras vitaminas B), é necessária para converter os alimentos em energia para que você tenha um metabolismo saudável.

A vitamina B7 faz isso de várias maneiras:

– Converte glicose de carboidratos e fontes de açúcar em “combustível” para dar energia ao corpo;

– Ajuda o corpo a usar os aminoácidos das proteínas para realizar múltiplas funções corporais;

– Ativa os ácidos graxos dos alimentos que contêm gorduras;

–  Melhora o metabolismo e a utilização da glicose, o que é extremamente benéfico em casos de diabetes tipo 2

–  Sem vitamina B7 suficiente presente no corpo, podem aparecer sintomas do metabolismo lento como: baixos níveis de energia, fadiga, ganho de peso, problemas digestivos, possível desenvolvimento de diabetes, alterações no apetite, mau humor e muito mais.

2 – Pode melhorar a intolerância à glicose e ajudar a equilibrar o açúcar no sangue

Quando combinada com o mineral cromo, a biotina ajuda a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes, especialmente em quem têm níveis de glicose (açúcar) que não são bem controlados por medicamentos.

A biotina melhora os níveis de glicose no sangue porque facilita a atividade da insulina, que é o hormônio necessário para levar o açúcar do sangue a um equilíbrio.

Além disso, a biotina melhora a resposta à insulina, ajudando a reduzir o risco de flutuação dos níveis de açúcar no sangue. Isso pode levar ao pré-diabetes, diabetes tipo 2, ganho de peso e à síndrome metabólica.

E mais: este nutriente diminui as enzimas que estimulam a produção de glicose pelo fígado, portanto, menos açúcar é liberado na corrente sanguínea.

Por esta razão, a deficiência de vitamina B7 tem sido associada à diminuição da tolerância e utilização da glicose, que são fatores de risco para diabetes. A vitamina B7 também pode ajudar a reduzir os sintomas de casos existentes de diabetes, incluindo dores nos nervos.

3 – Ajuda na beleza e saúde do cabelo, pele e unhas

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-6

Estudos mostram que a biotina ajuda a proteger a pele contra acne, infecções fúngicas, erupções cutâneas, ressecamento grave, rachaduras e pode ajudar a tratar cabelos e unhas fracas. É por isso que os primeiros sintomas da deficiência de biotina no organismo são pele irritada, cabelos frágeis e unhas quebradiças.

De acordo com outro estudo, esses benefícios da vitamina B7 foram descobertos quando cavalos com os cascos frágeis e rachados foram tratados com biotina para corrigir estes problemas.  

Mas atenção! Você pode notar que a biotina é incluída em muitos cosméticos, cremes faciais, máscaras capilares e outros produtos de beleza, mas ela é muito mais eficaz quando ingerida, em vez de aplicada topicamente.

4 – Pode proteger a função cerebral e combate o declínio cognitivo

De acordo com pesquisas, a biotina beneficia a saúde do sistema nervoso através da sua ação nos neurotransmissores. Juntas, as “vitaminas B” melhoram a memória e defendem o organismo do comprometimento cognitivo relacionado à idade, como distúrbios neurodegenerativos, doença de Alzheimer ou demência.

E mais: por seu papel na síntese de hormônios relacionados à regulação do humor, a biotina ajuda a manter uma atitude positiva e pode aumentar a energia e a concentração.

5 – Ajuda a manter um sistema cardiovascular saudável

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-3

As vitaminas B, como a vitamina B7, desempenham um papel importante na defesa contra as causas mais comuns de doenças cardíacas como: inflamação, aterosclerose (ou acúmulo de placas nas artérias), ataques cardíacos e derrame.

E mais: quando combinada ao cromo, pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol.

Além disso, a biotina tem mostrado resultados positivos com o aumento do “bom” colesterol (HDL), e na redução do colesterol LDL “ruim”, principalmente em pessoas com diabetes, mais suscetíveis a doenças cardíacas.

6-  Pode melhorar a função tireoidiana e adrenal

Estudos mostram que as vitaminas do complexo B, como a vitamina B7, são necessárias para regular a atividade da tireóide e para defender a glândula adrenal da fadiga. A glândula tireoide e a glândula adrenal são responsáveis por muitas funções do corpo, incluindo fome, sono, percepção da dor, humor e energia.

A deficiência em vitaminas do complexo B pode resultar em complicações da tireóide e adrenais. Isso pode causar fadiga, ganho ou perda de peso, dificuldade para dormir e outros sintomas.

7 – É necessária para construir e reparar tecidos e músculos

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-4

Entre os benefícios da biotina estão o suporte ao crescimento e manutenção de tecidos corporais, inclusive na reparação e construção dos músculos.

Segundo estudos, quando o tecido ou músculo é danificado, a biotina trabalha para recuperar a força do músculo e do tecido, o que leva ao crescimento do mesmo.

Além disso, as vitaminas do complexo B também ajudam a reduzir a inflamação que pode resultar em dores musculares, articulares ou ao se movimentar.

Um problema mais sério da deficiência da vitamina B7 (e outras vitaminas do complexo B) é o desenvolvimento inadequado de fetos e bebês. Esta é uma razão pela qual ingerir biotina suficiente (e todas as outras vitaminas B) é crucial durante a gravidez.

Não é incrível saber que apenas um nutriente pode trazer tantos benefícios para a saúde de beleza do seu corpo? Então comece agora mesmo a incluir alimentos com Vitamina B na sua dieta.

Se preferir, você pode optar por bons suplementos como o Vital Beauty, da Vital Âtman. Desenvolvido por especialistas em nutrição, possui Vitamina B7 e óleos de amêndoas e de gergelim (prensados a frio) juntamente com o ácido pantotênico.

Gostou deste conteúdo? Então repasse para seus amigos e família, afinal compartilhar beleza e saúde é fundamental!

Referência: draxe.com

A Vital Âtman não indica a automedicação e a interrupção de qualquer tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Para que as ações destes importantes nutrientes sejam bem aproveitadas, recomendamos uma dieta equilibrada, rica em Legumes, verduras e Frutas, evitando alimentos ultra processados, de acordo com as orientações do Novo Guia Alimentar.

Para começar a obter os efeitos desejados, recomendamos o consumo por um período mínimo de 3 meses.

Referências:
Zempleni, J., Wijeratne, S. S. K., & Hassan, Y. I. (2009). Biotin. BioFactors, 35(1), 36–46.
Fernandez-Mejia, C. (2005). Pharmacologicaleffectsofbiotin. The JournalofNutritionalBiochemistry, 16(7), 424–427.
Peters, R. A. (1936). THE VITAMIN B COMPLEX. BMJ, 2(3957), 903–905.

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Yoga: comece a praticar agora mesmo e sinta os benefícios!

Atualmente existem vários tipos de yoga. A prática evoluiu para se tornar uma das ferramentas de saúde complementares e alternativas mais utilizadas no mundo.

Entre seus benefícios estão: diminuição do estresse e ansiedade, melhora do equilíbrio e da flexibilidade, melhora qualidade de sono e muitas outras.

Mas antes de falarmos sobre os tipos de yoga e seus benefícios, vamos saber mais sobre o assunto!