Benefícios da glutamina para praticantes de atividade física

Share on facebook
Share on twitter
glutamina

A prática de atividades físicas requer uma boa condição nutricional para que seja benéfica ao organismo, maximizando a saúde e bem-estar do indivíduo. Quando falamos em aumento de performance, logo citamos as intervenções nutricionais que utilizam diferentes compostos, chamados ergogênicos, buscando sempre a melhora do desempenho do atleta.(1,2)

No texto de hoje, vamos abordar sobre um desses compostos, a glutamina, que cada vez mais vem recebendo destaque pela sua atividade de otimização dos resultados e na potencialização da performance atlética. 

O que é glutamina?

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma sanguíneo, sendo o tecido muscular esquelético o seu principal agente de produção, estoque e liberação para a corrente sanguínea. Por ser produzida pelo organismo, recebe a classificação de aminoácido não essencial. (1)

No entanto, essa rotulação vem sendo questionada, pois, em situações críticas, como traumas e a prática de exercícios físicos exaustivos, a produção de glutamina não supre a demanda exigida pelo organismo, ocasionando a situação de deficiência. (1)

As atividades físicas prolongadas e intensas podem desequilibrar a estabilidade que o organismo precisa para funcionar adequadamente, causando a diminuição das concentrações musculares e sanguíneas de glutamina, o que acaba contribuindo para o enfraquecimento do sistema imunológico, principalmente em atletas. (1)

Sendo assim, esse aminoácido é considerado um combustível importante para as células imunológicas e pode ter um impacto especial sobre a estimulação imune, já que a sua diminuição plasmática pode tornar os atletas mais suscetíveis a infecções do trato respiratório superior e, consequentemente, diminuir o desempenho atlético. (1,3) 

Qual a função da glutamina no organismo?

A presença da glutamina é fundamental na participação de importantes atividades metabólicas, principalmente no sistema imunológico e na regulação do organismo. Sua função, enquanto suplemento alimentar, é auxiliar na recuperação dos músculos após a atividade física, facilitando um reparo mais rápido dos tecidos. (4,5)

A glutamina também atua na produção de energia de várias células, além de desempenhar um papel em quadros inflamatórios e infecciosos. (4)

Dentre as funções da glutamina no organismo, as principais são: (2)

  • Transferência de nitrogênio entre órgãos;
  • Detoxificação da amônia;
  • Agir de forma necessária para o crescimento e diferenciação celular;
  • Ser um veículo de transporte de cadeia carbônica entre os órgãos;
  • Fornecer energia para células de rápida proliferação, como enterócitos e células do sistema imune;
  • Promover melhora na permeabilidade e integridade intestinal;
  • Fornecer energia que resulta no aumento da síntese de colágeno;
  • Estimular a síntese do glicogênio;
  • Aumentar a resistência à infecção por aumento da função fagocitária.

glutamina

Glutamina e a performance esportiva

A atividade da glutamina está relacionada ao tipo e a intensidade do exercício a ser praticado, uma vez que a melhora da performance leva em consideração três aspectos: o desempenho aprimorado, a recuperação acelerada e o dano muscular reduzido. Estudos têm mostrado que a suplementação de glutamina pode aumentar a reserva energética, proporcionar efeitos anticatabólicos e aumentar a absorção de água e eletrólitos. (3)

Além disso, foi observada que a suplementação de glutamina traz um efeito anabólico, por conta da relação direta entre os níveis livres desse aminoácido no músculo e a síntese proteica muscular, que resulta na melhora potencial do desempenho atlético em razão do aumento da massa muscular. (3)

Durante a realização de exercícios prolongados e intensos, o sistema imunológico é influenciado pela redução da concentração plasmática de glutamina. Isso acontece em razão das células desse sistema utilizarem a glutamina como substrato energético e precursor para a produção de proteínas e de bases nitrogenadas. (6)

A glutamina é uma importante fonte de energia para células do sistema imune, pois pode diminuir a incidência de infecções. Em atletas, a suplementação desse aminoácido pode prevenir ou diminuir a gravidade de doença ou infecção que possam surgir, fazendo com que o praticante da atividade possa retornar ao treinamento intenso mais rapidamente. (2)

No músculo esquelético, a glutamina atua na manutenção do conteúdo proteico durante doenças críticas, além disso ela ajuda a promover o aumento do volume celular, representando um sinal anabólico intracelular. Para atletas que fazem uso de medicamentos com esteróides, o consumo de glutamina pode compensar parte dos efeitos catabólicos desses hormônios. (2)

Além de ser fonte de energia para as células do sistema imune, a glutamina também é vista como um combustível para as células. O trato gastrintestinal é a localização primária de utilização da glutamina. O fígado e os rins são exemplos de órgãos que utilizam esse aminoácido, sendo assim, esse fornecimento pode diminuir a perda de glutamina decorrente da ingestão alimentar inadequada, evitando a degradação da proteína muscular.(2) 

Onde encontrar glutamina?

Existem fontes animais, como queijos, ovos, salmão e carne de vaca, como também fontes vegetais, sendo a soja sua principal fonte, mas também milho, tofu, grão de bico e lentilha. E, claro, a glutamina pode ser ingerida através de suplemento nutricional, sempre com orientação e supervisão médica ou profissional. (3)

Fontes: 
  1. NASCIMENTO, Amanda dos Santos; SANTANNA, Giselle Gomes. Efeitos da suplementação de glutamina no exercício físico: uma revisão sistemática. RBNE – Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 11, n. 67, p. 797-812, 2018. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/694>. Acesso em 16 de novembro de 2021.
  2. ROGERIO, Marcelo Macedo; TIRAPEGUI, Julio. Espectos nutricionais sobre glutamina e atividade física. Nutrite: rev. Soc. Bras. Alim. Nutri. J. Brazilian Soc. Food Nutr, v. 25, p.87-112, São Paulo, 2003. Disponível em: <http://sban.cloudpainel.com.br/files/revistas_publicacoes/57.pdf>. Acesso em 16 de novembro de 2021.
  3. RENKE, Guilherme. Glutamina: benefícios para imunidade, emagracimento e atividade física. Eu Atleta, 2020. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2020/03/26/glutamina-beneficios-para-imunidade-emagrecimento-e-atividade-fisica.ghtml>. Acesso em 16 de novembro de 2021.
  4. SANCHES, Christiane K. Freitas et al. Possíveis decorrências da suplementação da glutamina no sistema imunológico e na melhora do desempenho de praticantes de exercício físico. Revista Odontológica de Araçatuba, v. 39, n. 2, p. 37-46, 2018. Disponível em: <https://apcdaracatuba.com.br/revista/2018/09/TRABALHO6.pdf>. Acesso em 16 de novembro de 2021.
  5. SODRÉ, Raquel. 9 suplementos muito usados em academias (e seus perigos). Exame, 2014. Disponível em: <https://exame.com/casual/9-suplementos-muito-usados-em-academias-e-seus-perigos/>. Acesso em 16 de novembro de 2021.
  6. NOVELLI, Marianna et al. Suplementação de Glutamina Aplicada à Atividade Física. R. Bras. Ci. e Mov., v. 15, n. 1, p. 109-117, 2007. Disponível em: <http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/737/740>. Acesso em 16 de novembro de 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça as substâncias que dão brilho e saúde para os cabelos

Os cabelos desempenham um papel muito importante na aparência e na autoestima das pessoas.
Tanto é que existem milhares de produtos e técnicas para deixá-los mais bonitos e até recuperá-los em caso de queda. Se esse é o seu caso, que tal verificar como anda o suprimento de vitaminas do seu corpo? Muitas delas podem devolver o brilho, força e até ajudar a interromper a queda dos fios.

Você não vai acreditar no que o óleo de coco pode fazer pela sua beleza!

Quer ficar com a pele e os cabelos mais bonitos e saudáveis? Que tal começar a usar o óleo de coco? Entre os vários produtos naturais para a beleza, ele é um dos que trazem mais benefícios: hidrata, desintoxica e limpa a pele e dá força e brilho aos cabelos, além de atuar contra a caspa.

Saiba mais sobre esse óleo e o que ele pode fazer pela sua beleza e saúde: