Cálcio e exercício físico: entenda essa relação

Share on facebook
Share on twitter
Cálcio e exercício físico

Quando o assunto é manter uma vida saudável, não há dúvidas de que a prática regular de atividade física é uma das grandes protagonistas. Mas você sabia que, além dos exercícios, os nutrientes também têm seu papel de destaque no desempenho físico? É verdade!

E um deles merece um holofote especial: o cálcio. Ele não é apenas o melhor amigo dos ossos, mas também um aliado poderoso para impulsionar seu rendimento nas atividades físicas.

Ao final desse texto, você irá entender melhor sobre a relação entre cálcio e a maximização do  desempenho físico. Continue a leitura.

A função do cálcio no organismo

O cálcio é um mineral que desempenha um papel fundamental em nossa saúde: auxiliar na formação e manutenção da estrutura e força dos ossos. (1)

Além disso, o cálcio pode ajudar a regular a liberação e o armazenamento de neurotransmissores e hormônios, como também é necessário para a absorção e ligação de aminoácidos, absorção de vitamina B12 e a secreção gástrica. (2)

Sem contar que o cálcio é fundamental para manter o funcionamento adequado do nosso sistema nervoso, dos músculos e dos ossos. Ele também é importante para a permeabilidade dos vasos sanguíneos nas células e para a formação dos nossos ossos e dentes. (2)

Enquanto o corpo produz um pouco de cálcio por conta própria, a maior parte precisa ser obtida através dos alimentos que consumimos todos os dias. Isso é muito importante para termos um esqueleto saudável ao longo da vida. (1)

Quando somos bebês, o leite materno é a nossa principal fonte de cálcio. Mas, à medida que crescemos, precisamos encontrar outras fontes desse mineral importante. (1)

O cálcio encontrado no leite e em produtos derivados do leite é melhor aproveitado pelo nosso corpo do que o cálcio de origem vegetal. Gema de ovo, mariscos e leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha, são boas fontes de cálcio. (1)

Para a maioria das pessoas, o leite de vaca e seus derivados são a principal fonte alimentar de cálcio. É importante que tenhamos uma variedade de alimentos que garantam a ingestão de cálcio em quantidade adequada para manter ossos e dentes saudáveis. (1)

Cálcio

Um mineral que faz a diferença nos exercícios físicos

Para esportistas e atletas, existem nutrientes muito importantes para manter a saúde e o desempenho esportivo em dia, e o cálcio é um deles. É fundamental que praticantes de atividades físicas tenham uma alimentação balanceada, garantindo a ingestão adequada de vitaminas e minerais para alcançar seu melhor desempenho. (3)

De acordo com um estudo realizado por Kirsti e colaboradores (1998), sugere-se que um nível moderado de atividade física ou uma ingestão adequada de cálcio ao longo da vida, iniciado desde a infância, pode resultar em melhorias na resistência mecânica dos ossos a longo prazo. (4)

O cálcio é o mineral mais abundante no organismo, constituindo cerca de 1% a 2% do peso corporal. Mais de 99% do cálcio presente no corpo humano é armazenado nos ossos e dentes, enquanto o 1% restante está distribuído por todo o organismo, incluindo o sangue, músculos e o meio intracelular. (5)

Os minerais desempenham funções essenciais em nosso corpo, fortalecendo os ossos, transmitindo impulsos nervosos e auxiliando na estrutura das enzimas. Portanto, eles são muito importantes para uma vida longa e saudável. (5)

Cálcio e exercício físico

Duas razões que justificam a importância do cálcio para a melhora do desempenho físico

1 – Função muscular

O cálcio desempenha um papel importante no relaxamento e na contração muscular. Durante a prática de atividade física, o cálcio é liberado nas células musculares, o que permite a contração necessária para o movimento. Portanto, a falta de cálcio pode prejudicar o desempenho físico e a capacidade do nosso corpo de se mover adequadamente durante os exercícios. (3,5)

2 – Transmissão nervosa

O cálcio é essencial na transmissão dos sinais nervosos durante a atividade física. Os impulsos nervosos são enviados dos nervos para os músculos, coordenando os movimentos. (2)

O cálcio desempenha um papel crucial nesse processo, garantindo que os sinais sejam transmitidos corretamente. Isso possibilita uma resposta muscular adequada e um desempenho esportivo eficiente. (2)

Desse modo, o cálcio exerce um papel fundamental na atividade física e no desempenho esportivo. Sua presença é essencial para a transmissão adequada dos impulsos nervosos, permitindo uma resposta muscular eficiente.

Além disso, o cálcio contribui para a mineralização óssea, aumentando a resistência mecânica do esqueleto e ajudando a prevenir problemas como a osteoporose.

Portanto, garantir uma ingestão adequada de cálcio por meio de uma alimentação rica em nutrientes e  equilibrada – ou suplementação – é crucial para quem busca melhorar a capacidade física e alcançar o potencial máximo na atividade física.

Ao combinar uma alimentação saudável com exercícios regulares, podemos fortalecer nossos músculos, ossos e melhorar nossa saúde de maneira global.

Fontes:
  1. LEAL, Juliane Barroso. Consumo de cálcio dietético por idosos praticantes de atividade física em uma academia de Teresina, Piauí. Rev. Bras. Nutr. Clín, v. 27, n. 3, p. 164-169, 2012. Disponível em: <http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2016/12/Artigo-4-3-2012.pdf>. Acesso em 06 jun. 2023.
  2. INFINITY PHARMA. Citrato de cálcio – coadjuvante no tratamento da hipocalcemia. Disponível em: <https://pharmanossa.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Citrato-de-Cálcio.pdf>. Acesso em 06 jun. 2023.
  3. LIMA, Jamille; SANTANA, Paula Correia. Recomendação alimentar para atletas e esportivas. UNB, 2019. Disponível em: <http://esporte.unb.br/images/PDF/2019/Alimentao_para_atleta_-_texto_atualizado.pdf>. Acesso em 06 jun. 2023.
  4. RIBEIRO, Afonso et. al. Suplementos de cálcio: quem e como. Egitania Sciencia, n. 26, p. 73-91, 2020.
  5. BARBOSA, Mirceli Goulart et. al. Micronutrientes na atividade física: um enfoque nos minerais. Revista Digital – Buenos Aires, a. 15, n. 145, 2010. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd145/micronutrientes-na-atividade-fisica.htm>. Acesso em 06 jun. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Por que germinar castanhas e sementes?

Na lista dos alimentos saudáveis e nutritivos não podem faltar as castanhas e sementes! Elas são ricas em proteínas, gorduras saudáveis, fibras, vitamina E, minerais, além de ser um lanche fácil, portátil e que satisfaz.

Você sabia que seu corpo pode não estar recebendo todo o potencial nutricional desses alimentos?

Descubra o motivo e o que você pode fazer a respeito!