Chlorella: o que é e quais os benefícios para a saúde?

Share on facebook
Share on twitter
Chlorella: o que é e quais os benefícios para a saúde?

Você já ouviu falar da chlorella? Conhece os benefícios da chlorella? Ela é uma microalga rica em nutrientes, especialmente a vitamina B12.

A vitamina B12, quando se trata de alimentação, está presente em ovos, carnes e queijos. Sendo assim, a chlorella pode ser um ótimo alimento para prover essa vitamina tão importante para o nosso organismo. Porém, é importante dizer que só ela pode não ser suficiente para proporcionar tudo o que o corpo precisa, principalmente para aqueles que estão com deficiência da vitamina B12. Por isso, é essencial sempre estar em dia com os exames médicos. (1,3)

Chrorella: de onde vem e qual a sua composição

Encontrada na água doce e na água salgada, a chlorella é muito usada como suplemento alimentar por conter quantidades significativas de proteínas, tendo também aminoácidos essenciais, ácidos gordos poli-insaturados, vitaminas e minerais. A  chlorella também possui compostos fenólicos, pigmentos e tocoferol. (2)

Fora isso, estudos relataram que essa microalga tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobianas etc. (2)

A chlorella tem demonstrado excelentes resultados contra a hipertensão, na diminuição dos níveis de colesterol ruim do corpo e, também, no bom funcionamento do organismo. (2)

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Benefícios da chlorella para a saúde

Os benefícios para a saúde são muitos. Um deles é a ação antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres por conta da presença de compostos como o ácido fenólico, betacaroteno e tocoferóis. (2)

Ela também ajuda a prevenir e até curar doenças crônicas como a hipertensão, a hipercolesterolemia e a diabetes. (2)

No começo do texto falamos sobre a vitamina B12, certo? Mas por que ela é tão importante? Essa vitamina é responsável por auxiliar a manter o cérebro funcionando adequadamente. Fora isso, ela também é primordial para a formação das células vermelhas do sangue – e, na falta dessas células, surge a anemia. (1) O ferro, presente na microalga, também é um aliado contra a anemia. (3)

Já para quem está tentando emagrecer – ou manter o peso atual – a chlorella também pode ajudar. Segundo estudos, a sua ingestão promove uma sensação de saciedade, que acaba evitando exageros na alimentação quando a microalga é consumida. Essa sensação de saciedade se deve a grandes doses de proteína contidas na chlorella. Mas não pense que ela sozinha fará todo o trabalho. É necessário procurar ajuda profissional antes de incluí-la na dieta. (1)

Como consumir chlorella?

imagem ilustrativa
imagem ilustrativa

É possível consumi-la por meio de suplementação alimentar, cápsulas, bebidas ou até incluí-la na comida.

Em outros países, como na Inglaterra, a chlorella é consumida em biscoitos, cheesecakes e até em sorvetes sem lactose. É possível fazer bolos e massas e, no lugar dos ovos, utilizar a chlorella. (3)

Para quem prefere consumir a chlorella em forma de cápsula, temos boas notícias! Os cientistas estão buscando desenvolver algas sem a clorofila. A ideia deles é criar uma fonte vegana de proteína que seja relevante e que possa ser utilizada em inúmeros tipos de alimentos. (3)

Gostou da microalga e está pensando em começar a consumir? Antes de incluí-la na sua dieta, é importante consultar um profissional da saúde. Embora não tenha sido relatada nenhuma reação adversa, o auxílio de quem entende do assunto é primordial para quem deseja alcançar um estilo de vida muito mais saudável!

 

FONTES:
  1. NEPOMUCENO, Thiago. As algas spirulina e chlorella são mesmo benéficas? Veja Saúde, 2016. Disponível em <https://saude.abril.com.br/alimentacao/as-algas-spirulina-e-chlorella-sao-mesmo-beneficas/>. Acesso em 10 dez. 2020.
  2. MACHADO, Adriana R. et al. Uma abordagem sobre caracterização e avaliação do potencial antioxidante de extratos fenólicos de microalgas Spirulina sp. LEB-18 e Chlorella pyrenoidosa. Rev. De Ciências Agrárias, Lisboa, v. 40, n. 1, p. 264-278, 2017. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-018X2017000100029>. Acesso em 10 dez. 2020.
  3. ALGAS de lagoa podem ser o “superalimento” do futuro? BBC News Brasil, 2020. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51453624>. Acesso em 10 dez. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

15 de março, dia do consumidor: fique de olho na sua saúde!

Você já deve ter ouvido aquela expressão: “o barato sai caro”, não é mesmo? Pois é! Quando o assunto é saúde, isso é ainda mais importante.

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, e por esse motivo, vamos falar de um assunto muito importante para que nossos consumidores possam redobrar a atenção na hora de comprar produtos para sua saúde.