Como a alimentação pode auxiliar no controle do diabetes

Share on facebook
Share on twitter
diabetes

Muito se fala sobre a influência do estado nutricional na manutenção da saúde e no controle de doenças, como o diabetes. Por essa razão, é importante identificarmos os riscos e condições que levam ao desenvolvimento de processos de má nutrição para que a prevenção e/ou recuperação de uma pessoa com diabetes seja eficaz.

Ao considerarmos que a dieta do portador de diabetes é um dos fatores essenciais para manter os níveis glicêmicos controlados, entendemos que o planejamento alimentar deve ser seguido e responsavelmente elaborado, com orientações individualizadas que vão de acordo com o estilo de vida, rotina, hábitos e o tipo de diabetes do paciente. (1)

Neste texto, vamos falar sobre como a alimentação pode auxiliar no controle do diabetes. Vamos lá! 

Contextualizando o diabetes

O diabetes é causado por uma quantidade excessiva de glicose no sangue que não é metabolizada de forma eficiente pelo organismo. Portanto, monitorar os níveis de açúcar é essencial para reduzir o risco de complicações, além de contar com dieta saudável, exercícios e medicamentos. (2)

Estimativas apontam que, quando não realizado o tratamento correto desse problema, um paciente com diabetes tipo 2 tem uma expectativa de vida de aproximadamente 10 anos a menos que o restante da população. (2)

O surgimento de diabetes está ligado, principalmente, a fatores socioeconômicos e culturais, como por exemplo: urbanização, hábitos alimentares, sedentarismo, estresse e, também, predisposição familiar. A obesidade é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de diabetes tipo 2. Por isso, para que cada vez mais o tratamento e a prevenção contra o diabetes seja eficiente, precisamos estar cientes da necessidade de adoção de um estilo de vida mais saudável. (1)

Portadores de diabetes que dependem da aplicação de insulina no organismo requerem o consumo de alimentos com teores específicos de carboidratos em horários estabelecidos para evitar hipoglicemias e grandes flutuações nos níveis glicêmicos. Nesse caso, a alimentação deve estar sincronizada com o tempo e pico de ação da insulina injetada. Já os que não dependem do hormônio, sobretudo os obesos ou com sobrepeso, devem restringir a ingestão calórica total para alcançar o peso adequado. (1) 

O papel da alimentação no controle do diabetes

A orientação para mudanças de hábitos alimentares visa sempre um bom controle metabólico. Sendo assim, uma alimentação saudável e balanceada objetiva os seguintes pontos: (1)

  • Manter os níveis glicêmicos, o peso e os lipídios entre bom e aceitável, levando em consideração a medicação e a rotina de vida do diabético;
  • Fornecer energia e nutrientes para a manutenção, recuperação ou redução de peso;
  • Prevenir a obesidade e, consequentemente, diminuir os riscos de surgimento do diabetes;
  • Promover uma alimentação que ajude a prevenir e tratar complicações agudas e crônicas do diabetes;
  • Fornecer mais energia para a realização de atividades físicas.

A Associação Americana de Diabetes considera a importância da dieta individualizada do diabético e recomenda a ingestão de proteínas, carboidratos e lipídios. (1) 

Proteínas: o teor de proteínas da dieta do diabético deve ser baseado nas recomendações por faixa etária, sexo e por kg de peso desejado/dia. As proteínas presentes nas refeições, devem ser de origem animal (carnes, leite, ovos) e de origem vegetal (leguminosas). (1)

É importante ressaltar que o excesso de proteína não é benéfico para o organismo, então, a moderação é sempre o melhor caminho. (1) 

Carboidratos: é recomendado o consumo de cereais, leguminosas e vegetais que são fontes de carboidratos, além de leite e frutas (lactose, frutose, sacarose e glicose da composição destes alimentos) que devem ser distribuídos em quantidades equilibradas ao longo do dia.(1) 

Lipídios: as recomendações devem ser fundamentadas nos objetivos individuais da pessoa com diabetes, além de ser necessário observar o tipo de gordura. Em diabéticos que apresentam quadro de obesidade, um menor consumo de gordura pode ajudar a reduzir o consumo de calorias total e na perda de peso, principalmente quando associada a atividade física. (1)

Também não podemos nos esquecer das fibras, cuja recomendação diária é de cerca de 20 a 35 gramas de fibras dietéticas para diabéticos. Para isso, é importante incentivar a ingestão de alimentos pouco cozidos e não refinados. Frutas e vegetais devem ser consumidos preferencialmente crus, evitando ingeri-los picados, fatiados e processador. (1) 

diabetes

Construindo um estilo saudável de alimentação

A seguir, vamos apresentar 5 passos simples que contribuem para uma alimentação saudável e que podem ser muito úteis no controle do diabetes. (3)

  1. Estabelecer horários para as refeições, dividindo em 5 a 6 refeições por dia, intercalando lanches saudáveis e leves entre as principais refeições. Não esqueça de sempre beber água!
  2. Consumir variedade de verduras, legumes e frutas, principalmente os de coloração intensa, como os verdes escuros e amarelos.
  3. Incluir alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais (arroz e pão) e farinhas (aveia, trigo).
  4. Evitar alimentos ricos em açúcares (doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas) e os que apresentam alto teor de sal. Diminuir o consumo de gorduras, bebidas alcoólicas e não fumar também é recomendado.
  5. Procurar ter uma alimentação saudável, incluir atividades físicas moderadas e regulares na rotina para manter um peso adequado, controlando o diabetes e a hipertensão.

Como vimos, lidar com a presença do diabetes requer muito cuidado e atenção. Novamente, reforçamos que o quadro nutricional diz muito sobre o aspecto do nosso organismo, por isso, é sempre importante manter uma alimentação balanceada.

Muitas vezes, não conseguimos atingir todos os níveis recomendados, então, podemos contar com a suplementação para garantir a dose de nutrientes diários. Mas, lembre-se: a introdução de qualquer substância na alimentação deve ser orientada e supervisionada por um profissional qualificado. Priorize sempre a sua saúde e o seu bem-estar!

Fontes: 
  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Abordagem nutricional em diabetes mellitus. Coord. Anelena Soccal Seyffarth; Laurenice Pereira Lima; Margarida Cardoso Leite. Brasília, 2000, 155 p. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abordagem_nutricional_diabetes_mellitus.pdf>. Acesso em 13 set. 2021.
  2. VOCÊ tem diabetes? Deixe os carboidratos para o final da refeição. Veja, 2017. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/voce-tem-diabetes-deixe-os-carboidratos-para-o-final-da-refeicao/>. Acesso em 13 set. 2021.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável para diabéticos e hipertensos. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dez_passos_hiperdia.pdf>. Acesso em 13 set. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Biotina, a grande aliada dos cabelos, unhas e pele

Mulheres e homens têm se preocupado mais com estética nos últimos anos e a indústria da beleza é uma das que mais crescem em todo o mundo; mas quando falamos em beleza o que muita gente pensa, geralmente, está ligado a cuidados externos com o corpo, como uso de maquiagem, cosméticos, produtos químicos e até procedimentos invasivos que muitas vezes acabam até causando malefícios para a nossa saúde, é ou não é verdade?

Ácido láurico: você precisa saber mais sobre ele!

Você já ouviu falar em ácido láurico? Pode ser que não, mas provavelmente já o tenha consumido, pois ele está presente no leite materno! Além disso ele é encontrado no óleo de coco, óleo de palma – alimentos comuns no dia a dia. Mas o que é esta substância e quais as vantagens para o corpo?