Como a alimentação pode interferir na osteoporose?

Share on facebook
Share on twitter
osteoporose

O aumento da longevidade e o consequente envelhecimento da população têm causado um crescimento na prevalência da osteoporose, uma condição que resulta em consequências sérias para a população idosa. (1)

As fraturas decorrentes da osteoporose, por exemplo, estão associadas a um aumento da mortalidade, morbilidade e à redução da qualidade de vida. Sendo assim, essa doença representa um problema de Saúde Pública cada vez maior e que merece a nossa atenção e cuidado. (1)

No entanto, a boa notícia é que uma dieta saudável se mostrou fundamental no combate e prevenção à osteoporose, pois uma vida sadia depende da nutrição. (2) Então, neste texto, nós vamos abordar sobre a relação da alimentação com a osteoporose para que você possa se prevenir e viver uma vida mais tranquila.

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda lenta e progressiva de massa óssea. Com o avançar da doença, os ossos ficam mais frágeis e porosos. (2,3)

Esse é um problema silencioso, que raramente apresenta sintomas antes que aconteça uma consequência mais grave, como uma queda que leva à fratura. Por isso, é tão importante se prevenir. (4)

Constituído por proteínas e minerais, o osso é uma estrutura viva que é constantemente destruída e reposta. A osteoporose ocorre, geralmente, como resultado de um processo normal de envelhecimento, quando aumenta o grau de destruição e diminui o de formação. Essa dinâmica provoca a redução da densidade dos ossos, tornando-os quebradiços. (2)

No mundo, 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens com idade superior a 50 anos, especialmente após a menopausa, sofrerão uma fratura relacionada com a osteoporose. A causa da perda de massa óssea é complexa e multifatorial, podendo incluir alguns fatores de risco, como hereditariedade, etnia, deficiência hormonal, tabagismo, menopausa e sedentarismo. (1)

A nutrição é vista como um dos principais contribuintes para a mudança na densidade mineral óssea, sendo um dos principais marcadores da fratura por osteoporose. (1) Por isso, no próximo tópico, vamos falar mais sobre isso. Acompanhe!

osteoporose

Como os nutrientes agem na formação óssea?

A alimentação tem papel fundamental para prevenção e controle da osteoporose. O consumo excessivo de sal e de carnes vermelhas, por exemplo, está relacionado a um maior risco de desenvolver a doença. Por outro lado, os nutrientes mais diretamente associados com a prevenção da osteoporose são o cálcio e a vitamina D. (6) 

Cálcio

O cálcio é o mineral mais abundante no organismo humano, cerca de 99% deste mineral está presente nos ossos e dentes. Ele é de extrema importância para todas as células do nosso organismo, inclusive para o coração, nervos e músculos. O seu papel na saúde óssea é participar da formação e manutenção dos ossos, em todos os estágios da vida. (1,2)

A importância da ingestão de cálcio diariamente para a saúde óssea e prevenção de fraturas vem sendo analisada em vários estudos.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido verificou que mulheres com um consumo diário de cálcio inferior a 525mg apresentavam um risco maior quando comparado com mulheres cujo consumo era superior a 1200mg/d. (2) Desse modo, a recomendação de ingestão diária para mulheres acima de 50 anos de idade é de 1200mg por dia, enquanto para os homens de 51 a 70 anos o recomendado é de 1000mg e, acima de 70 anos, aumenta para 1200mg por dia. (1,7)

Já que a ingestão adequada de cálcio pode retardar a perda óssea e diminuir o risco de fraturas, anote aí quais alimentos você pode encontrar boas quantidades de cálcio: ovo de galinha, couve refogada, brócolis, leite de vaca, espinafre, queijo minas, amêndoas, leite em pó, sardinha, iogurte natural, soja, aveia. (7)

osteoporose

Vitamina D

Quando se fala da saúde óssea, a vitamina D é um dos nutrientes que mais se destaca, na medida em que desempenha um papel essencial na promoção da absorção do cálcio e na mineralização dos ossos. (1)

Alguns estudos sugerem que a vitamina D ativa pode prevenir fraturas, não só pelo aumento da absorção de cálcio, mas também por melhorar a qualidade e resistência óssea. Porém, o déficit desse nutriente pode aumentar a probabilidade de ocorrência de quedas e fraturas devido à fraqueza muscular. (1)

O National Osteoporosis Risk Assessment Study realizado com 76.507 mulheres na pós-menopausa, demonstrou que uma ingestão de vitamina D acima dos 600UI/dia (15mcg) estava associada a menor probabilidade de osteoporose quando comparada a um consumo inferior a 200UI/dia (5mcg). (1)

Sendo assim, a recomendação de ingestão diária para pessoas com idades entre 19 e 70 anos é de 15 mcg (600 UI), enquanto para idosos com 71 anos ou mais, a orientação é de 20 mcg/dia (800UI). (7)

A vitamina D está naturalmente presente em poucos alimentos, mas você pode encontrá-la na sardinha, salmão, atum, óleo de fígado de bacalhau, ovos, leites e derivados. No entanto, a principal forma de ativar a vitamina D no organismo é pela exposição solar. (6,7)

Como vimos, uma alimentação saudável pode fornecer as vitaminas e minerais essenciais para a saúde óssea. É importante que pessoas com osteoporose façam escolhas mais nutritivas, evitando frituras, bebidas açucaradas, alimentos ultraprocessados e processados e passando a preferir frutas, legumes e vegetais in natura. E, claro, não sem se esquecer de garantir boas doses de cálcio e vitamina D no organismo.

Além disso, é sempre bom lembrar que o tratamento da osteoporose deve ser acompanhado por um profissional da saúde. Ele será o responsável por identificar as necessidades de cada paciente e indicar a inclusão desses e até de outros nutrientes na rotina.

Se você achou esse conteúdo interessante, não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais. Com isso, mais pessoas terão acesso a informações seguras sobre como cuidar melhor da saúde. Aproveite esta deixa para conferir todas as outras publicações do nosso blog. Isso é Vital!

Fontes:
  1. HENRIQUES, Ana Sofia Pires. Alimentação vegetariana e osteoporose. 2022. 27 f. Revisão Temática (Estágio em Ciências da Nutrição) – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Universidade do Porto, Porto, 2022. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/144170/2/583528.pdf>. Acesso em 09 mar. 2023.
  2. SCHNEIDER, Milena de Almeida; THOMAS, Eduarda Fuhrmann; REIS, Eliane. Alimentação saudável x osteoporose. In: Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica. 2., 2016. Anais eletrônicos… UNIJUI, 2016. Disponível em: <https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/moeducitec/issue/view/189>. Acesso em 09 mar. 2023.
  3. 4 ALIMENTOS para ajudar a tratar a osteoporose. Nutritotal para todos, 2019. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/4-alimentos-para-ajudar-a-tratar-a-osteoporose/>. Acesso em 09 mar. 2023.
  4. CAMPINAS. Prefeitura Municipal. Orientações Nutricionais sobre Osteoporose. Disponível em: <https://saude.campinas.sp.gov.br/especialidades/nutricao/Orientacoes_Nutricionais_Osteoporose.pdf>. Acesso em 09 mar. 2023.
  5. CARVALHO, Cecília Maria R. Gonçalves de; FONSECA, Carla C. Carvalho; PEDROSA, José Ivo. Educação para a saúde em osteoporose com idosos de um programa universitário: repercussões. Cad. Saúde Pública, v. 20, n. 3, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csp/a/sWqFTNXLdQKC6YZzQ4nz4Qf/?lang=pt>. Acesso em 09 mar. 2023.
  6. BVS ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. Quais alimentos devem ser consumidos para prevenção da osteoporose? 2010. Disponível em: <https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-alimentos-devem-ser-consumidos-para-prevencao-da-osteoporose/>. Acesso em 09 mar. 2023.
  7. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO. GEACC. Saúde Óssea em tempo de Covid-19. Disponível em: <https://nutricao.ufes.br/sites/nutricao.ufes.br/files/field/anexo/cartilha_16-07.pdf>. Acesso em 09 mar. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça os melhores alimentos para o desenvolvimento das crianças

Quem não dá um sorriso ao ver um grupo de crianças correndo e brincando em um parque? Elas esbanjam alegria e saúde e deixam os pais felizes e orgulhosos.

Mas para que elas continuem assim, é preciso dar uma atenção especial à alimentação dos pequenos, que é sua fonte de energia e saúde.

Então o que as crianças devem comer?

Hábitos que te deixam mais feliz

Felicidade e saúde andam juntas – dizem os pesquisadores, que após estudos descobriram que pessoas felizes adoecem menos e são mais produtivas. “Uma boa nutrição