Como cuidar da saúde mental? Veja 5 dicas.

Share on facebook
Share on twitter
Saúde Mental

A saúde mental é um dos muitos fatores que precisam estar em equilíbrio para mantermos um estilo de vida saudável. Acabamos sempre falando muito sobre a saúde física para nutrir o corpo para que possamos ter uma vida mais longa e de qualidade, mas acabamos esquecendo de nossa mente.

Sabemos que a rotina costuma tirar um pouco da importância de cuidarmos de nós mesmos, dando lugar à execução de várias tarefas que o mundo nos exige. Trabalho, estudo, filhos, casa, boletos…ufa! É, realmente, muita pressão sob nós.

E onde a gente fica nessa agenda tão lotada? Vamos ficando de lado, paramos de prestar atenção às nossas emoções, deixamos de fazer aquilo que gostamos e, quando reparamos, viver assim já levou meses e anos.

Será que é possível cumprir todas as tarefas e, ainda assim, dar à nossa saúde mental o lugar que é dela por direito? Um lugar importante que nos faz ver mais sentido nas coisas, que nos transforma em seres humanos mais gratos e, quem sabe, até mais felizes somente pelo fato de estarmos bem mentalmente.

A busca pela felicidade parece ser uma jornada sem fim e exaustiva. E ela é. Não tem linha de chegada, sabe por quê?  Porque enquanto ficamos com a cabeça “lá”, deixamos de viver a única coisa que é possível: o agora.

É preciso buscar ficar bem agora, onde você está, da maneira em que se encontra, porque o amanhã pode não chegar. E quando falamos isso, não é com um sentido negativo sobre a finitude da vida e, sim, para te despertar sobre a grande oportunidade que temos de estarmos vivos neste momento. Como você está vivendo o hoje?

Separamos algumas reflexões simples, mas essenciais, para cuidar da mente e estar presente na própria vida em todos os momentos. Pontos importantes para sairmos do piloto automático da vida cotidiana e apreciarmos a vida com muito mais prazer e plenitude.

Imagem Ilustrativa

Para viver bem é preciso dormir bem!

O sono repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos prepara para uma nova jornada. Além disso, dormir é essencial para fortalecer nosso sistema imunológico e melhorar a nossa memória. O ideal é dormir entre 6 e 8 horas diretas e algumas medidas podem contribuir para que isso aconteça, como não ficar assistindo TV ou mexendo no celular antes de dormir; fazer refeições leves, pelo menos, duas horas antes de deitar; ter colchão, travesseiros, temperatura e iluminação adequados.(1)

Nos privar de sono pode resultar em cansaço extremo, fadiga, irritabilidade e falhas na memória. (1)

Se conhecer para ser

Para saber o que queremos, é preciso saber quem somos. A busca pelo autoconhecimento não acaba, porque não somos permanentes. Estamos em um processo constante de mudanças mediante todas as experiências que temos durante a vida. Praticando o autoconhecimento, aprendemos mais sobre as nossas habilidades, virtudes, valores e propósito.  Assim, encontramos mais sentido e um porquê naquilo que fazemos, aprendemos a impor limites sobre o que não queremos e vivemos com mais plenitude. Para se conhecer, é preciso explorar novas coisas, estar aberto para mudar de opinião e tirar mais tempo para cuidar de si. A terapia pode ser um excelente fio condutor no processo do autoconhecimento.

“E como posso cuidar mais de mim?”

Além de dormir bem e se autoconhecer, meditar pode ajudar (e muito)!

E quem está falando isso é a ciência, sabia? Pesquisas recentes vêm comprovando o efeito desse hábito na redução do estresse e, com certeza, o estresse não é um dos melhores amigos da saúde mental, concorda? Segundo especialistas americanos, meditar durante 25 minutos por três dias seguidos é suficiente para produzir um efeito calmante e aliviar o estresse. (2)

A meditação consiste em concentrar-se no presente, praticando a atenção plena, e pode ser feita de várias maneiras, entre elas, o mindfulness, que conta com a ajuda da respiração. Adotar essa prática no dia a dia é capaz de diminuir dores crônicas e pressão arterial, evitar crises de ansiedade e depressão, além de aumentar a criatividade. É possível praticar o mindfulness no sofá de casa, sabia? (3)

Imagem Ilustrativa

Existem vários jeitos de meditar, separamos uma dica de como colocar em prática ainda hoje: (3)

1 – Sente-se de maneira confortável;

2 – Feche os olhos, inspire e expire, sentindo a dilatação do peito e observando o movimento de subida e descida no corpo.

3 – Repita a respiração contando até 10 e, cada vez que a mente distrair, recomece.

4 – Observe os seus pensamentos, sua postura, cheiros, gostos, temperaturas.

5 – Depois de três minutos, vá abrindo os olhos e perceba as sensações que essa prática te proporcionou.

Praticar a atenção plena também é possível enquanto está fazendo tarefas diárias. Esteja, de fato, onde você está. Estranho falar assim, mas o que queremos dizer é que, independente do que esteja fazendo, observe e absorva tudo o que acontece naquele momento.

Buda afirmou que para colocar fim ao sofrimento humano basta um simples fechar de olhos. (3)

Nutrir o corpo é nutrir a mente

Uma das metanálises mais recentes publicadas sobre os efeitos da nutrição na saúde mental diz que “manter uma dieta saudável, em particular uma dieta mediterrânea tradicional, e evitar uma dieta proinflamatória parece dar certa proteção contra a depressão em estudos observacionais.” Uma dieta saudável traz nutrientes fundamentais para o cérebro, como diversos minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais e ácidos graxos essenciais. Eles são importantes porque desempenham funções antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, combatendo os efeitos negativos do estresse. (4)

Manter-se em movimento é essencial!

O corpo e a mente possuem um elo forte que deve sempre estar em equilíbrio. Além de uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas ajuda o cérebro a liberar hormônios do prazer e bem estar, como a dopamina, serotonina, irisina e oxitocina, ajudando a relaxar, reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar o humor. (5) Encontrar a atividade física que gosta e sente prazer é fundamental para manter a consistência e ser mais feliz.

Imagem Ilustrativa

Poderíamos escrever muito mais coisas para contribuir com a sua saúde mental no dia a dia, mas o texto ficaria ainda mais longo. A dica de ouro é você encontrar maneiras viáveis dentro da sua rotina de fazer o que gosta: tomar um café da manhã sem ficar olhando as notificações do celular, passear com seu animal de estimação, assistir um bom filme, ler um livro, fazer uma ligação para alguém especial, além de dar atenção para tudo o que refletimos acima… silencie o mundo lá fora e ouça mais o que vem de dentro de você.

Fontes:
  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Você sabe por que o sono é tão importante? Blog da Saúde, 2014. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34350-voce-sabe-por-que-o-sono-e-tao-importante#:~:text=Rep%C3%B5e%20as%20energias%2C%20revigora%20o,o%20funcionamento%20correto%20do%20organismo>. Acesso em 13 mar 2021.
  2. MEDITAR 25 minutos por dia já ajuda a reduzir o stress. Veja, 2014. Disponível em <https://veja.abril.com.br/saude/meditar-25-minutos-por-dia-ja-ajuda-a-reduzir-o-stress/>. Acesso em 13 mar 2021.
  3. GONZÁLEZ, Letícia. Mindfulness: como domar a sua mente. Agora. Super Interessante, 2016. Disponível em <https://super.abril.com.br/comportamento/mindfulness-aqui-e-agora/>. Acesso em 13 mar 2021.
  4. TOST, Sarah Palanques. Em estudo a alimentação e impacto na saúde mental. Asbran – Associação Brasileira de Nutrição, 2019. Disponível em <https://www.asbran.org.br/noticias/em-estudo-a-alimentacao-e-impacto-na-saude-mental>. Acesso em 13 mar 2021.
  5. A IMPORTÂNCIA do exercício físico para a saúde mental. UNINOVAFAPI – Centro Universitário, 2020. Disponível em <https://www.uninovafapi.edu.br/noticias/2020/10/28/a-importancia-do-exercicio-fisico-para-a-saude-mental>. Acesso em 13 mar 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O que você sabe sobre seu sistema imune?

“Ah, meu sistema imune deve estar baixo”. Geralmente as pessoas dizem isso quando ficam gripadas. Mas você sabe exatamente o que é o sistema imune, ou imunológico, e como ele defende nosso corpo de doenças?

Nós vamos explicar, mas antes saiba mais sobre o funcionamento do seu corpo: