Como cuidar da visão? Confira dicas para manter seus olhos saudáveis

Share on facebook
Share on twitter
visão

O nosso olhar é, de fato, uma das características mais intrigantes de cada um de nós. Ele se torna o assunto principal de poesias, composições musicais e obras visuais de artistas promissores. Afinal, é por meio do olhar que enxergamos as nuances do mundo em que vivemos e descobrimos coisas novas e apaixonantes. Não há dúvidas de que a visão é um dos principais sentidos humanos, mas ela não recebe a devida atenção. Quer ver só? Então responde aí, você está cuidando da sua saúde ocular?

Pesquisas indicam que 34% dos brasileiros nunca se consultaram com um médico oftalmologista. E tem mais: cerca de 74% dos pacientes só buscaram atendimento após se queixarem de algum problema na visão. O cenário se agrava quando nos damos conta de que a maioria das doenças relacionadas à visão são “silenciosas”. Talvez, ao ser diagnosticada, já possa ter comprometido toda a sua capacidade de enxergar. Por isso, a prevenção e conscientização devem ser ensinadas. (1)

Abra os olhos: descubra mitos e verdades sobre a saúde da visão

Na hora de se informar sobre a nossa saúde, é importante estarmos sempre atentos em quem confiar. Falar de saúde é coisa séria e, quando mencionamos a área sensível dos olhos, existem recomendações específicas, uma vez que ela está sujeita ao contato externo. Por isso, trouxemos alguns esclarecimentos sobre a saúde da visão. (2)

1 – Só quem tem problema para enxergar deve procurar o Oftalmologista?

A resposta é não.

Até porque, existem várias doenças que, quando não identificadas e tratadas logo no início, podem causar problemas na visão. Ao realizar exames com um especialista, é possível evitar o agravamento de doenças. Então, já marque uma consulta com o oftalmo mais próximo de você. Mesmo que esteja enxergando bem, é fundamental realizar uma avaliação completa. (2)

2 – Usar óculos de grau de outra pessoa faz mal?

Sim!

Cada óculos é feito especialmente para a pessoa que os usam. Vestir os óculos de uma outra pessoa pode causar tonturas, dores de cabeça, mal estar, além de não resolver o real problema da sua visão. Caso note a necessidade de usar óculos de grau, visite um médico especialista o quanto antes. (2)

3 – Usar colírio sempre faz bem?

Não.

O uso de colírios sem recomendação médica é bastante comum, porém, algo imprudente de se fazer. Até porque, assim como outros remédios que tomamos, o colírio é um tipo de medicamento e a aplicação inadequada ou sem necessidade pode causar problemas sérios nos olhos, como catarata e glaucoma. (2)

4 – Diabetes pode causar a cegueira e a pressão alta pode prejudicar a visão?

Sim e sim, positivo para as duas perguntas.

Em relação à diabetes, as altas taxas de glicose prejudicam a saúde dos olhos e podem provocar o deslocamento da retina, hemorragia, glaucoma e catarata. E, quanto à pressão alta, ela pode afetar os vasos sanguíneos que irrigam os olhos e causar hemorragias. Portanto, cuidar da saúde como um todo é muito importante. (2)

visão

Cuidados e hábitos essenciais para a saúde da visão

Agora que já esclarecemos algumas dúvidas corriqueiras sobre a saúde da visão, chegou a hora de anotar as dicas de como cuidar desses órgãos tão sensíveis que são os olhos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão e a maioria são casos de cegueira e deficiência visual. Entretanto, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados. Hoje, você vai conhecer alguns hábitos essenciais para prevenir esses problemas. (3)

1 – Evitar coçar os olhos

Apesar de ser um hábito instintivo, coçar a região dos olhos com frequência pode ser prejudicial. Essa é uma área com estrutura muito frágil e a pressão exercida pode provocar lesões e doenças mais graves. Sem contar que as mãos têm impurezas e podem levar bactérias para os olhos, causando problemas para a visão, como a conjuntivite bacteriana. (3)

2 – Dosar o nível de açúcar na rotina

Sabemos que o excesso de glicose no sangue é perigoso para a saúde no geral, sendo assim, o campo da visão não fica de fora. Pessoas portadoras de diabetes tipo 1 ou 2, como dissemos acima, são as que mais devem se manter em alerta, pois o alto consumo de açúcar pode levar a retinopatia diabética, provocando hemorragia interna e até mesmo uma cegueira irreversível. (3)

3 – Praticar atividades físicas

Você nunca perderá esse hábito de vista, já que ele é sempre recomendado por aqui. A inclusão de exercícios é fundamental para a saúde de todo o organismo. Indivíduos que estão acima do peso e possuem uma má alimentação impedem que as vitaminas que previnem os prejuízos celulares cheguem em quantidade suficiente aos olhos, causando danos à visão. Por isso, além de se manter em forma, é fundamental optar por alimentos mais saudáveis nas refeições. (3)

4 – Piscar mais os olhos

Quando piscamos os olhos, nossas córneas são lubrificadas, evitando, assim, o ressecamento e outros problemas que comprometem a visão, como a coceira e irritações mais sérias. Pisque mais e faça pausas repetidas quando estiver concentrado em um ponto fixo ou diante de um computador. Isso pode te ajudar a descansar a vista. Ah, e não se esqueça de higienizar os olhos pelo menos uma vez por dia, faz toda a diferença. (3)

visão

Ômega 3 e saúde ocular

Como vimos, uma alimentação saudável é um fator importante para manter a boa saúde dos olhos. Sabendo disso, não podemos deixar de falar sobre um dos principais aliados da visão: o ômega 3!

Você já sabe que o ômega 3 existe em 3 formas: ALA (ácido alfa-linolênico), EPA (ácido eicosapentanoico) e DHA (ácido docosa-hexaeconoico). Os ácidos DHA e EPA são muito importantes para o desenvolvimento visual e das funções da retina ocular. Os baixos níveis desses nutrientes pode causar a síndrome do olho seco, originando irritações e ressecamentos. (4)

O DHA é tão importante que, se não houver ingestão suficiente no organismo, a retina pode se degradar ao longo do tempo. Além disso, estudos indicam que o ômega 3 também pode exercer um efeito anti-inflamatório na retina, aliviando inflamações que caracterizam muitos distúrbios oculares. (4)

O DHA e EPA podem ser encontrados em abundância em peixes gordos, como o salmão, atum, alabote e cavala, como também através da suplementação, é claro.  Já o ALA é encontrado em alimentos vegetais, como nozes e sementes de linhaça, mas, para se tornar ativo, precisa ser convertido em DHA, e esse processo acontece no corpo mesmo. (4)

Se você chegou até aqui na leitura, entendeu como a saúde da visão é coisa séria. A visita regular ao oftalmologista, mesmo sem sintoma algum, é uma atitude que devemos tomar para cuidar da saúde dos olhos. Cuidar da saúde dos olhos é Vital! Que ama, se cuida!

Fontes:
  1. BAYER Brazil. Saúde ocular: você sabe como cuidar bem dos seus olhos? DIsponível em: <https://www.bayer.com.br/pt/blog/saude-ocular-voce-sabe-como-cuidar-bem-dos-seus-olhos>. Acesso em 07 abr. 2022.
  2. ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE OFTALMOLOGIA. Projeto Saúde dos Olhos – Confi em em quem sabe OLHAR no fundo dos seus OLHOS. Disponível em: <https://www.sociedadesco.org.br/Guia%20de%20Bolso%20Sa%C3%BAde%20dos%20olhos.pdf>. Acesso em 07 abr. 2022.
  3. SALLES & HENNING COMUNICAÇÃO INTEGRADA. Veja bem, v. 4, a. 2, 2014. Disponível em: <https://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/vejabem_04.pdf>. Acesso em 07 abr. 2022.
  4. SYN, Mia. Ômega 3 para uma visão saudável. MEG-3, 2017. Disponível em: <https://www.meg-3.com/pt_BR/news/omega3s-for-healthy-vision.html>. Acesso em 07 abr. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você consome DHA suficiente para manter uma boa saúde?

Do café da manhã ao jantar, é provável que você saiba quão importante é a escolha de bons nutrientes para a sua saúde e qualidade de vida. Talvez você seja uma pessoa bastante esforçada para escolher legumes e verduras sempre que pode, reduzir o açúcar branco e a farinha branca, comer nas horas certas… Realmente esses hábitos são excelentes!

7 dicas de saúde que deixarão seu corpo feliz

Se você continuar com os mesmos hábitos, como estará sua saúde daqui dez anos? Normalmente quando tudo está bem não paramos para nos preocupar com a saúde, e só sentimos falta dela quando acontece alguma coisa.

Mas não espere ficar doente para inserir bons hábitos na sua rotina e se livrar dos ruins. Veja o que fazer agora para ter uma vida saudável no futuro: