Como dar um up na imunidade e não ter surpresas na viagem de fim de ano

Share on facebook
Share on twitter
imunidade

Imagina só: passar o ano todo esperando pela a viagem do fim de ano, vislumbrando aquela praia maravilhosa ou aquele campo tranquilo, para chegar próximo da data e a imunidade não colaborar. Aí não dá, né? Então, não perca essas dicas de como dar um up na imunidade para não ter surpresas na viagem e aproveitar tudo, com muita diversão e, claro, sem deixar de lado o merecido descanso.

O sistema imune é fundamental para manter o equilíbrio do organismo. Constituído por uma rede de órgãos, células e moléculas, ele envolve reações e etapas complexas, com a função de combater agentes estranhos que possam tentar invadir o nosso corpo, tais como bactérias, vírus e parasitas. (1,2)

Nesse contexto, temos os anticorpos, que são os organismos responsáveis por eliminar essas ameaças. Quando alguma função do sistema imunológico começa a falhar, esses anticorpos não são mais produzidos na quantidade adequada ou podem começar a agir de modo que não nos protejam corretamente. Então, o nosso corpo fica vulnerável a doenças. (3)

Diversos fatores externos podem influenciar na saúde da imunidade, como: má alimentação, estresse, privação de sono, má digestão e absorção de nutrientes, sedentarismo, entre outros. (1)

Nesse sentido, existem algumas práticas e hábitos que podem contribuir para a melhora e fortalecimento do sistema imunológico que você pode por em prática para permanecer cheio de energia e disposição na viagem de férias. Veremos a seguir. 

 

Nutrientes essenciais para a imunidade

Cada vez mais, a nutrição vem sendo considerada uma ferramenta essencial para a manutenção do sistema imunológico. Essa relação tem tudo a ver com o trato gastrointestinal, mais especificamente com o nosso intestino, um órgão muito importante para o processo digestivo, pois é nele onde ocorre a maior parte da absorção de nutrientes.(4)

Você sabia que a maioria das células produtoras de anticorpos estão presentes no intestino? Além disso, esse órgão concentra grande quantidade de microrganismos que compõem a nossa microbiota, que pode influenciar positivamente na nossa saúde. Desse modo, podemos perceber o quão importante é essa relação entre nutrição e imunidade! (4)

Quando faltam micronutrientes essenciais na dieta, a função imunológica do corpo pode ser afetada negativamente e, consequentemente, diminuir a resistência a infecções. (4)

Listamos os micronutrientes essenciais para a imunidade, que podem ser adquiridos por meio da alimentação e, claro, da suplementação:

  • Vitamina C: auxilia na função de barreira epitelial, crescimento e função de células imunes inatas e adaptativas. Ajuda também no transporte de glóbulos brancos para os locais de infecção e na produção de anticorpos. (4)
  • Vitamina D: promove a diferenciação das células de defesa, além de modular a produção de substâncias inflamatórias, ajudando a reduzir a infecção Inclusive, você sabia que a inflamação em si é um componente essencial na resposta imune? Por isso, nutrientes com ação anti-inflamatória são cruciais nesse processo, como o ômega 3. (4)
  • Zinco: esse mineral age na manutenção e desenvolvimento de células nos sistemas imunológico Sua falta pode prejudicar a comunicação entre as células e enfraquece a defesa do hospedeiro. (4)
  • Vitamina E: pode melhorar a imunidade, aumentando a produção de anticorpos. É encontrada em castanhas, amêndoas e nozes. (4)

Agora que sabemos quais nutrientes melhoram a atividade imunológica, citaremos alguns alimentos que podem estimular os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do nosso organismo. Nesse sentido, é recomendado:

  • Fontes proteicas: carne vermelha, leite, ovos, feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico; (5)
  • Frutos do mar, cereais integrais, sementes e castanhas são ricos em zinco; (5)
  • Ácido fólico: encontrado nas carnes e grãos, como também em vegetais verde-escuros, como a couve, espinafre, rúcula e brócolis (5)
  • Cenoura, manga e mamão são ricos em vitamina A, enquanto as frutas cítricas, como abacaxi, acerola, limão, maracujá e laranja, são abundantes em vitamina C. Esses dois compostos ajudam a maturar as células imunes que geram resistência às infecções. (5)
  • A cebola é fonte de quercitina, uma substância que potencializa a função imune e tem propriedades antivirais, antibacterianas, antialérgicas e anti-inflamatórias. Em conjunto ao alho, formam uma dupla excelente, rica em zinco e selênio. (5) 

imunidade

Fortalecimento da imunidade a partir de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos pode induzir transformações tanto benéficas quanto prejudiciais ao sistema imune. Tudo depende da intensidade, duração e descanso entre as sessões, ou seja, de como ele é realizado. Atividades moderadas de curta duração podem promover melhoras na imunidade, diminuindo o risco de adoecimento. (6)

Por outro lado, atividades exaustivas e de longa duração, podem causar o efeito contrário. Altas cargas de treinamento físico, eventos de competição e o estresse fisiológico, metabólico e psicológico associados a esse tipo de situação pode gerar disfunção no sistema imune. Isso é explicado por alguns fatores, como os hormônios. Aqueles associados ao estresse, como a adrenalina e o cortisol, podem prejudicar a função das células imunes e estimular as citocinas pró-inflamatórias, indicando intensa atividade metabólica. (6)

Portanto, é importante sempre estar atento à dose e intensidade dos exercícios. Caminhar e se exercitar em casa também pode ser interessante. (6)

Viu só? Com alguns ajustes simples na rotina você consegue realizar práticas que turbinam a sua imunidade, antes, durante depois da sua viagem de férias.

Outra dica: além da alimentação e atividades físicas, cuidar da saúde mental e garantir um sono de qualidade também podem influenciar na resposta imune.

Por aqui, continuaremos inspirando você a se cuidar!

Fontes: 
  1. ARAÚJO, Lizelda et al. Como a alimentação pode melhoras a imunidade? Universidade Federal de Pernambuco, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37415/1/Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20e%20imunidade.pdf>. Acesso em 30 nov. 2021.
  2. MARIANO, Kauana Peixoto. Nutrição e função imune. 2011. 53 f. Seminário (Pós-Graduação em Ciência Animal) – Escola de Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/67/o/semi2011_Kauana_Peixoto_2c.pdf>. Acesso em 30 nov. 2021.
  3. CONHEÇA os oito alimentos que fortalecem a imunidade. Veja, 2017. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/conheca-os-oito-alimentos-que-fortalecem-a-imunidade/>. Acesso em 30 nov. 2021.
  4. CARVALHO, Catherine Teixeira de; BRITO, Isabelle de Lima. Turbine sua imunidade. Universidade Federal da Paraíba, 2020. Disponível em: <http://www.propesq.ufpb.br/propesq/contents/downloads/ebook-turbine-sua-imunidade.pdf>. Acesso em 30 nov. 2021.
  5. DINIZ, Lucília. Alimentação e imunidade. Veja, 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/coluna-da-lucilia/alimentacao-e-imunidade/>. Acesso em 30 nov. 2021.
  6. COSTA, Gustavo de C. Teixeira; GENTIL, Paulo; AGUIAR, Gabriel Rodrigues. Exercício Físico e Imunidade. Núcleo de estudos e pesquisas avanças em esportes. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/73/o/Ebook_Imunidade_e_Exerc%C3%ADcio_2020.pdf>. Acesso em 30 nov. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

7 dicas de saúde que deixarão seu corpo feliz

Se você continuar com os mesmos hábitos, como estará sua saúde daqui dez anos? Normalmente quando tudo está bem não paramos para nos preocupar com a saúde, e só sentimos falta dela quando acontece alguma coisa.

Mas não espere ficar doente para inserir bons hábitos na sua rotina e se livrar dos ruins. Veja o que fazer agora para ter uma vida saudável no futuro: