Como incluir a linhaça no dia a dia

Share on facebook
Share on twitter
linhaça

Quando falamos de alimentos funcionais, a linhaça, com certeza, estará entre eles, pois ela é uma poderosa semente que é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. (1) Considerada uma boa fornecedora de proteínas e fibras, a linhaça pode beneficiar a saúde cardiovascular, além de auxiliar no controle do diabetes e obesidade. (2) Existem muitas outras vantagens no consumo da linhaça, seja ela em óleo, farinha ou semente. Neste texto, falaremos uma pouco mais sobre essa oleaginosa e como a inserir no dia a dia. 

Por que a linhaça vale a pena?

Os atributos da linhaça já começam no fato de ela ser considerada um alimento funcional. Pois, ao receber essa denominação, revela que, além dessa semente possuir propriedades nutricionais básicas, também contém compostos bioativos que são potencialmente benéficos para saúde e cooperam na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, sendo segura para o consumo sem supervisão médica. No entanto, é evidente que as recomendações variam conforme cada alteração e necessidade fisiológica. (2)

A linhaça é produzida pela planta Linho (Linum usitatissimum L.) e pode ser encontrada em duas cores: marrom ou amarelo dourado. (3) Enquanto a semente marrom é característica de climas tropicais, como o Brasil, a dourada surge em climas frios, típico do Canadá. (2) Apesar da diferença na coloração, os nutrientes são os mesmos. (3)

Sua composição oleaginosa é rica em gordura, polissacarídeos e proteínas. A semente possui até 41% de lipídeos, pode chegar em até 33% de fibra alimentar, 21% de proteína e 7% de umidade. Percorrendo o perfil lipídico, a linhaça apresenta baixa concentração de gordura saturada (9%), moderado teor de gordura monoinsaturada (18%) e um ótimo nível de gordura poli-insaturada (73%). Dentre suas propriedades, também se destacam os compostos fenólicos antioxidantes (lignanas, flavonoides e tocoferóis). (2)

Tratando-se de um alimento funcional, a linhaça oferece muitos benefícios, dentre eles: é capaz de combater os processos inflamatórios do organismo; proporcionar o bom funcionamento do intestino; promover a saciedade; acelerar o metabolismo e melhorar a saúde da pele. (4) Além disso, os efeitos da semente no organismo também podem prevenir e auxiliar no tratamento de doenças como: diabetes tipo 2; pressão alta; artrite reumatoide; doenças no fígado; embolias; diminuir processos inflamatórios, colesterol, coagulação sanguínea e mortes por doença cardíaca. (1,3,4) 

Imagem Ilustrativa

3 maneiras de consumir a linhaça no dia a dia

A linhaça pode ser encontrada em óleo e cápsulas de óleo, farinha ou semente.(4) Dependendo do seu objetivo, existe uma escolha certa para atingi-lo. A seguir, saiba os pontos positivos de cada forma e como utilizá-las no dia a dia. 

1 – Linhaça em óleo e cápsulas de óleo:

Já que estamos falando de uma semente, a mastigação pode não ser eficiente para triturar o alimento suficientemente, fazendo com que o corpo não absorva todos os nutrientes. Uma alternativa mais prática é o óleo, que pode ser consumido de maneira líquida ou em cápsulas. O óleo, quando prensado a frio, preserva grande parte das propriedades nutricionais da oleaginosa, possui ômegas na sua forma ativa e gorduras essenciais ao corpo, sobretudo a quem está em busca do emagrecimento. (4) Sugestões de como utilizar o óleo de Linhaça:

  • No tempero de saladas;
  • Preparação de pratos específicos, como tortas e bolos;
  • Suplementação via cápsulas de óleo. 

Imagem Ilustrativa

2 – Farinha de linhaça:

Com a farinha, podemos aproveitar as fibras, vitaminas, minerais e os óleos nela contidos. Você pode adicioná-la em:

  • Pães, bolos, biscoitos ou tortas;
  • Shakes, saladas, frutas, bebidas e vitaminas;
  • Refeições do dia a dia, como o arroz e feijão. 

3 – Semente de linhaça:

Para aproveitar ainda mais as fibras, você pode consumir a semente. No entanto, a recomendação é que a semente seja triturada para que assim possa aproveitar melhor todos os nutrientes. É possível incluir a semente da linhaça em:

  • Molho pesto;
  • Iogurtes e sopas;
  • Tapioca;
  • Preparação de massas.

Certamente, a linhaça é uma semente importante para o organismo, principalmente por se tratar de um alimento funcional que promove e combate substâncias que podem comprometer o bom funcionamento do corpo. Apesar de ser versátil e altamente benéfica, ressaltamos que, para inserir qualquer produto no dia a dia, devemos procurar uma orientação profissional.

Fontes: 
  1. NUTRICIONISTA en sina a consumir semente de linhaça, rica em ômega 3 e 6 e poderosa contra inflamações. Marie Claire, 2010. Disponível em: <https://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI129677-17636,00-NUTRICIONISTA+ENSINA+A+CONSUMIR+SEMENTE+DE+LINHACA+RICA+EM+OMEGA+E+E+PODERO.html>. Acesso em 02 jun. 2021.
  2. PIEROTTO, Moara Farina; ROSSI, Rochele Cassanta. Alimentos funcionais: benefícios da linhaça para prevenção e promoção da saúde. SEFIC 2017 UNILASALLE, 2017.
  3. ALVES, Thiago Williame Barbosa et al. Linhaça (linum usitatissimim l.) como alimento funcional – uma revisão. Anais II CONBRACIS. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/29402>. Acesso em 02 jun. 2021.
  4. EMAGREÇA com a cápsula de óleo de linhaça. Claudia, 2010. Disponível em: <https://claudia.abril.com.br/dieta/emagreca-com-a-capsula-de-oleo-da-linhaca/>. Acesso em 02 jun. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM