Como manter a saúde do coração?

Share on facebook
Share on twitter
coração

Qual a atenção você tem dado para a saúde do seu coração? Você sabe quais os cuidados para ter um coração saudável? Saiba que o coração é o músculo mais importante do nosso corpo e tem a função de fornecer alimento e oxigênio às células. (1)

Um antigo provérbio chinês já dizia: “Todos os dias arrumamos os cabelos, por que não o coração?” Certamente, essa reflexão apresenta uma percepção afetiva, emocional. No entanto, você concorda que também podemos encará-la com uma ótica mais voltada para a saúde cardiovascular?

Neste texto, vamos descobrir como manter um coração saudável com hábitos simples que cabem na rotina.

As principais doenças e fatores de risco para a saúde do coração

Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo. Estima-se que, a cada ano, cerca de 17 milhões de pessoas vêm a óbito em decorrência dessas enfermidades. Falando do Brasil, as complicações cardiovasculares assumem o topo das causas de morte da população brasileira. Para se ter uma ideia, morrem mais pessoas por problemas do coração do que por diversos tipos de câncer, pela violência e pelos acidentes de trânsito. (2,3)

As principais doenças do coração são: (4)

  • Hipertensão arterial;
  • Doença coronariana;
  • Doença cerebrovascular;
  • Doença arterial periférica;
  • Doença cardíaca reumática;
  • Cardiopatia congênita.

Essas doenças podem ser motivadas por diversos fatores, como os níveis elevados da pressão sanguínea, obstrução das artérias coronárias, placas de gordura acumuladas, disfunção nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central ou anormalidades que surgem na estrutura ou função do coração. (4)

A seguir, saiba quais são os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares que, entre os meses de janeiro a agosto de 2019 no Brasil, levou a óbito mais de 289 mil pessoas. (3) 

Fatores de risco de doenças cardiovasculares: (3)

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Obesidade;
  • Doença da tireóide;
  • Colesterol alto;
  • Histórico familiar. 

Bons hábitos que salvam vidas

Agora que você já conhece as principais doenças do coração e os fatores de risco que contribuem para o surgimento delas, saiba que é possível caprichar na prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, estes são os 10 mandamentos do coração saudável, que vão ao encontro de outras recomendações pelo mundo: (1)

  1. Evitar fumar;
  2. Dizer não à obesidade;
  3. Fazer exercícios regularmente;
  4. Controlar a pressão arterial;
  5. Escolher bem os alimentos;
  6. Controlar o colesterol;
  7. Reduzir o stress do dia a dia;
  8. Saber se é diabético;
  9. Não descuidar do lazer;
  10. Realizar consulta médica periodicamente. 

Os nutrientes aliados ao coração

Além dos hábitos citados, não podemos nos esquecer da alimentação. Existem nutrientes que fazem muito bem para a saúde cardiovascular e, se prestarmos atenção na coloração de cada alimento, conseguimos identificar quais substâncias ele pode nos oferecer. Mas, como assim? (5)

Os alimentos na cor vermelha, como o tomate, recebem esse tom pela presença do licopeno, um antioxidante que ajuda a impedir a má atuação do LDL (colesterol ruim). Já os mais alaranjados, como a cenoura, são ricos em betacaroteno, que age contra a oxidação do colesterol, podendo evitar a formação de placas que obstruem as artérias. (5)

Os tons arroxeados também estão incluídos nesta listagem, trazendo as antocianinas, que não só ajudam a conter o LDL, como também impulsionam o HDL (colesterol bom) a subir. Outros alimentos, como brócolis, abobrinha e que tenham folhas verde-escuras também são bem-vindos, pois proporcionam um alto nível de potássio, que ajuda a relaxar as artérias. Daí, com a circulação sanguínea em dia, a pressão arterial permanece estável. (5)

Incluir castanhas, nozes e amêndoas na alimentação, de forma moderada, pode proporcionar a absorção de gorduras boas, selênio e vitamina E, que protegem as paredes dos vasos. Alimentos ricos em fibras, como feijão, aveia, laranja, mamão, kiwi, também podem contribuir para uma boa saúde cardiovascular, já que auxiliam no controle do colesterol. (5)

Resumindo, as substâncias aliadas do coração são: (5)

  • Licopeno;
  • Betacaroteno;
  • Antocianinas;
  • Potássio;
  • Selênio;
  • Gorduras boas;
  • Vitamina E;
  • Fibras. 

Seguindo uma alimentação cardioprotetora brasileira (6)

Já ouviu falar na Dica BR? Essas orientações foram elaboradas com base em alimentos tipicamente brasileiros para proteger a saúde cardiovascular. Simbolizada pela bandeira do Brasil, é divida em grupos alimentares de acordo com as cores da bandeira: verde, amarela e azul. Como sabemos, cada cor tem a sua área correspondente na bandeira do país, assim, o consumo dos grupos alimentares deve seguir a mesma lógica. Veja:

  • Deve-se consumir mais alimentos do grupo VERDE pois é a cor que mais ocupa a bandeira do Brasil. Alimentos deste grupo incluem verduras (alface, repolho, brócolis etc), frutas (limão, abacaxi, laranja, uva etc), legumes (cenoura, abobrinha, tomate etc), leguminosas, (feijão, ervilha, lentilha etc) e leite e iogurtes sem gordura.
  • No grupo AMARELO, o consumo de pães, cereais, tubérculos cozidos, farinhas, oleaginosas e óleos vegetais deve ser moderado. Os alimentos desse grupo também incluem: macarrão, mel, goiabada, doce de abóbora, cocada e geleia de frutas.
  • Por fim, no grupo AZUL, aparecem alimentos que devem aparecer em poucas quantidades nas refeições, como carne de boi, porco, frango e peixe, queijos brancos e amarelos, ovos, manteiga, doces caseiros (pudim, bolos, tortas, mousses), leite condensado e creme de leite. 

Curiosidade: os corações mais saudáveis do mundo

Para incentivá-lo na missão de manter um coração saudável (e, de bônus, trazer um conhecimento cultural), saiba um pouquinho sobre os tsimane, um povoado indígena da Bolívia, com os corações mais saudáveis do mundo. (7)

Um estudo revelou que praticamente nenhum tsimane tinha manifestações de artérias entupidas – até mesmo os de idade avançada. O estilo de vida deles tem algumas semelhanças com o da civilização humana de milhares de anos atrás, no entanto, isso não significa que não podemos aprender algumas lições com esse povoado que vive na floresta amazônica da Bolívia. (7)

A dieta dos tsimane é composta por combinações de carnes, peixes, frutas e agricultura, como arroz, milho e mandioca. Mas, o grande destaque e diferencial que pode contribuir para a saúde cardiovascular está na realização de atividades físicas. Os tsimane são bastante ativos, uma vez que, os homens, dão cerca de 17 mil passos por dia, e as mulheres, 16 mil passos. Para você ter uma ideia, especialistas aconselham que as pessoas deem pelo menos 10 mil passos diários para se manter saudável. (7)

Esse povoado é repleto de pessoas que socializam bastante em comunidade e mantêm uma perspectiva otimista da vida. Depois dessa informação, você deve estar se perguntando: o otimismo e felicidade influenciam na saúde cardiovascular? A resposta é SIM! (7,8)

Segundo uma pesquisa da Harvard School of Public Health, pessoas felizes e otimistas enfrentam menos riscos de sofrer doenças cardíacas e derrames. Cientistas acreditam que o senso de bem-estar pode estar relacionado com a redução de fatores de riscos que induzem doenças cardíacas, como pressão sanguínea e colesterol altos. (8)

Como vimos, manter um estilo de vida com a prática de hábitos saudáveis pode ser muito benéfico para a saúde cardiovascular. Ah, e não se esqueça das visitas ao médico! As consultas são importantes para prevenir e tratar. Realizar atividades físicas todos os dias, manter uma alimentação balanceada, sempre priorizando o bem-estar físico e mental, podem elevar a sua qualidade de vida. Aqui, nós te ajudamos a manter o organismo funcionando da maneira correta e promovemos um estilo de vida que traga mais longevidade e saúde para todos. 

Fontes: 
  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Dicas em saúde – Saúde do Coração. 2004. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/63saude_coracao.html>. Acesso em 26 jul. 2021.
  2. APENAS 1% segue sete hábitos para coração saudável no EUA. BBC News Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/03/120328_saude_coracao_dg>. Acesso em 26 jul. 2021.
  3. SILVA, Maria José. Dia do Coração alerta população para prevenção de doenças cardíacas. Secretaria do Estado de Saúde – Governo do Estado de Goiás, 2019. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/noticias/132-dia-do-coracao-alerta-populacao-para-prevencao-das-doencas-cardiacas>. Acesso em 26 jul. 2021.
  4. CASTRO, Marildes Luiza. Conheças as principais doenás do coração que afetam os brasileiros. Viver de Medicina. Disponível em: <https://ipemed.com.br/blog/doencas-do-coracao/>. Acesso em 26 jul. 2021.
  5. GORETTI, Tenorio. Existem nutrientes que protegem o coração? Veja Saúde, 2016. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/existem-nutrientes-que-protegem-o-coracao/>. Acesso em 26 jul. 2021.
  6. BRASIL. Ministéria da Saúde. Dicas de alimentação para ter um coração saudável. 2018. Disponível em: <https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/dicas-de-alimentacao-para-ter-um-coracao-saudavel>. Acesso em 26 jul. 2021.
  7. GALLAGHER, James. Corações mais saudáveis do mundo estão em povoado indígena na Bolívia, indica estudo. BBC News Brasil, 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-39308331>. Acesso em 26 jul. 2021.
  8. FELICIDADE e otimismo redizem risco de doenças cardíacas, diz estudo. BBC News Brasil, 2012. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/04/120418_otimismo_coracao_bg>. Acesso em 26 jul. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentos e suplementos que toda grávida precisa conhecer

Em um mundo onde a informação está a um clique de distância, impressiona a quantidade de mulheres grávidas que não se alimentam adequadamente para garantir a saúde do bebê e a própria.

Um estudo publicado no “Journal of Family and Reproductive Health” avaliou os hábitos alimentares de 485 mulheres grávidas.

Os pesquisadores descobriram que apenas 1,9% delas atendiam às recomendações alimentares de frutas e vegetais para uma gravidez saudável.

Glutamina e seus benefícios para saúde.

Glutamina e seus benefícios para saúde.

A glutamina é um aminoácido considerado parcialmente essencial que  age na renovação das células, auxilia na imunidade é uma ótima aliada à saúde gastrointestinal. Leia

Anchova: o peixe saudável rico em ômega 3

Sabe aquela história de que ninguém nunca viu cabeça de bacalhau? Mas e as anchovas? Você já viu esse peixe? Sabe como ele se parece? Agora sabe! Neste blog post você vai saber um pouco mais sobre esse peixe rico em ômega 3 que traz diversos benefícios para o organismo.