Como potencializar a energia do seu corpo?

Share on facebook
Share on twitter
energia

Todos nós precisamos de um empurrãozinho às vezes. Quantas vezes você já acordou cansado ou notou uma perda de energia no meio da tarde? Ocasionalmente, bate um desânimo repentino e colocamos em risco todas as tarefas do dia. Mas, afinal, como driblar a sensação de cansaço e ter mais disposição ao longo do dia?

É possível! Com apenas algumas mudanças de hábitos, podemos encarar a rotina com mais energia. No texto de hoje, vamos falar sobre como potencializar o estoque de energia do seu metabolismo para você viver bem e mais feliz!

Como ter mais energia?

Logo abaixo, listamos algumas atitudes para você ficar de olho e aumentar o seu nível de disposição. Olha só:

Dormir o suficiente e ter um sono de qualidade

A regra número um é manter o sono em dia. Mas não é apenas garantir as 7 ou 8 horas diárias na cama, viu? A qualidade do sono faz toda a diferença. Quando não dormimos o suficiente, o metabolismo da glicose pode ser afetado, causando a diminuição da energia ao longo do dia, então, ficamos propensos a comer mais para ajudar a manter os níveis de energia lá em cima. (1,2)

Algumas pessoas sofrem de apneia obstrutiva do sono, uma síndrome reconhecida pela respiração superficial ou pausas na respiração enquanto dorme. Um estudo da Associação Brasileira de Medicina do Sono estimou que cerca de 32,8% da população da cidade de São Paulo são portadoras dessa síndrome, que provoca sintomas como confusão mental e dificuldade de atenção durante o dia, mesmo tendo dormido o mínimo sugerido de horas. (3)

Sabe aquela sensação de cansaço, logo ao acordar, que citamos na introdução deste texto? Existe uma teoria que pode explicar isso: o estresse oxidativo do sono, caracterizado pelo desequilíbrio entre os radicais livres e antioxidantes no cérebro. Durante o dia, ocorre o acúmulo dos radicais livres, decorrente dos processos que vivemos, desde a respiração celular até a absorção dos nutrientes que consumimos. No momento de descanso, os neurônios precisam se “desligar” para removê-los. (1)

O pulo do gato está aí: o aglomerado de oxidantes é o que dá a sensação de sono. Enquanto dormirmos, vários componentes antioxidantes são formados e melhoram o equilíbrio entre esses radicais livres e os antioxidantes. Em uma noite mal dormida, a reparação desses neurônios não é efetiva, então acordamos com eles carregados, trazendo aquele cansaço durante o dia. Ah, e o cochilo depois do almoço também está liberado! (1) 

energia

Praticar exercícios físicos regulares

Talvez, você esteja pensando: “ué, mas quando realizamos atividades físicas, ficamos mais cansados ainda!”. Mas a gente te explica: o exercício regular nos faz sentir menos cansados a longo prazo, nos ajudando a ter mais energia. (4)

Ao praticar uma atividade, como um treino, o cérebro produz diversas reações químicas e envia sinais para todo o corpo, que começa a trabalhar em seu benefício, estimulando o seu nível de energia. (1,2)

Um único exercício pode aumentar, em instantes, os níveis de neurotransmissores, como dopamina, serotonina, e noradrenalina, além de poder melhorar a capacidade de adaptação e concentração do indivíduo. Esse aumento também ajuda o organismo a produzir mais hormônios de bem-estar, conhecidos como endorfinas, sem contar que a circulação também pode ser favorecida, em razão da intensidade do volume de bombeamento do coração. (2,4)

Logo pela manhã, antes de iniciar as tarefas do dia, procure praticar uma atividade física. Você começará o dia mais energizado, com disposição física e mental. A endorfina liberada vai se encarregar de proporcionar o sentimento de recompensa e bem-estar, fazendo com que seu dia seja muito mais especial e se destaque ao realizar suas funções. Só não pode pegar pesado demais! (1)

energia

Se alimentar bem durante o dia

Comece o dia caprichando no café da manhã. Acredite, ele faz toda a diferença. Ao comermos pela manhã, diminuímos a quantidade de cortisol no organismo e aumentamos as de serotonina e dopamina. (1)

Sem dúvidas, para melhorar sua rotina, a alimentação é a peça chave. Sendo assim, é importante que você saiba ouvir suas próprias dicas de fome e saciedade para determinar o momento de tomar um lanchinho. (2,3)

A Escola de Medicina de Harvard destaca que uma boa forma de combater o cansaço é se alimentar regularmente, com comidas e lanches saudáveis a cada três ou quatro horas, em vez de refeições grandes em menor frequência. Nós sentimos que temos mais disposição quando comemos dessa forma espaçada e, se ficamos muito tempo sem ingerir nada, ou pulamos café da manhã ou almoço, podemos causar uma queda na energia no corpo. (2,4)

Algumas observações importantes sobre alimentação e energia:

  • Incluir uma fonte de proteína saudável nas refeições pode ajudar a nos sustentar por mais tempo; (2)
  • Alimentos ricos em fibras fornecem energia a partir de carboidratos, que é a fonte de combustível mais rápida para o corpo; (2)
  • Priorizar lanches ricos em nutrientes, como proteínas e fibras, pode nos dar mais energia e sustentação, comparando a alimentos com calorias vazias; (2)
  • A falta de hidratação adequada também pode causar um impacto negativo no nível de disposição. Por isso, beba água! (2)
  • A vitamina D tem um papel fundamental na reposição de energia, uma vez que praticamente todas as células do corpo possuem receptores dessa substância e necessitam dela. Ela pode ajudar a regular a secreção de insulina e o funcionamento do metabolismo, afetando diretamente os níveis de energia. (1,3)

Ficar menos tempo na internet

A internet pode ser um espaço de ótimo entretenimento e auxiliar na busca de informações, mas quando passamos muito tempo nela, sobretudo nas redes sociais, podemos ficar muito mais cansados. Afinal de contas, nenhum extremo é bom.

Estudos já observaram a ligação entre quantidade de tempo gasto em mídias sociais e a probabilidade de depressão. De certa forma, podemos ficar deprimidos ao depararmos com vidas tão “perfeitas” nas redes sociais. (3)

Um outro ponto também é que existe um hormônio que pode ser influenciado pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos, afetando diretamente a qualidade do sono. Estamos falando da melatonina. O pico máximo acontece próximo à hora de dormir, mas, quando estamos em contato com a famosa “luz azul” de certos equipamentos, como o celular, computador e tablet, esse hormônio vai perdendo a sua força, ficando inativo. (1)

Como vimos, para potencializar a energia do nosso metabolismo ao longo do dia, são necessárias algumas mudanças de hábitos para que possamos viver com mais disposição para encarar os desafios na rotina. Ter um bom sono, praticar atividades físicas regularmente, se alimentar de forma saudável e equilibrada e controlar o tempo navegando nas redes são apenas algumas maneiras de começar a cuidar mais de você mesmo. A transformação começa dentro de você.

Fontes:
  1. PANTERI, Amanda. Adote esses 10 hábitos (simples!) para ter mais energia durante o dia. Boa Forma, 2020. Disponível em: <https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/adote-estes-10-habitos-simples-para-ter-mais-energia-durante-o-dia/>. Acesso em 03 fev. 2022.
  2. DRAYER, Lisa. 10 maneiras de aumentar a sua energia ao longo do dia. CNN Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/10-maneiras-de-aumentar-sua-energia-ao-longo-do-dia/>. Acesso em 03 fev. 2022.
  3. SAIBA como manter a energia ao longo do dia. Veja, 2017. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/saiba-como-manter-a-energia-ao-longo-do-dia/>. Acesso em 03 fev. 2022
  4. CINCO maneiras de aumentar seu nível de energia sem ter que tomar remédio. BBC News Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47779718>. Acesso em 03 fev. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Lúpus: conheça substâncias e formas naturais de combater os sintomas

Quem sofre de lúpus, está sempre em busca de soluções para avaliar os sintomas. Isso porque eles são bem desagradáveis e algumas vezes até incapacitantes, impedindo o paciente de executar as atividades do dia a dia.

O problema é que muitas vezes, os medicamentos prescritos podem trazer efeitos colaterais indesejados.

Mas atualmente, substâncias naturais aliadas a mudanças no estilo de vida podem melhorar muito a qualidade de vida dos portadores de lúpus.

Nesse blog post você vai saber mais sobre essa doença e o que fazer para mantê-la sob controle.