Confira 5 benefícios da suplementação de colágeno no organismo

Share on facebook
Share on twitter
colageno

Quantas vezes você já se olhou no espelho e notou algumas marquinhas indesejadas na pele ou sentiu dores nas articulações ao realizar atividades simples do dia a dia? Esses são sinais de que a produção de colágeno pelo seu corpo pode estar diminuindo. (1)

Mas, felizmente, a solução pode estar na suplementação de colágeno. Neste texto, vamos falar sobre como a suplementação de colágeno pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e tornar o seu dia mais leve e saudável.

A busca crescente pelo colágeno

O colágeno é uma proteína de origem animal que corresponde a 30% ou mais do total de proteínas do nosso organismo. A principal função desse componente é garantir a estabilidade estrutural dos tecidos onde está presente. Pele, ossos, tendões e cartilagens são tecidos compostos principalmente de colágeno. (1,2,3)

A partir dos 25 anos de idade, ocorre a redução de colágeno e o aumento da sua degradação. Cada vez mais as pessoas se preocupam com a qualidade de vida e bem-estar. Por isso, a busca de alimentos funcionais que apresentam propriedades terapêuticas, como o colágeno, vem crescendo no mundo todo. (1,3)

Os suplementos de colágeno que existem no mercado têm o intuito de minimizar os sinais de envelhecimento e prevenir doenças, como a osteoporose e a osteoartrite. (1,2) Nos próximos tópicos, falaremos mais sobre isso. Acompanhe!

Como o colágeno pode ser encontrado?

É possível perceber um aumento no interesse pela aplicação industrial de colágeno. Ele pode ser adicionado em suplementos e em uma variedade de alimentos, como iogurtes, embutidos, chás, sucos e doces. Esses produtos contendo colágeno podem ser usados para fins terapêuticos. (1) É como ter uma ajuda extra para cuidar do bem-estar!

Existem diversas fontes de colágeno, que podem ser obtidas a partir de diferentes espécies animais, como bovinos, suínos e peixes, por exemplo. No Brasil, a maior parte do colágeno é proveniente dos subprodutos da indústria de carne, devido à grande produção para exportação. (1)

O colágeno nativo insolúvel é um subproduto do couro de animais. Para transformá-lo em uma forma que possa ser usada em suplementos, ele precisa passar por alguns processos.(1)

Primeiro, são removidas a gordura e o cálcio. Depois ele é aquecido em água quente, o que faz com que a estrutura do colágeno seja alterada, deixando-o inchado e solúvel. Por fim, ele é seco e moído. Dependendo do tamanho das partículas, pode ser classificado como pó ou fibras. (1)

A forma não processada do colágeno, seja em fibras ou em pó, pode ser submetida a uma reação química de hidrólise, que resulta na produção de gelatina e colágeno hidrolisado. (1)

O que é colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um dos tipos de colágeno existentes. Trata-se de uma forma mais simples de colágeno que nosso corpo consegue absorver com mais facilidade. (4,5)

Isso ocorre porque ele foi quebrado em pedaços menores, chamados de peptídeos, durante um processo chamado hidrólise. Nesse processo, enzimas ou ácidos são usados para dividir as moléculas grandes de colágeno em partes menores que nosso corpo pode assimilar com mais eficiência. (4,5)

Os suplementos alimentares de colágeno contêm peptídeos específicos que podem ajudar a aumentar a produção dessa proteína no corpo. Isso é feito por meio de tecnologias que permitem a ingestão desses peptídeos por via oral. O colágeno hidrolisado é reconhecido e classificado como alimento. (1)

A característica mais importante do colágeno hidrolisado é a prevalência da glicina e prolina em sua composição. Estes aminoácidos são fundamentais para proporcionar estabilidade e facilitar a recuperação das cartilagens. (6)

Agora, você vai descobrir quais os benefícios que a suplementação de colágeno pode oferecer para o organismo e em quais situações ele é indicado.

5 benefícios do colágeno para o seu organismo

1- Melhoria da pele, cabelos e unhas

Diversos estudos mostraram que o colágeno pode ser bom para a pele, melhorando a hidratação, firmeza e elasticidade e diminuindo rugas e linhas de expressão. Além disso, o colágeno pode ajudar a reduzir a celulite, melhorar o cabelo e as unhas e aumentar a disposição. (2)

2 – Auxílio no tratamento da osteoporose e osteoartrite

O colágeno hidrolisado é benéfico para pessoas que sofrem de osteoporose e osteoartrite. Ele pode ajudar a aumentar a densidade óssea, proteger a cartilagem e aliviar a dor. (6)

Apesar de não haver um consenso sobre a dose ideal de colágeno hidrolisado, estudos mostram que uma suplementação diária de 8g pode aumentar a concentração de glicina e prolina no sangue e doses de 12g diárias podem melhorar significativamente os sintomas da osteoartrite e osteoporose. (6)

3 – Prevenção do envelhecimento

Ingerir colágeno hidrolisado pode retardar o envelhecimento, diminuindo as mudanças na estrutura da pele que ocorrem com a idade. Isso acontece porque o colágeno hidrolisado estimula a pele a produzir mais colágeno. (1,5)

Logo, para alcançar a meta de prevenir o envelhecimento e melhorar a aparência da pele, o colágeno hidrolisado pode ser usado como um auxílio na alimentação, cosméticos, produtos para a saúde e outros fins.(1,5)

4- Anti-hipertensivo

Em um estudo com ratos naturalmente hipertensos, o colágeno hidrolisado de origem bovina e suína mostrou efeitos positivos na redução da pressão arterial. Isso ocorre porque ele inibe a atividade da enzima conversora de angiotensina (ECA), responsável por produzir um hormônio que pode aumentar a pressão arterial. Assim, o colágeno hidrolisado tem potencial para ser usado no tratamento ou prevenção da hipertensão. (1)

5 – Proteção contra úlcera gástrica

Em um estudo em ratos, foi observado que a administração de proteína isolada do soro e de colágeno hidrolisado de origem bovina e suína pode reduzir os efeitos da úlcera gástrica. (1)

Esse tratamento reduziu significativamente as lesões ulcerativas e o mecanismo de proteção da mucosa envolveu a redução da concentração de gastrina, aumento da produção de muco e fluxo sanguíneo, renovação celular e produção de bicarbonato. (1)

Tanto o colágeno hidrolisado quanto a proteína isolada do soro apresentaram efeitos protetores quando administrados juntos. (1)

Como vimos, o colágeno é uma proteína muito importante para o nosso corpo, pois ajuda a manter a nossa pele, ossos, tendões e cartilagens saudáveis. Mas, conforme a nossa idade avança, o nosso corpo produz menos colágeno, o que pode causar problemas de saúde e sinais de envelhecimento.

No entanto, podemos ajudar o nosso corpo a produzir mais colágeno através de suplementos, como o colágeno hidrolisado. Ele é mais fácil de ser absorvido pelo nosso corpo e pode ajudar a melhorar a nossa pele, cabelos, unhas e prevenir doenças. Você pode encontrá-lo em farmácias, lojas de suplementos e até supermercados.

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas. Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: características químicas e propriedades funcionais. Rev. Inst. Adolfo Lutz, v. 71, n. 3, p. 530-539, 2012. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/122273/ISSN0073-9855-2012-71-03-530-539.pdf;sequence=1#:>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  2. MARQUES, Nathália Domingues; OLIVEIRA, Allys Vilela de. Efeito da suplementação de colágeno na estética da pele: uma revisão de literatura. Disponível em: <https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1676/1/EFEITO%20DA%20SUPLEMENTAÇÃO%20DE%20COLÁGENO%20NA%20ESTÉTICA%20DA%20PELE-%20UMA%20REVISÃO%20DE%20LITERATURA.pdf>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Regional São Paulo. Tomar colágeno. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/tomar-colageno/>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  4. ZAGUE, Vivian. MACHADO-SANTELLI, Gláucia Maria. Bases Científicas dos Efeitos da Suplementação Oral com Colágeno Hidrolisado na Pele. Revista Brasileira de Nutrição Funcional, a. 15, n. 65, p. 19-25, 2016. Disponível em: <https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/60f70519d95198c164a1ea01eb85f156.pdf>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  5. BOMBANA< Vanessa Barbieri; ZANARDO, Vivian P. Skzypek. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo. Perspectiva, v. 43, n. 161, p. 101-110, Erechim, 2019. Disponível em: <https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/161_750.pdf>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  6. PORFIRIO, Elisângela. FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., v. 19, n. 1, p. 135-164, Rio de Janeiro. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbgg/a/fk95TfhxB7mPsmqYRDdHH8K/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 19 de abr. de 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Já pensou em ser doador de sangue?

Alguma vez você já doou sangue? Já é doador de sangue ou pelo menos pensou no assunto? É um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre isso, pois todos os anos, no dia 14 de junho, países de todo o mundo comemoram o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.

Você é feliz?

Pergunta difícil de responder né? Na verdade, ninguém é feliz o tempo todo. Dizem que a maioria das pessoas experimenta momentos felizes ao longo do tempo.

Mas já que no dia 20 comemora-se o “Dia Internacional da Felicidade”, fizemos uma lista de livros para você refletir melhor sobre o assunto.

Veja: