Conheça 4 benefícios do cálcio para a saúde dos idosos

Share on facebook
Share on twitter
calcio

Envelhecer é um processo natural na vida dos seres humanos. Nessa fase, os idosos expõem condições muito vulneráveis, o que pode gerar uma carência nutricional e causar diversas patologias. (1)

Um dos nutrientes deficitários dessa população é o cálcio, um mineral essencial para a formação óssea, desempenho cardiovascular, funções cognitivas e motoras. (2)

Neste texto, vamos falar sobre a importância de garantir o aporte necessário de cálcio na alimentação da pessoa idosa, além de destacar seus benefícios para a saúde e uma maior qualidade de vida..

Os problemas de nutrição da população idosa

O envelhecimento pode trazer consigo uma série de alterações fisiológicas e biológicas, especialmente nos sistemas nervoso e musculoesquelético. Essas mudanças, frequentemente, resultam em perdas cognitivas e físicas, como dificuldades de memorização, fadiga e redução da resistência muscular. (2)

Diante dessas transformações, os idosos podem enfrentar um alto risco de problemas nutricionais, destacando-se a desnutrição. O processo de envelhecimento pode comprometer a capacidade de ingerir, digerir, absorver e metabolizar nutrientes dos alimentos, tornando muito importante o cuidado com os hábitos alimentares nessa fase da vida. (1)

A definição de uma alimentação saudável também se modifica com a idade, visto que o metabolismo desacelera, demandando menos calorias, mas uma maior ingestão de determinados nutrientes. (3)

Para garantir uma dieta equilibrada, é essencial incluir fontes de gorduras saudáveis, como salmão, nozes e abacate, além de carnes magras. Evitar alimentos gordurosos e não pular refeições é recomendado, pois o atendimento inadequado às necessidades nutricionais pode levar ao desenvolvimento de distúrbios digestivos durante o processo de envelhecimento. (3)

A importância do cálcio para os idosos

A deficiência de cálcio é um problema sério na população idosa brasileira. Esse mineral é um dos menos consumidos em todas as regiões do país e a falta dele na dieta pode causar problemas de saúde, especialmente nas fases de mineralização óssea. (4)

O declínio da capacidade de absorção de cálcio é um processo fisiológico que ocorre com o envelhecimento, especialmente a partir dos 75 anos de idade. Essa redução, associada ao consumo excessivo de fitatos e sódio, pode aumentar o risco de osteoporose, hipertensão e outras doenças. (2)

Portanto, o cálcio é um mineral essencial para a saúde de todos, mas é especificamente importante para os idosos. A seguir, confira os benefícios que o cálcio pode oferecer. 

calcio

4 benefícios do cálcio para os idosos

1 – Pode ajudar a prevenir a osteoporose

O cálcio é essencial para a saúde de ossos e dentes e , por isso, desempenha um papel importante na prevenção da osteoporose. Essa doença é caracterizada pela perda de densidade óssea, o que torna os ossos mais frágeis e quebradiços. (3)

Desse modo, a ingestão de cálcio em níveis adequados é fundamental para garantir a resistência e integridade dos ossos. (3)

A obtenção deste mineral pode ocorrer naturalmente através de alimentos ricos em cálcio e suplementos disponíveis. No entanto, é importante destacar a importância da vitamina D para facilitar a absorção eficaz de cálcio. (3)

2 – Pode ajudar a reduzir a pressão arterial

O cálcio pode desempenhar um papel significativo em dois aspectos: promovendo a excreção de sódio pelos rins e aliviando a rigidez das artérias. (5)

O sódio, um mineral que retém líquidos no corpo, tem o potencial de elevar a pressão arterial. O cálcio pode auxiliar os rins na eliminação do sódio, reduzindo, assim, a quantidade de líquido no organismo e, consequentemente, a pressão arterial. (5)

As artérias, responsáveis por transportar o sangue do coração para o resto do corpo, podem tornar-se rígidas, dificultando o fluxo sanguíneo e elevando a pressão arterial. O cálcio pode atuar relaxando as artérias, promovendo uma circulação sanguínea mais suave e, como resultado, reduzindo a pressão arterial. (5) 

calcio

3 – Pode diminuir a quantidade de gordura no sangue

A suplementação de cálcio, especialmente em mulheres, pode ter um benefício inesperado: a redução dos níveis de gordura no sangue. Isso pode acontecer porque o cálcio ingerido se liga a ácidos biliares e ácidos graxos no intestino, o que diminui a absorção de gordura. (5)

Além disso, a suplementação pode manter os níveis de cálcio no sangue normais, reduzindo a necessidade de certas substâncias, como o PTH e o calcitriol. Com menos dessas substâncias, há menos cálcio dentro das células, o que pode promover a queima de gordura e inibir o armazenamento de gordura, resultando em efeitos positivos nos níveis de lipídios, como o colesterol. (5)

Esse processo, juntamente com um aumento na queima de gordura nas células de gordura, também pode levar à perda de peso, aproximadamente 3% do peso corporal. (5)

4 – Pode melhorar a saúde óssea na menopausa

O aumento das necessidades de cálcio durante a menopausa está relacionado a várias mudanças no corpo feminino nessa fase. A diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio importante para a saúde óssea, pode resultar em maior reabsorção óssea, redução na absorção intestinal de cálcio e aumento da excreção urinária desse mineral. (6)

O alto consumo de cálcio pode reduzir a remodelagem excessiva que geralmente ocorre em mulheres após a menopausa e em pessoas com osteoporose. A remodelagem excessiva dos ossos, que é uma atividade aumentada e desequilibrada de formação e reabsorção óssea, pode ser um fator de risco para fraturas. (5)

A ingestão recomendada de cálcio para pessoas acima de 60 anos é de 1200 mg/dia, tanto para homens quanto para mulheres. (7)

Por fim, o cálcio é importante para várias funções no organismo, incluindo o metabolismo ósseo, a saúde dentária, a contração muscular, o metabolismo celular e a permeabilidade da membrana celular. Além disso, desempenha um papel importante nas funções hormonais, na liberação de enzimas e na coagulação sanguínea. (2)

Vale lembrar que é importante que os idosos incluam fontes de cálcio em sua dieta diária. Também é possível obter cálcio de suplementos alimentares, mas é importante consultar um médico antes de iniciar a suplementação, especialmente se o idoso tiver alguma condição médica.

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas. Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado.

Fontes:
  1. MARTINS, Crislane Barbosa; SOUZA, Adriana Paula Braz de. A relação entre o cálcio e a vitamina D no processo de envelhecimento. In: Congresso Internacional Envelhecimento Humano – 2017. Anais eletrônicos… Faculdade Maurício de Nassau, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2017/TRABALHO_EV075_MD4_SA7_ID1181_16102017172741.pdf. Acesso em 09 nov. 2023.
  2. DIAS, Fabiana Lavareda; RODRIGUES, Maria Selma Ribeiro. Deficiência de cálcio em pessoas idosas: causas, consequências e intervenções nutricionais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo de Conhecimento, v. 4, a. 4, e. 11, p. 41-60, 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/deficiencia-de-calcio. Acesso em 09 nov. 2023.
  3. CASTRO, Larissa Alvarado et. al. A importância do cálcio na prevenção do desenvolvimento da osteoporose para um envelhecimento saudável. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 5, p. 36193-36205, Curitiba, 2022.
  4. VACARI, Caroline Celestina. Consumo de alimentos fontes de cálcio e vitamina D em idosos participantes do programa UCS Sênior em Caxias do Sul – RS. 2017. 65 f. Projeto de pesquisa (Graduação em Nutrição) – Universidade de Caxias do Sul, Canela, 2017. Disponível em: – https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/4133/TCC%20Caroline%20Celestina%20Vacari.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 09 nov. 2023.
  5. BIDU, Nadielle Silva. Riscos e benefícios da suplementação medicamentosa de cálcio nos idosos. Infarma Ciências Farmacêuticas, v. 26, n. 1, p. 53-59, 2014. Disponível em: https://www.revistas.cff.org.br/infarma/article/view/557. Acesso em 09 nov. 2023.
  6. CINTRA, Juliana Sallai. A importância da suplementação de cálcio e vitamina D para a saúde óssea, com foco na prevenção e tratamento da osteoporose. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia-Bioquímica) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/aa0b73d9-8f8f-4a14-8297-ce9ce2a174f2/3048831.pdf. Acesso em 09 nov. 2023.
  7. LEAL, Juliane Barroso et. al. Consumo de cálcio dietético por idosos praticantes de atividade física em uma academia de Teresina, Piauí. Rev Bras Nutr, v. 27, n. 3, p. 164-169, 2012. Disponível em: http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2016/12/Artigo-4-3-2012.pdf. Acesso em 09 nov. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

9 resoluções para você ser mais saudável

Fonte: mdemulher.abril.com.br 1. Fique amiga das bactérias A lista de benefícios dos aclamados probióticos, presentes em leites fermentados e certos iogurtes, é longa: de estimular as

18 de outubro, Dia do Médico!

No mês em que se comemora o Dia do Médico, a Vital Âtman faz uma homenagem a estes grandes profissionais trazendo alguns filmes e livros que retratam essa nobre profissão.