Memória e saúde do cérebro: conheça oito alimentos benéficos

Share on facebook
Share on twitter
Conheça 8 alimentos ótimos para a memória e a saúde do cérebro

Você sabia que a nossa alimentação também pode afetar a memória? Uma dieta pobre em vitaminas e nutrientes pode prejudicar a saúde do cérebro e, consequentemente, a memória.

Nesse texto, falaremos um pouco sobre isso, além de apresentar alimentos que podem melhorar a memória e a saúde cerebral.

A saúde do cérebro começa no prato

Ter uma dieta rica em magnésio, ômega-3, zinco, vitaminas B1 e B6 e colina auxilia na saúde do cérebro. E sabe o que é positivo? Podemos consumir tudo isso apenas com alimentação. Alimentos que já fazem parte do nosso dia a dia, como folhas verde-escuras, feijão e carne são grandes aliados quando se trata de fortalecimento de neurônios e prevenção do mal de Alzheimer. (1)

Vale lembrar que, da mesma forma que uma alimentação saudável pode auxiliar na saúde, uma má alimentação pode prejudicar o funcionamento cerebral. Os alimentos que podem fazer mal são: embutidos, enlatados, ultra processados, refrigerantes, frituras e doces. O que acontece é que, ao incluí-los na dieta, acabamos deixando de ingerir os alimentos saudáveis, perdendo, assim, substâncias importantes para o bom funcionamento do nosso cérebro. (1)

Mas afinal, quais são os alimentos que podem auxiliar na memória e na saúde do cérebro?

Conheça 8 alimentos ótimos para a memória e a saúde do cérebro
Conheça 8 alimentos ótimos para a memória e a saúde do cérebro

1 – Peixe

Sardinha, salmão, atum, cavalinha e arenque. Esses são os peixes que precisam ser incluídos na dieta. Isso porque eles são ricos em ômega-3, responsável por fazer a conexão entre os neurônios, contribuindo para a plasticidade sináptica. (2)

Fora isso, o peixe pode proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas e ajudar a prevenir e reduzir os sintomas da depressão. Se comermos esses peixes uma vez por semana, já teremos benefícios para a memória. (3)

2 – Nozes

As nozes são ricas em ômega-3 (de origem vegetal, e não animal, como o caso do peixe), e substâncias de ação antioxidante e anti-inflamatória. Incluir as nozes na sua dieta poderá favorecer a formação de novos neurônios e, de quebra, contribuir para a comunicação dos neurônios que já existem. E não é só isso. As nozes também otimizam a eliminação de toxinas que podem vagar pelo nosso cérebro e, as ingerindo diariamente, podemos melhorar a memória verbal. (3)

3 – Espinafre

As folhas escuras, no geral, concentram uma grande variação de substâncias essenciais para beneficiar o sistema nervoso, mas uma delas merece estar em evidência: o espinafre. Não era à toa que o Popeye gostava tanto, né? O espinafre é rico em luteína, responsável por contribuir de forma significativa para a saúde do cérebro. (2)

Pessoas que consomem alimentos que possuem luteína em sua dieta diária tem memória e raciocínio aguçados. Isso acontece porque esses alimentos têm ação antioxidante e, combatendo os radicais livres, acabam ajudando o cérebro. Sabe-se que o estresse pode ser um fator para causar danos aos neurônios e, consequentemente, contribuir para perdas cognitivas. (2)

E tem mais! Além do espinafre, a rúcula, a couve e o brócolis possuem ácido fólico, que contribui para proteger o cérebro e reduzir o risco de demências. (2)

4 – Morango

Nem só de ômega-3 nossa memória sobrevive, né? O morango possui fisetina, um componente que desempenha um importante papel nas lembranças. Essa substância induz a diferenciação das células nervosas, influenciando diretamente na boa função cognitiva e na redução do esquecimento. Ponto para o morango! (4)

5 – Tomate

O tomate, assim como o morango, também é rico em fisetina, que contribui consideravelmente para a melhora da memória. Fora isso, ele ainda possui licopeno, que é uma antioxidante capaz de reduzir os danos causados pelos radicais livres. (4)

6 – Chocolate amargo

Você não leu errado, não. O chocolate amargo pode sim ser um ótimo aliado na saúde do cérebro. Isso acontece porque ele é feito a partir do cacau, fruto que possui efeitos antioxidantes e consegue promover uma boa circulação do sangue. (2)

O chocolate amargo auxilia na cognição, na memória, na atenção e, de bônus, na redução de problemas cardíacos. Vale ressaltar que abusar do chocolate pode ser prejudicial à saúde, tá? Então, a regra é consumir com moderação. (2)

7 – Ovo

Um alimento que todos tem em casa e que é bom e barato. É rico em colina, substância responsável por auxiliar na saúde mental, na memória e no aprendizado. Além disso, consegue proteger as células do cérebro. (4)

8 – Uva

Quem tem memória ruim com certeza precisa comprar um cacho de uvas agora! Brincadeiras a parte, as uvas têm fisetina – assim como o morango e o tomate – e são ricas em flavonoides. Essas duas substâncias protegem o sistema nervoso, influenciando na regulação da morte dos neurônios e na regeneração das células. (4)

Conheça 8 alimentos ótimos para a memória e a saúde do cérebro
Conheça 8 alimentos ótimos para a memória e a saúde do cérebro

Outros alimentos como linhaça, quinoa, amendoim, abacate, azeite de oliva e café também podem ser aliados para melhorar a memória e a saúde do cérebro. (2, 3 e 4).

Nunca é tarde para mudar seus hábitos alimentares. Sempre há tempo para cuidar do que ingerimos. Mas lembre-se: é essencial procurar ajuda de um profissional da área para que ele entenda as suas necessidades e te oriente a respeito da quantidade de cada alimento que deve ser consumido.

FONTES:
  1. HARTMAN, Marcel. Nada melhor que suplementos: veja comidas que melhoram concentração, memória e raciocínio. Estadão, 2017. Disponível em <https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,nada-de-suplementos-veja-comidas-que-melhoram-concentracao-memoria-e-raciocinio,70001663867>. Acesso em 02 dez. 2020.
  2. PEREIRA, Regina Célia. Os 10 alimentos que melhoram a memória. Veja Saúde, 2018. Disponível em <https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-10-alimentos-que-melhoram-a-memoria/>. Acesso em 02 dez. 2020.
  3. SOUZA, Tailise. Os sete alimentos que turbinam o cérebro. Veja Saúde, 2020. Disponível em <https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/alimentos-turbinam-o-cerebro/>. Acesso em 02 dez. 2020.
  4. CARVALHO, Luciana. 10 alimentos ótimos para a memória. Exame, 2016. Disponível em <https://exame.com/casual/10-alimentos-otimos-para-a-memoria/>. Acesso em 02 dez. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

7 dicas de saúde que deixarão seu corpo feliz

Se você continuar com os mesmos hábitos, como estará sua saúde daqui dez anos? Normalmente quando tudo está bem não paramos para nos preocupar com a saúde, e só sentimos falta dela quando acontece alguma coisa.

Mas não espere ficar doente para inserir bons hábitos na sua rotina e se livrar dos ruins. Veja o que fazer agora para ter uma vida saudável no futuro:

Ômega 3 e a prática esportiva

Em busca de uma boa performance, muitos atletas fazem uso de suplementos que ajudam a melhorar o desempenho. Estes suplementos podem proporcionar uma variedade de

Atividade física: remédio para o coração

Fonte: sintaseucoracao.com.br Pesquisas não param de apontar uma relação estreita entre a prática cotidiana de exercícios e a prevenção de males cardiovasculares. Mas quais são os