Conheça os benefícios da cranberry para a saúde

Share on facebook
Share on twitter
cranberry

Hoje vamos nos aprofundar sobre uma pequena fruta vinda da América do Norte e que recentemente ganhou fama devido a seus inúmeros benefícios e se tornou mais fácil de encontrar no Brasil: a cranberry. (1)

A cada ano estamos mais conscientes e convencidos de como é importante fazermos escolhas melhores e mais naturais para nossa saúde. Passamos a dedicar mais tempo na seleção dos ingredientes que colocamos na nossa mesa todos os dias e colhemos os benefícios com a qualidade de vida que estamos ganhando.

A natureza nos oferece diversos aliados para esta missão: as frutas (como a cranberry), sementes, raízes e outros diversos alimentos que são fontes de nutrientes para nosso corpo. 

O que é cranberry?

A cranberry é uma das três frutas nativas cultivadas na América do Norte, e, no Brasil, é conhecida pelo nome “oxicoco”. Os primeiros registros sobre a fruta surgem na literatura por volta de 1620, mostrando americanos usando o alimento na conservação de carnes de caça. Outro fato apontado é que seu suco vermelho era usado como tinta natural para coloração de tecidos como tapetes, cobertores e roupas. (1)

Naquela época, já observavam suas propriedades medicinais e utilizavam como antisséptico natural, aproveitando a cranberry no tratamento de ferimentos que eram causados por flechas venenosas. Nos Estados Unidos, a cranberry também tem um papel cultural e importante nos tradicionais feriados, como o de Ação de Graças, e é considerada símbolo de uma vida saudável.(1)

A fruta é rica em fibras (pectina), ácidos (acético, ascórbico, cáprico, málico, valeriânico, cítrico), antioxidante (flavonóides) e sais minerais (magnésio, ferro, cálcio e selênio). (1)

 

cranberry

Benefícios da cranberry para a saúde

Estudos mostraram que a cranberry auxilia na prevenção e na manutenção de determinados sistemas do nosso corpo. Devido ao seu alto teor de polifenóis, a cranberry pode ajudar a conferir propriedades anti-inflamatórias para o organismo. (2)

Além de sua atividade antimicrobiana, a cranberry possui em sua composição vários compostos antioxidantes que auxiliam contra o desenvolvimento de diversas doenças, trazendo benefícios a saúde.(3)

Um estudo publicado pela revista American Journal of Clinical Nutrition, em 2011, destacou que a fruta ajuda na saúde cardiovascular e revelou que os participantes que consumiram um coquetel reforçado de suco de cranberry tiveram uma redução significativa na rigidez arterial, um indicador de risco de doença cardiovascular. (2)

A resistência dos micróbios em nosso corpo tem se mostrado um grande problema. Por esse motivo, tem crescido a busca por métodos alternativos e naturais de prevenção. Pesquisas mostraram que a cranberry está entre as melhores propostas de prevenção natural e a ação desta planta está relacionada ao tratamento de doenças do trato urinário, como vamos ver a seguir. (4) 

Cranberry e a infecção urinária

A ITU – infecção do trato urinário – é uma das doenças mais comuns da atualidade. É a segunda infecção mais encontrada na população e ocorre em todos os ciclos da vida. A doença é repetitiva, acomete todos os gêneros, no entanto é mais comum entre meninas e mulheres.(5) Embora a doença seja, geralmente, de fácil tratamento, a ITU pode ser perigosa em idosos, crianças e pacientes imunocomprometidos. (3)

Dentre todas as infecções, a do trato urinário é a mais associada a procedimentos invasivos. Se não for tratada adequadamente, pode resultar em complicações como pielonefrite aguda, bacteremia e pionefrose. A ação da cranberry está relacionada ao tratamento de doenças urinárias por possuir substâncias que inibem a adesão bacteriana ao epitélio do trato urinário, o que dificulta a proliferação e reprodução. (4)

Inicialmente, o suco de cranberry era utilizado com o intuito de baixar o pH da urina. A redução do pH é relacionada com a formação de ácido hipúrico por meio do metabolismo do ácido quínico presente no suco de cranberry. Posteriormente, foi descoberto que algumas proantocianidinas (PAC) presentes na fruta inibem a ligação das fímbrias das células uroepiteliais de E. coli, prevenindo a aderência bacteriana no trato urinário. (3)

Uma pesquisa publicada recentemente comprovou que o suco de cranberry pode ajudar a reduzir recorrências de infecções do trato urinário em crianças. O estudo foi realizado por pesquisadores finlandeses e revelou que a ingestão regular de suco de cranberry limitava o número de recorrências de infecções em 43% e reduzia a necessidade de antibióticos em 34% – o equivalente a seis dias por paciente por ano. (1)

A menor ocorrência de infecções proporcionará uma menor utilização de antibióticos e, consequentemente, será possível reduzir os casos de resistência a estes medicamentos. (3)

Com tantas pesquisas e resultados de estudos, fica claro o quanto essa fruta é benéfica e merece estar dentro da nossa alimentação no dia a dia. É uma crença comum acharmos que alimentos saudáveis não são saborosos, o que pode dificultar a ingestão no cotidiano. A cranberry desmistifica tudo isso, surgindo como uma excelente opção de consumo de nutrientes com sabor delicioso.

O consumo pode acontecer na forma fresca, como suco, chá, molhos e até mesmo em drinks.(3) Prática e fácil de carregar para qualquer lugar, a fruta é uma excelente opção de lanchinho durante o dia.

Caso ainda não conheça a cranberry, experimente! Lembre-se sempre de ter o auxílio de profissionais capacitados para orientá-lo quanto a ingestão de novos alimentos em sua rotina e aproveite do sabor, nutrientes e benefícios dessa frutinha deliciosa.

Fontes:
  1. CRANBERRY. Aditivos & Ingredientes, p.53-54. Disponível em <https://funcionaisnutraceuticos.com.br/upload_arquivos/201612/2016120509826001481549788.pdf>. Acesso em 27 abr. 2021.
  2. CRANBERRY: uma fruta com muitos benefícios. Food Ingredients Brasil. Disponível em <https://revista-fi.com.br/artigos/ingredientes-funcionais/cranberry-uma-fruta-com-muitos-beneficios>. Acesso em 27 abr. 2021.
  3. FERRI, Schaiane et al. Avaliação do consumo de Cranberry frente à prevenção e ao tratamento de infecção do trato urinário (ITU). Natureza Online, v. 16, n. 1, p. 19-26, 2017. Disponível em <http://www.naturezaonline.com.br/natureza/conteudo/pdf/NOL20170701–.pdf>. Acesso em 27 abr. 2021.
  4. SOUZA, Carla F. P. Belmont et al. Efeito antimicrobiano do extrato de cranberry sobre micro-organismos causadores de infecção urinária. Cadernos UniFOA, n. 31, p. 113-122, 2016.
  5. GALVÃO, Gabriela Ribeiro; BOMFIM, Natália da Silva. Cranberry: profilaxia nutricional para infecção do trato urinário. Rev. Pesq. Saúde, v.19, n.2, p. 83-87, 2018.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Linhaça: por que você ainda não consome?

Vamos fazer um teste? Pense nos principais alimentos que você ingeriu na última semana. Provavelmente nesta lista não vai ter a linhaça, acertei? Isso porque a maioria das pessoas desconhece todos os benefícios deste pequeno grão. Mas você pode e deve fazer uso deste alimento.
Veja o que ele pode fazer por você: melhorar a textura de pele e cabelo, auxiliar no emagrecimento…