Conheça os benefícios da taurina

Share on facebook
Share on twitter

Talvez você já tenha ouvido falar da taurina por ela estar presente em algumas bebidas energéticas. A taurina, assim como a cafeína, também muito presente em bebidas energéticas, pode atuar como um estimulante ao sistema nervoso central. (1,2)

A cafeína é um composto que tem sido relacionado, além de estimulante do sistema nervoso central, ao aumento de desempenho físico e mental e do estado de alerta. Porém, em doses elevadas, pode apresentar efeitos como aumento da pressão arterial, arritmia, taquicardia, insônia, náusea e convulsões. (2)

A taurina, por sua vez, é um aminoácido que apresenta participação em diversas funções fisiológicas, como na absorção de gorduras, ação antioxidante, proteção ao coração, ação anticonvulsiva e na modulação de insulina. Por esses fatores, tem sido muito usada como um ingrediente funcional em alimentos. (2)

Claro que o consumo dessa substância, assim como a da cafeína, deve ser moderado. O cuidado deve ser ainda maior quando falamos do consumo de energéticos misturadas com bebidas alcoólicas, já que ambas possuem seus efeitos potencializados pelo álcool e podem trazer muitos prejuízos para a saúde. (1)

Porém, são inegáveis os benefícios que a taurina pode oferecer ao nosso organismo. E é sobre eles que vamos falar nesse texto.

Taurina, quem é você?

A taurina é um aminoácido considerado não essencial, ou seja, que o organismo é capaz de sintetizar para seu funcionamento. Nosso corpo a sintetiza no fígado e no cérebro a partir dos aminoácidos metionina e cisteína. Ela está presente em maiores quantidades na retina e nos tecidos muscular, esquelético e cardíaco. (3,4,5)

Nos alimentos, a taurina está presente em maior concentração em frutos do mar, peixes e carne escura de aves. (4) Mas ela também pode ser consumida por meio de suplementação.

Esse aminoácido pode agir no sistema nervoso central com a função de melhorar a sinalização de leptina, hormônio que age na regulação da ingestão alimentar, e insulina, hormônio que carrega a glicose para as células. A taurina também pode apresentar efeitos benéficos para praticantes de atividades físicas e ter ligação com a longevidade. (5,6) 

Taurina, cérebro e obesidade

O rápido crescimento da obesidade no mundo fez com que muitas pesquisas avançassem com o intuito de descobrir formas de controlar o sobrepeso da população. E é por esse motivo que diversos estudiosos buscam encontrar uma relação entre a taurina e o emagrecimento. (5)

Foi pensando nisso que o biólogo Rafael Ludemann Camargo defendeu sua tese de doutorado na Unicamp. Ainda são estudos primários, realizados com ratos, mas que apontam resultados interessantes. (5)

Ao suplementar camundongos com taurina na água ofertada a esses animais, ele observou que  o aminoácido agiu no sistema nervoso central, melhorando a sinalização da leptina e da insulina. E por que isso é importante? Porque a leptina é um hormônio capaz de de enviar sinais de saciedade ao cérebro, enquanto a insulina promove a entrada de glicose nas células, que será transformada em energia. Portanto, são hormônios que, de forma indireta ou direta, possuem relação com a obesidade. (5)

Uma outra abordagem realizada por Lício Veloso, também com camundongos e também na Unicamp, constatou que, ao injetar taurina diretamente no hipotálamo dos animais, o aminoácido potencializou a ação da insulina no sistema nervoso central. (5)

Por fim, um estudo publicado em 2020, realizado com 38 mulheres obesas, o grupo suplementado com 3g/dia de taurina apresentou maiores reduções de colesterol total e LDL, menor quantidade de marcadores inflamatórios e aumento de adiponectina, hormônio capaz de suprimir a fome, confirmando a tese dos pesquisadores de que a taurina apresentaria efeitos benéficos para o combate à obesidade, com efeitos anti-inflamatórios, anti-oxidativo, melhora do perfil lipídico e redução de resistência à insulina. (3,7)

Claro que ainda são estudos inicias e mais pesquisa acerca desse assunto é necessária. Porém, elas já mostram resultados interessantes e que podem contribuir para o desenvolvimento de remédios ou tratamentos contra a obesidade. (5)

taurina

Taurina e longevidade

De acordo com a OMS, a ilha de Okinawa, no Japão, possui um dos maiores índices de longevidade do planeta, com muitos indivíduos acima dos cem anos de idade. Após pesquisas, foi constatado que os habitantes dessa ilha possuíam algo em comum: altos índices de consumo de taurina. (6)

Uma hipótese levantada por alguns estudos é a de que a taurina é capaz de agir no controle da ansiedade e do estresse, na redução do cortisol no organismo e melhorar a qualidade do sono, fatores que podem contribuir para uma maior longevidade. (6)

Outros estudos pesquisam, ainda, a atuação da taurina como cardioprotetor e seus efeitos vasculares, que podem diminuir a incidência de aterosclerose, infarto do miocárdio e AVCs, fatores que tem grande influência nos índices de morte súbita. (6)

Assim como citado no tópico anterior, ainda são necessárias mais pesquisas acerca do assunto. Mas vale lembrar que as descobertas acerca do ômega 3 começaram de maneira muito semelhante: após análise da população de esquimós. (6)

taurina

Taurina e exercícios físicos

Talvez o benefício mais conhecido da taurina seja a sua relação com os exercícios físicos.

Existem diversas referências na literatura que tratam da relação da taurina com exercícios aeróbicos (que utilizam oxigênio na geração de energia nos músculos e trabalham grandes grupos musculares, como andar, correr, nadar e pedalar) e anaeróbicos (as atividades intensas, de curta duração e cuja energia independe do oxigênio, como musculação, levantamento de peso, HIIT, abdominais etc). (4)

Entre os benefícios da taurina na realização de exercícios aeróbicos está aumento no tempo total de exercício, melhoria na capacidade respiratória, maior oxidação de gordura e diminuição do índice de percepção de esforço.(4)

Exercícios anaeróbicos são intensos e de curta duração e, por isso, precisam de fornecimento imediato de energia. Possuir energia eficiente é fundamental para conseguir manter o desempenho nesse tipo de exercício e o consumo de taurina poderia estar justamente relacionado com a melhoria no desempenho, sendo capaz de aumentar o tempo total de exercício de carga máxima e o número de repetições. (4)

Isso acontece porque a taurina seria capaz de manter a concentração desse aminoácido nos músculos esqueléticos, regular a concentração de cálcio intracelular e desempenhar papel importante para a contração dos músculos. (4)

Viu só como a taurina pode oferecer uma série de benefícios para a nossa saúde? Mas como sempre frisamos, é importante consultar um nutricionista antes de incluir qualquer suplemento no seu dia a dia.

Fontes:
  1. ALVIM, Mariana. O que as bebidas energéticas prometem e como realmente impactam a saúde. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51580835>. Acesso em 24 jan. 2022.
  2. CANGANI, A. P. et al. Determinação de cafeína e taurina em bebidas energéticas comercializadas em São Paulo por eletroforese capilar. UFRGS. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sbctars-eventos/xxvcbcta/anais/files/1343.pdf>. Acesso em 24 jan. 2022.
  3. BARROS, Turibio; ANGELI, Gerseli. Consumo de aminoácido taurina pode ajudar no emagrecimento. Eu Atleta, 2020. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2020/10/20/consumo-de-aminoacido-taurina-pode-ajudar-no-emagrecimento.ghtml>. Acesso em 17 jan. 2022.
  4. PEREIRA, J. C. et al. Efeito da ingestão de taurina no desempenho físico: uma revisão sistemática. Revista Andaluza de Medicina del Deporte, v. 5, n. 4, p. 156-162, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3233/323327672006.pdf>. Acesso em 17 jan. 2022.
  5. FILHO, Manuel Alves. Estudo investiga a ação da taurina no sistema nervoso. Jornal da Unicamp, n. 617, 2015. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/617/estudo-investiga-acao-da-taurina-no-sistema-nervoso>. Acesso em 17 jan. 2022.
  6. BARROS, Turibio. Consumo de aminoácidos taurina pode ter ligação com a longevidade. Eu Atleta, 2017. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/consumo-de-aminoacido-taurina-pode-ter-ligacao-com-a-longevidade.ghtml>. Acesso em 17 jan. 2022.
  7. HAIDARI, Fatemeh et al. Effect of weigh-loss diet combined with taurina supplementation on body composition and some biochemical markers in obese women: a randomized clinical trial. Amino Acids, v. 52, n. 2, 2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/343122432_Effect_of_weight-loss_diet_combined_with_taurine_supplementation_on_body_composition_and_some_biochemical_markers_in_obese_women_a_randomized_clinical_trial>. Acesso em 17 jan. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM