Conheça os benefícios do orégano para a saúde

Share on facebook
Share on twitter

Você gosta de temperar sua comida com orégano? Então, vai gostar ainda mais quando descobrir todos os seus benefícios para a saúde! É que a planta, que já é usada na culinária há milhares de anos, é também um poderoso anti-inflamatório, antibacteriano, antifúngico e possui muitas propriedades antioxidantes, podendo auxiliar a retardar o envelhecimento.

A palavra “orégano” vem do grego “origanum”, que significa “alegria da montanha”. Isso porque o delicioso sabor da planta era bastante explorado em aperitivos, trazendo alegria aos pratos. Mas os gregos antigos também conheciam o poder antibacteriano do orégano e utilizavam até mesmo como desinfetante de feridas.

Atualmente, estudos feitos com ajuda da tecnologia têm comprovado o que os gregos já sabiam: a planta é mesmo muito mais do que um simples tempero. De acordo com pesquisadores da Unicamp, o orégano possui 200 compostos antioxidantes, que podem ajudar a retardar o envelhecimento das nossas células.

Outras propriedades biológicas do orégano são as atividades antibacteriana e antifúngica, que fazem dele um grande aliado do sistema digestivo, ajudando a diminuir a formação de gases e a prevenir as cólicas no intestino.

E o orégano também pode auxiliar a inibir a proliferação de fungos como o Candida albicans, responsável pela candidíase, doença que causa muito desconforto às mulheres.

1 comentário em “Conheça os benefícios do orégano para a saúde”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O óleo de coco não é um vilão, mas sim um superalimento!

Você gosta de usar o óleo de coco em sua alimentação e em sua rotina de higiene e beleza, mas fica confuso com as divergentes informações que encontra sobre esta gordura, e ainda tem dúvidas se ela realmente é tão benéfica? Então este artigo é para você, para que saiba, de uma vez por todas, que o óleo de coco não é um vilão, mas sim um superalimento.