Controle seu peso com 10 atitudes comprovadas cientificamente

Muito mais do que estética, estar com o peso corporal adequado também está ligado à saúde. Isso porque a obesidade está relacionada a várias doenças.
Share on facebook
Share on twitter

Infelizmente vivemos em um mundo onde a obesidade já é um problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde até 2025 cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesas.

 

VEJA TAMBÉM: MEU FILHO ESTÁ ACIMA DO PESO! O QUE POSSO FAZER?

 

Mas a boa notícia é que mudanças simples na alimentação e no estilo de vida podem fazer com que você possa ter o peso ideal e o que é melhor: com saúde! E mais: mudar a dieta e incorporar exercícios físicos na rotina não precisa ser um sacrifício. Com o tempo eles vão se tornando hábitos e farão parte da sua rotina! Uma boa forma de pensar é: daqui a um ano você vai ter desejado começar hoje!

Então saiba o que fazer e comece agora mesmo um projeto de saúde para chegar em 2020 mais saudável!

 

1 – Coma proteínas!

Quando se trata de perda de peso, a proteína é o rei dos nutrientes. De acordo com estudos da Universidade de Milão, na Itália, a ingestão de proteínas pode aumentar seu metabolismo. Além disso, elas ajudam na sensação de saciedade e controlam o apetite.  Experimente começar introduzindo ovos no seu café da manhã!

 

2 – Alimentos integrais

Ao ingerir alimentos integrais, você elimina a grande maioria do açúcar, gorduras saturadas e alimentos processados da sua dieta. A maioria dos alimentos integrais facilita a manutenção de limites calóricos saudáveis e fornece ao seu corpo os nutrientes essenciais que ele precisa para funcionar corretamente. A perda de peso geralmente ocorre como um “efeito colateral” da ingestão deste tipo de alimento. Essas foram as conclusões de estudos feitos pela Universidade de Sydney, Austrália.

 

 3 – Evite alimentos processados

controle-seu-peso-com-10-atitudes-comprovadas-cientificamente-4

Alimentos processados são ricos em açúcares, gorduras e calorias. Além disso, são projetados para fazer você comer o máximo possível e fazer você ficar “viciado”, querendo sempre mais. Isso foi comprovado por pesquisadores do Departamento de Medicina e Centro de Pesquisa em Obesidade de Nova York, EUA. Opte por alimentos naturais como frutas e legumes. 

 

VEJA TAMBÉM: NOVE MANEIRAS NATURAIS PARA PERDER A GORDURA ABDOMINAL

 

 4 – Tenha em casa alimentos saudáveis

Parece uma dica simples, porém é valiosa. Estudos demonstraram que os alimentos que você tem em casa afetam muito o peso e o comportamento alimentar. Ao ter sempre comida saudável disponível, você reduz as chances de se alimentar mal. Tenha sempre na despensa e geladeira alimentos como iogurte, frutas, nozes, cenouras e ovos cozidos. Essas são informações de estudos do Departamento de Psicologia da Universidade de Connecticut, EUA.

 

5 – Limite a ingestão de açúcar

De acordo com estudos da Universidade de Minnesota, EUA, a ingestão de muito açúcar está ligada a doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. E preste atenção, pois o açúcar pode estar oculto em vários alimentos processados. Como o açúcar aparece com muitos nomes diferentes nas listas de ingredientes, pode ser muito difícil descobrir o quanto de açúcar um produto realmente contém. Sendo assim, minimizar sua ingestão de açúcar é uma ótima maneira de melhorar sua dieta.

  

6 – Beba Água

A glass of water macro shot
A glass of water macro shot

A água potável pode ajudar na perda de peso. Beber meio litro de água pode aumentar as calorias queimadas em 24 a 30% após uma hora. Essa foi a conclusão de estudos da Universidade de Berlim, Alemanha.

Beber água antes das refeições também pode levar à redução da ingestão de calorias, especialmente para pessoas de meia-idade. E mais: a água também é ótima para substituir sucos e bebidas com alto teor de calorias! Experimente!

 

7 – Suplemente sua alimentação

O controle do peso também pode ser feito com bons suplementos. Entre eles estão os que contém óleos de linhaça, girassol e gergelim prensados a frio e ricos em ômega 3. Eles são ótimos para auxiliar quem deseja estar com a saúde e o peso em dia e potencializar o treino e a dieta saudável.

 

SAIBA MAIS COMO O ÔMEGA 3 PODE AJUDAR NO CONTROLE DE PESO E NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

 

8 – Coma mais devagar

Ao comer rápido demais você ingere muitas calorias antes que seu corpo perceba que já está satisfeito. Quem faz o controle da saciedade é o hormônio leptina. É ele que avisa seu corpo sobre a hora de parar de comer. Além disso, mastigar mais devagar pode ajudar a ingerir menos calorias e aumentar a produção de hormônios relacionados à perda de peso. Estas são as conclusões de estudos da Universidade de Washington, EUA.

 

9 – Use o óleo de coco

controle-seu-peso-com-10-atitudes-comprovadas-cientificamente-2

As gorduras saturadas saudáveis presentes no óleo de coco prensado a frio, conseguem aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL), o que diminui os riscos de doenças cardíacas

Estudos da Universidade de Genebra, na Suíça, mostram que este óleo pode aumentar levemente o metabolismo além de ajudar a ingerir menos calorias. Experimente substituir suas fontes de gordura por óleo de coco.

 

VEJA TAMBÉM: SETE BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

 

10 – Tenha uma alimentação consciente

Closeup of healthy diet and weight loss concept

A alimentação consciente é um método usado para aumentar a conscientização durante o ato de se alimentar. Esta técnica ajuda você a fazer escolhas alimentares conscientes sobre sua fome e saciedade.

Essa forma de comer tem efeitos significativos no peso, comportamento alimentar e estresse em indivíduos obesos. Além disso é útil contra compulsões alimentares e emocionais. Estas são informações de estudos do Oregon Research Institute, EUA.

  

Dica:

Em vez de se concentrar apenas na perda de peso, deixe que seu objetivo principal seja nutrir seu corpo com alimentos saudáveis. A perda de peso será uma consequência natural deste processo.

 

Gostou deste conteúdo? Repasse-o para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências:
ncbi.nlm.nih.gov
healthline.com 

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Já pensou em ser doador de sangue?

Alguma vez você já doou sangue? Já é doador de sangue ou pelo menos pensou no assunto? É um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre isso, pois todos os anos, no dia 14 de junho, países de todo o mundo comemoram o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.

Como viver mais e melhor

Viver mais e cada vez melhor. Desde muito tempo, esse tem sido um grande objetivo do homem. Por isso, não são poucas as pesquisas sobre