COZINHA VITAL – Homus Vitalis

Share on facebook
Share on twitter

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

250g de grão-de-bico – ½ pacote

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 colher (sobremesa) de sal

1 dente de alho amassado

3 colheres (sopa) de óleo de gergelim

Água se necessário (do cozimento)

Hortelã e cebolinha a gosto

Preparo:

– Deixe o grão-de -bico de molho de um dia para outro. Depois, lave e coloque para cozinhar com água na panela de pressão por quarenta minutos e espere a pressão cessar naturalmente. Escorra a água e reserve. Espere o grão de bico esfriar.

– Use um multiprocessador (módulo de lâmina dupla) ou o liquidificador na função pulsar e bata os grãos, o limão, o alho e acrescente um pouco de água se precisar. Se ficar muito denso, acrescente mais água. Volte a processar até que a massa adquira a consistência de um purê. Acrescente o sal e o óleo de gergelim e processe novamente. Passe para o recipiente que vai servir (sirva frio) acrescente salsinha bem picada, regue com o óleo de gergelim e bom apetite!

– Decore em uma taça transparente com folhas de hortelã e acompanhe com pão de sua preferência.

Dica: quem quiser dar o toque árabe, acrescente o tahine – que é uma pasta feita das sementes de gergelim – cerca de uma colher de sopa cheia. O grão de bico é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e triptofano (que vai se converter em serotonina e trazer bem estar). As fibras são fundamentais na prevenção de câncer, principalmente de intestino. Experimente o homus também na tapioca ou bolacha de arroz, fica delicioso.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM