Detox digital: conheça os benefícios de se afastar um pouco da tecnologia

Share on facebook
Share on twitter
detox digital

Estamos tão habituados a passar o dia inteiro checando as notificações em nossos celulares ou com os olhos vidrados em nossos computadores, tablets e notebooks que, muitas vezes, não notamos o tempo que passamos em frente às telas.

De acordo com o relatório intitulado State of Mobile 2021, os brasileiros gastam, em média, 4,8 horas em seus smartphones. Em escala global, ficamos atrás apenas da Indonésia! (1)

Ficar com o celular na mão até a hora de dormir, dificuldade de concentração, alterações no sono, estresse, sentir ansiedade quando está sem bateria no celular, não conseguir se desconectar nos momentos de lazer com familiares ou amigos, fazer as refeições ao mesmo tempo que utiliza o celular ou sentir que precisa responder todas as mensagens com urgência são alguns sinais de que está na hora de fazer um detox digital.(1,2,3)

O que é detox digital?

Fazer um detox digital significa se desconectar das redes sociais e demais mídias por um determinado período de tempo.

O conceito “detox” se tornou muito popular em referência a uma estratégia alimentar de consumir certos alimentos para desintoxicar o organismo. Quem aí nunca ouviu falar em suco detox ou dieta detox? Muito comum nas épocas de exageros gastronômicos, como as festas de fim de ano e carnaval, o intuito do detox é, basicamente, proporcionar uma melhora no funcionamento do organismo. (4)

A ideia do detox digital é praticamente a mesma: dar um tempo para que a mente descanse e se livre das urgências geradas pela hiperconectividade. (4)

Isso não quer dizer que a internet e a tecnologia são vilãs. Muito pelo contrário. O problema está em como cada indivíduo se comporta em relação a elas. A maioria das pessoas, atualmente, não consegue ficar totalmente desconectada, afinal, a internet já se tornou uma grande aliada de boa parte das profissões e ajuda, também, nos estudos. (4)

Mas, assim como falamos em relação à alimentação, o equilíbrio é essencial. Precisamos aprender a criar uma relação inteligente e saudável com nossos dispositivos digitais. (4)

detox digital

Quais os prejuízos do excesso de conectividade?

O excesso de conectividade gera efeitos neurológicos: toda vez que surge uma notificação, o cérebro libera uma dose de dopamina, gerando sensação de prazer. Isso nos faz querer checar cada vez mais o smartphone. O excesso de dopamina faz com que o cérebro crie uma espécie de trava para a sua produção, necessitando de estímulos cada vez maiores para que possamos sentir prazer. (1)

O uso excessivo dos dispositivos digitais também aumenta a produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. (1)

Além disso, podemos sofrer com alterações na visão, como irritação, olhos vermelhos, cansados e ressecados. A nossa postura também é afetada, causando dores na coluna, no pescoço, nos dedos e nas articulações das mãos. (2)

A luz emitida pelos aparelhos também contribui para uma estimulação excessiva do cérebro, deixando-o alerta até em momentos que não deveria estar, como na hora de dormir. (2)

Por fim, mas não menos importante, estão os diversos transtornos psicológicos que podem ser desencadeados quando passamos tempo demais conectados. (2) 

Como o detox digital pode nos ajudar?

Valorizar os momentos longe do virtual é essencial para uma maior qualidade de vida. E isso pode trazer inúmeros benefícios para as mais diversas áreas:

  • melhora a qualidade do sono; (2)
  • estimula a criatividade e concentração; (1,2)
  • aumenta a produtividade; (2)
  • melhora a autoestima; (1)
  • estreita laços de relacionamento. (1,4)

detox digital

Dicas para fazer um detox digital

1 – Estabeleça um horário para desligar o celular e outros dispositivos eletrônicos

Estabelecer essa rotina te garante algumas horas offline e faz com que você possa criar uma rotina noturna mais saudável, como ler um livro antes de dormir. (3)

Sabemos que, quem utiliza o celular como ferramenta de trabalho, acaba precisando ficar mais horas conectado durante o dia, mas, após o trabalho, é essencial garantir um momento de descanso longe das distrações.

2 – Limite as notificações

Todas as notificações de um smartphone são configuráveis. Você pode, por exemplo, criar padrões para cada momento do seu dia: no trabalho, durante os estudos, enquanto está em casa, enquanto pratica um exercício.

Deixe apenas as notificações mais importantes para cada um desses momentos e, se possível, tire os sinais de alerta, pois eles também atuam como gatilhos. (4) 

3 – Não utilize o celular durante as refeições e quando estiver com outras pessoas

Nada de comer em frente à televisão ou checando as redes sociais. Isso diminui a sensação de saciedade e prejudica a digestão. (4)

Quando estiver acompanhado, dê total atenção à outra pessoa. Isso, com certeza, irá melhorar as suas relações e estreitar laços com a família e os amigos. (2)

4 – Defina um limite de tempo

Determine um limite diário de horas para checar o seu celular. Da mesma forma que é preciso criar uma regra para a hora de se desconectar, é preciso ter regras para estar conectado. (2,3,4)

A ideia é estabelecer um tempo máximo total e distribuir isso em períodos ao longo do dia. Exemplo: 1h30 por dia, sendo 30 minutos de manhã, 30 minutos à tarde e 30 minutos à noite. (2,3,4)

5 – Encontre novas atividades que lhe dão prazer

Ler um livro, fazer uma atividade física, frequentar a aula de dança, passear com o cachorro, testar uma receita nova, praticar yoga, passar um tempo em meio a natureza, encontrar uma pessoa especial para um café da tarde são apenas algumas ideias de atividades que você pode fazer e que trará mais felicidade de bem-estar para o seu dia a dia.(2)

É incontestável os benefícios que a internet, a tecnologia e a conectividade trouxeram para as nossas vidas. Mas precisamos aprender a lidar de maneira saudável com tudo isso para que tenhamos uma maior qualidade de vida.

E, então, preparado (a) para começar o seu detox digital?

Fontes:
  1. BALDISERA, Olívia. Cansado das notificações? 6 passos para incluir o detox digital na sua vida. PUC PR, 2021. Disponível em: <https://posdigital.pucpr.br/blog/detox-digital>. Acesso em 10 jun. 2022.
  2. DETOX digital: descubra como funciona e se você deveria fazer. Vida Saudável, 2022. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/detox-digital/>. Acesso em 10 jun. 2022.
  3. SARDÁ, Thais. 7 passos para um detox digital. Super Interessante, 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/7-passos-para-um-detox-digital/>. Acesso em 10 jun. 2022.
  4. MORAES, Marina. É a hora de fazer um detox digital na sua vida? UNIFEOB, 2022. Disponível em: <https://ead.unifeob.edu.br/blog/detox-digital>. Acesso em 10 jun. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Por que as crianças precisam de DHA?

Os ácidos graxos essenciais são cruciais para uma boa saúde e desenvolvimento das crianças, mais especificamente o DHA.

O DHA é importante para o desenvolvimento cerebral e ocular e função ao longo das etapas da vida, mas é particularmente importante durante os dois primeiros anos de vida e primeira infância.

Sorria: rir faz bem à saúde!

Nada melhor do que dar uma boa gargalhada! Rir de uma situação, de uma piada, de felicidade… Ou simplesmente soltar o riso porque rir faz