Dia Mundial da Saúde: você cuida da sua?

Share on facebook
Share on twitter
saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, mesmo dia que, em 1948, foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data busca promover a conscientização sobre o tema voltando os olhares para a qualidade de vida e os diferentes fatores que podem afetar a saúde da população. Esse é um momento de discutir questões sérias sobre a saúde, além de instruir as pessoas a se cuidarem e a defenderem seus direitos. (1)

Agora, vem a pergunta: você se considera saudável? Para responder, é preciso levar em conta não só a ausência de doenças, pois, afinal, não apresentar enfermidades não significa ter saúde. Sendo assim, para dizer que uma pessoa está saudável, é preciso uma análise de um conjunto de fatores, que abrange tanto os aspectos mentais quanto os físicos.(1)

Portanto, hoje é dia de refletir: você está cuidando da sua saúde?

Todos merecem saúde e qualidade de vida

Não sabemos qual é a sua realidade de vida, mas, saiba que, em todo o planeta, existem grupos com acesso limitado a serviços de saúde de qualidade que lutam diariamente para sobreviverem. Como se não bastasse, ainda sofrem com piores condições de moradia, educação, menos oportunidades de emprego e até mesmo sem nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos. Esse cenário pode levar ao sofrimento, doenças e morte. (2)

Diante disso, reforçamos a importância do Dia Mundial da Saúde, que promove o debate sobre as obrigações dos órgãos públicos para com a população. Segundo a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. (3)

Ainda, segundo o decreto, para que haja saúde, são necessários alguns fatores determinantes, como: alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer e acesso a bens e serviços essenciais. Então, além de cuidarmos da nossa saúde, é importante sempre estarmos atentos à luta por melhorias em nosso país! (1)

saúde

O que podemos aprender com essa data?

1 – Cuidar de si para cuidar do outro

Com a pandemia, aprendemos que as nossas atitudes podem influenciar diretamente a vida do outro, não é mesmo? Por essa razão, é importante que você esteja bem, tanto mentalmente quanto fisicamente, para que possa conservar a saúde do próximo e a sua também. Respeitar os limites e se prevenir contra doenças é essencial. Procurar sempre ser sincero quanto ao seu bem-estar e agir com prudência para que o outro possa viver a vida com qualidade.

2 – Valorizar a sua saúde

Chegou o momento de dedicar um tempo para refletir sobre o que você tem feito para cuidar de si mesmo. Quando estamos bem, com saúde, aproveitamos a vida da melhor forma. Porém, ao surgir uma enfermidade, podemos prejudicar nosso trabalho e nossos objetivos pessoais. Então, inspire e respire, controle o estresse, coma mais frutas, legumes e verduras, pratique atividades físicas e durma bem. (4)

3 – Fazer boas escolhas

As suas escolhas te trazem um maior bem-estar ou só aumentam seus problemas? Liste quais são os seus hábitos saudáveis. Se sentir que dá pra melhorar, não espere até surgir uma enfermidade para transformar sua rotina. Pode ser desde selecionar melhor os ingredientes que vão no seu prato até começar a praticar um esporte que você sempre achou bacana, mas nunca tentou seguir adiante. Faça boas escolhas por você! 

saúde

Como ser saudável nos dias atuais?

Nós vimos que ser uma pessoa saudável requer comprometimento. Então, separamos alguns itens que podem te ajudar a se manter disposto e feliz todos os dias (ou na maioria deles).

  • Seja grato: uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com 200 estudantes revelou que escrever uma lista de gratidão durante nove semanas pode trazer mais felicidade e menos doenças físicas. Além disso, os alunos começaram a fazer exercícios físicos, pois se sentiam melhor com a vida. Portanto, viva a gratidão! (5)
  • Se atente à mastigação: é a primeira e muito importante fase da digestão, pois é responsável por triturar os alimentos e deixá-los em tamanhos adequados para serem engolidos. Alimentos bem mastigados permitem que as partículas sejam expostas ao suco gástrico e às enzimas, possibilitando que os nutrientes sejam absorvidos de maneira saudável e eficaz pela mucosa intestinal. Quando a mastigação não ocorre de forma adequada, pode causar gases, azia, queimação, além, claro, de má absorção dos nutrientes. Controlar a velocidade da mastigação e se preocupar em mastigar corretamente também ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a sentir melhor os sabores dos alimentos. (6)
  • Fique de pé: permanecer sentado por muito tempo é a realidade cotidiana de muita gente e isso pode prejudicar a nossa saúde. Então, levante. O simples ato de levantar da cadeira e passar um tempo em pé pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentar a frequência cardíaca, queimar mais calorias e melhorar seu bem-estar psicoló (7)
  • Estimule o seu cérebro: o nosso cérebro muda constantemente, então é preciso estimulá-lo para mantê-lo vivo. Desse modo, proponha a si mesmo metas e desafios intelectuais, pratique esportes, cultive relacionamentos e durma bem. Essas atividades devem ser mentalmente estimulantes e ao mesmo tempo agradáveis, viu?(8)
  • Curta a natureza: espaços verdes podem reduzir o estresse, revigorar o humor, melhorar a concentração e estimular o nosso sistema imunológico. Um estudo no Reino Unido descobriu que, ao passar pelo menos duas horas por semanas em uma área verde, você se torna mais propenso a relatar boa saúde e maior bem-estar psicológico. Afinal, a natureza tem esse poder lindo de acalmar todos nós! (9)

Se você chegou até aqui na leitura, notou o quanto zelar pela nossa saúde é vital para vivermos em paz e felizes. No Dia Mundial da Saúde, reflita sobre suas atitudes e mude suas perspectivas para um mundo melhor. Afinal, a maior riqueza é a saúde!

Fontes:
  1. SANTOS, Vanessa Sardinha dos. 7 de abril – Dia Mundial da Saúde. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-da-saude.htm>. Acesso em 09 mar. 2022.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Construindo um mundo mais justo e saudável: 07/04 – Dia Mundial da Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/construindo-um-mundo-mais-justo-e-saudavel-07-4-dia-mundial-da-saude/>. Acesso em 09 mar. 2022.
  3. BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Legislação Informatizada: Diário Oficial, seção 1, p. 18.0885, 20/09/1990. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8080-19-setembro-1990-365093-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 09 mar. 2022.
  4. 6 dicas simples e eficazes para cuidar da saúde. Unimed Fortaleza, 2017. Disponível em: <https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/dicas-simples-e-eficazes-para-cuidar-da-saude>. Acesso em 09 mar. 2022.
  5. MOSLEY, Michael. Por que sentir gratidão faz bem à saúde. BBC News Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-57767232>. Acesso em 09 mar. 2022.
  6. NASCIMENTO, Patricia Pimentel do. A importância da mastigação. GEDIIB – Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal no Brasil, 2019. Disponível em: <https://gediib.org.br/pg/noticias-pg/a-importancia-da-mastigacao/>. Acesso em 29 mar. 2022.
  7. MOSLEY, Michael. Por que ficar em pé pode ser bom para o seu corpo, seu metabolismo e seu humor. BBC News Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-59318323>. Acesso em 09 mar. 2022.
  8. CARMO, Marcia. 11 dicas de um cientista para estimular e manter o cérebro saudável. BBC News Brasil, 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-41392389>. Acesso em 09 mar. 2022.
  9. MOSLEY, Michael. As ‘doses siárias de natureza’ que podem diminuir o seu estresse. BBC News Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-57322312>. Acesso em 09 mar. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Aprenda a fazer lanches saudáveis que seus filhos irão adorar

Com tanta variedade de guloseimas no mercado não é fácil conseguir que seu filho tenha uma alimentação saudável. A concorrência é grande: produtos como chocolates, bolos, refrigerantes e açucarados aparecem a todo momento em propagandas, supermercados e muitos deles são vendidos na cantina da escola.

Em um blog post anterior já demos algumas dicas de como combater a obesidade infantil através da alimentação.

Mas independentemente de esse ser o seu caso, vamos dar dicas de lanches saudáveis que você pode fazer em casa e que seus filhos irão adorar!

Eles são fáceis de preparar e contêm nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento deles. Veja: