Dicas para cuidar bem da pele

Share on facebook
Share on twitter

Não importa se você é mulher, homem, jovem, idosa(o)… você deveria estar em dia com os cuidados com a sua pele. Sabemos que estresse, poluição, uso de cigarro e bebidas alcoólicas, alimentação, exposição solar e clima são alguns dos fatores que podem influenciar na aparência da pele. Tais fatores podem gerar o surgimento de manchas, contribuir para o envelhecimento precoce e, até, desencadear algumas doenças.

Claro, cada pessoa tem um tipo de pele e os cuidados para uma podem não ser os mesmos para a outra. Porém, existem algumas dicas que fazem bem para todo e qualquer tipo de pele.

Quer saber como cuidar melhor da sua? Continue a leitura. 

Os cuidados com a pele

A pele do nosso rosto é bastante diferente da pele do nosso corpo, certo?! Por isso, precisamos dedicar alguns cuidados especiais para a face, essa área que está em maior exposição em nosso corpo.

Um fato curioso é que a pandemia aumentou o número de pessoas dedicadas ao famoso skincare. Talvez por repararmos mais em nosso rosto durante as reuniões online ou até mesmo por um maior tempo livre em casa; não importa o motivo, o fato é que o ato de cuidar da pele é quase que como uma terapia, aquele momento de autocuidado e amor próprio. (1)

Mas é importante termos cuidado. Nas redes sociais, encontramos diversas dicas de skincare, com sugestões de produtos e fórmulas caseiras. Porém, não ter o acompanhamento de um profissional pode acabar prejudicando a pele ao invés de ajudá-la. (1)

Por isso, o que queremos mostrar nesse texto são cuidados simples e básicos seguros para todas as pessoas.

Limpeza da pele

Uma pele limpa é essencial para todas as idades. Uma boa limpeza faz com que a pele fique livre de resíduos naturais e impurezas trazidas pelo ambiente. (2)

Por isso, limpar a pele diariamente é fundamental. Se foi possível fazer esse procedimento duas vezes ao dia (de manhã e a noite) é ainda melhor. O ideal é utilizar sabonetes específicos para o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista etc). (2)

Nunca, em hipótese alguma, durma sem retirar a maquiagem. A maquiagem abafa o tecido do rosto e pode deixar a pela mais oleosa e os poros mais dilatados. Procure por demaquilantes específicos para o seu tipo de pele. (2,3)

pele

Hidratar e tonificar

Após a limpeza de pele e antes da hidratação, você pode adicionar mais um passo: a tonificação. O uso de loções tônicas e adstringentes (sempre indicados para o seu tipo de pele) ajuda a fechar os poros, reduzindo inflamação e ajudando a eliminar células mortas. (4)

Algumas pessoas acreditam que quem tem pele oleosa não deve utilizar hidratantes, mas isso é um mito. Sim, já estamos ficamos repetitivos, mas o segredo é sempre escolher o produto adequado para cada tipo de pele. A hidratação adequada ajuda a pele oleosa a controlar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. (3)

A hidratação ajuda a prevenir irritações, amenizar a pele esbranquiçada, melhorar a textura, evitar o envelhecimento precoce, infecções, irritações e protege a pele contra agentes externos. E ela é importante para todos: desde crianças até idosos. (3,5)

O momento após o banho é o ideal para hidratar toda a pele. No corpo, devemos dar atenção especial a áreas mas ásperas, pois elas ressecam com mais facilidade. É o caso de joelhos, cotovelos, calcanhares e tornozelos. (3)

O clima também influencia na escolha do hidratante: é normal que locais mais frios e secos peçam por produtos de hidratação mais intensa. (3)

Beba bastante água

Hidratação não é só com cremes, ela também deve existir de dentro para fora. A água é fundamental para manter uma pele hidratada e bonita. (2)

Por isso, consuma, em média, 2 litros de água todos os dias. (2)

pele

Cuidado com a exposição solar

A radiação ultravioleta pode provocar diversas alterações na pele, como pintas, sardas, manchas, rugas e, em casos mais graves, causar câncer de pele. Engana-se quem acha que a proteção deve acontecer só quando vamos à praia ou à piscina, ela é diária e precisa existir inclusive para quem trabalha em escritório ou home office, pois a luz das lâmpadas e dos eletrônicos também pode ser prejudicial. O mesmo vale para dias nublados e frios. (5)

O protetor solar deve ser reaplicado ao longo do dia. Especialmente em casos de muita transpiração ou longa exposição solar. (5)

No rosto, ele ajuda a evitar os sinais de envelhecimento precoce, pois a exposição aos raios solares prejudica as fibras de colágeno e elastina, responsáveis por conferir firmeza à pele. Se preferir, você também pode optar pelo uso de bases com proteção solar. (2,3)

Os cuidados com a pele também estão no seu prato

Sim, a dieta pode influenciar na saúde da pele. Isso acontece por dois motivos principais: o primeiro é porque, por meio da alimentação, ingerimos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para que o organismo funcione adequadamente e isso reflete em uma pele bonita e sedosa; frituras e alimentos gordurosos, por outro lado, podem contribuir para a produção de sebo. (2)

Em segundo lugar, uma alimentação saudável contribui para que o nosso intestino mantenha uma flora em equilíbrio e isso pode ter reflexos na nossa pele. Dietas ricas em açúcar e gordura podem gerar o desequilíbrio da flora intestinal e desencadear processos inflamatórios na pele, aparecimento de acne, dermatites, acelerar o envelhecimento cutâneo e até contribuir para o surgimento de doenças, como a psoríase. (6)

Por isso, evitar o consumo excessivo de açúcar, gorduras de má qualidade e alimentos industrializados é importante manter uma dieta equilibrada, rica em fibras e alimentos in natura para ter uma pele mais saudável. (6)

Cuidados especiais para a pele

O processo natural de envelhecimento faz com que haja diminuição na produção de colágeno, perda de firmeza e sustentação da pele, o que leva a formação de rugas e aparecimento de manchas. (3)

Por isso, é importante contar com o uso de antixoxidantes tópicos, como vitamina C e vitamina E, resveratrol e outros ativos que ajudam a estimular a renovação celular, como o ácido hialurônico. (3)

Cuidar da saúde da pele é um ato de amor próprio e que devemos fazer em todas as etapas da nossa vida. Algumas doenças de pele abalam a autoestima, por deixarem manchas, cicatrizes e marcas visíveis. Por isso, não devemos deixar esse cuidado de lado. É importante sempre consultar um especialista para indicação de produtos e tratamentos adequados e seguir com os cuidados no dia a dia.

Fontes:
  1. GESTEIRA, Thaís. Cuidar da pele virou mania na quarentena. Veja, 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/cuidar-da-pele-virou-mania-na-quarentena/>. Acesso em 06 jan. 2022.
  2. CUIDAR da pele a partir dos 25 anos ajuda a garantir uma aparência mais jovem e saudável no futuro. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Regional São Paulo. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/cuidar-da-pele-partir-dos-25-anos-ajuda-garantir-uma-aparencia-mais-jovem-e-saudavel-no-futuro/>. Acesso em 06 jan. 2022.
  3. CUIDAR da pele é uma questão de saúde! ABM + Saúde, 2021. Disponível em: <https://revistaabm.com.br/blog/cuidar-da-pele-e-uma-questao-de-saude>. Acesso em 06 jan. 2022.
  4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Regional Rio de Janeiro. Como cuidar da pele oleosa. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/como-cuidar-da-pele-oleosa/>. Acesso em 06 jan. 2022.
  5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Regional Você cuida diariamente da sua pele? Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/voce-cuida-diariamente-da-sua-pele/>. Acesso em 06 jan. 2022.
  6. GARCEZ, Marcella. Dieta balanceada restaura saúde intestinal e ajuda a tratar a pele. Veja Saúde, 2021. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/dieta-balanceada-restaura-saude-intestinal-e-ajuda-a-tratar-a-pele/>. Acesso em 06 jan. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentos que podem te ajudar a perder peso neste verão

O verão está chegando! E se você faz parte da grande maioria das pessoas que precisa emagrecer para ficar com o corpo mais bonito, temos boas notícias! Separamos 9 alimentos (comprovados cientificamente) que ajudam no emagrecimento! Ainda dá tempo de inseri-los na sua dieta e exibir um corpo bonito nas praias e piscinas!