Dicas para manter sua pele mais saudável

Share on facebook
Share on twitter

Quem não quer manter a pele com aparência saudável e jovem? Fazemos de tudo para tentar retardar o envelhecimento, dietas, simpatias, máscaras caseiras, investimentos em cremes caríssimos…

O envelhecimento é um processo natural que está espera de cada um de nós, mas muitas vezes, nós mesmos pioramos as coisas e aceleramos o processo. Um estilo de vida pouco saudável, estresse, a dependência de alimentos processados ​​e fast foods, cafeína, álcool e hábitos nada saudáveis ​​como fumar, a falta de exercício e poluição contribuem para o envelhecimento precoce da pele e aparecimento das temidas rugas. Mas alguns auxílios com toques de cura da natureza podem voltar o relógio e retardar o processo de envelhecimento de forma eficaz.

Mecanismo de envelhecimento da pele

O envelhecimento é um processo natural, e externamente é mais evidente, geralmente começa com a aparição de rugas e linhas finas no rosto. Nossa pele começa a envelhecer a partir dos 30 anos, mas os seus efeitos tornam-se mais evidentes à medida que envelhecemos um pouco mais. Colágeno e elastina são duas proteínas principais que são a base e estrutura celular que fazem a pele elástica, macia e jovem. Com o tempo, essas proteínas começam a se esgotar levando ao aparecimento de rugas, linhas e sulcos profundos no rosto, testa, pescoço e dorso das mãos.

Algumas dicas para retardar o envelhecimento

Embora vários cremes de balcão e produtos de beleza que prometam um tratamento contra o envelhecimento da pele estejam disponíveis no mercado, é melhor optar por melhorar a alimentação e fazer uso de suplementos naturais, que não são apenas eficazes mas também seguros e sem efeitos colaterais! Sem contar na ação e nutrição de dentro para fora.

Água

A água é uma das melhores coisas que você pode ingerir para manter sua pele saudável e flexível. Ela mantém sua pele úmida – o que faz com que linhas finas e rugas fiquem menos perceptíveis. Ela também ajuda as células a captarem nutrientes e se livrarem de toxinas.

Frutas e legumes

Contêm antioxidantes poderosos que ajudam a proteger a pele contra os danos celulares causados ​​pelos radicais livres. Os radicais livres são causados pelo tabagismo, poluição e  luz solar e podem causar rugas e manchas de idade. Coma um arco-íris de frutas e legumes coloridos e opte por pelo menos cinco porções por dia. O betacaroteno, encontrado na abóbora e cenoura, e luteína, encontrado na couve, mamão e espinafre são potentes antioxidantes, importantes para o desenvolvimento saudável das células da pele.

Vitamina C

A vitamina C é também um super antioxidante. Ela é necessária para manter o sistema imunológico forte, a pele radiante e ajuda amenizar manchas. As melhores fontes são mirtilos, brócolis, goiaba, kiwi, laranja, mamão e morango. Todos eles ajudam a produzir colágeno, que fortalece os vasos capilares que alimentam a pele.

Cortar dietas radicais

Perder e recuperar o peso repetidas vezes pode prejudicar sua pele, causando flacidez, rugas e estrias. Dietas radicais são muitas vezes pobres em vitaminas essenciais também. A longo prazo, este tipo de dieta vai refletir em sua pele!

Selênio

É um poderoso antioxidante. Trabalha em conjunto com outros antioxidantes como as vitaminas E e C e é essencial para o sistema imunológico. Estudos sugerem que uma dieta rica em selênio pode ajudar a proteger contra o câncer de pele, danos causados ​​pelo sol e manchas de idade. Uma maneira de aumentar a sua ingestão é comer castanha-do-pará. Outras boas fontes são peixes , mariscos, ovos , gérmen de trigo, tomate e brócolis.

Vitamina E

Protege a pele de dano oxidativo celular e auxilia o crescimento da pele saudável. Alimentos ricos em vitamina E incluem amêndoas, abacate, avelãs, óleo de gergelim e sementes de girassol.

Não tenha medo da gordura

Gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas – os tipos encontrados em abacates, peixes, nozes e sementes – fornecem ácidos graxos essenciais que atuam como um hidratante natural para a sua pele, mantendo-a macia. Essas gorduras também vêm embaladas com uma saudável dose de vitamina E, que irá ajudar a proteger contra os danos dos radicais livres.

Opte por Ômega 3

Consuma quantidade suficiente de ômega 3 e ômega 6. Estes são os ácidos graxos essenciais, o que significa que não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da dieta. Você vai encontrar ômega 3 em peixe e vegetais oleosos, tais como óleo de linhaça, sementes de linhaça, nozes. Ácidos graxos Ômega 3 estimulam o corpo a produzir compostos anti-inflamatórios, que podem ajudar a pele e condições particularmente inflamatórias como eczema e psoríase.

Não se esqueça do zinco!

Zinco está envolvido no bom funcionamento das glândulas sebáceas da pele (que produzem óleo), ajuda a reparar os danos e manter a pele suave e macia. Alimentos ricos em zinco incluem peixe, carne vermelha magra, cereais integrais, aves, nozes, sementes e frutos do mar.

Seguindo estas dicas simples, podemos retardar o processo de envelhecimento e preservar a juventude da pele:

  • Manter um estilo de vida saudável e ter uma dieta equilibrada que inclua todos os nutrientes.
  • Beber pelo menos 8 a 10 copos de água diariamente para que sua pele permaneça bem hidratada.
  • Abandonar hábitos pouco saudáveis ​​como fumar e beber.
  • Dormir pelo menos 8 horas por dia.
  • Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes.
  • Reduzir o stress e ansiedade e tentar relaxar a mente.

Agora que você conhece os cuidados naturais facilmente disponíveis para as indesejáveis rugas, inclua-os em sua rotina diária de cuidados e não se esqueça de compartilhar com a gente quais são as alternativas naturais que acha eficaz para retardar o envelhecimento!

4 comentários em “Dicas para manter sua pele mais saudável”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Mulheres: atentem-se a estas dicas para o verão!

Verão chegou e você não vê a hora de se jogar na praia ou piscina, não é mesmo? Mas infelizmente o calor e a umidade podem favorecer o aparecimento de uma infecção fúngica na região genital muito desagradável, a candidíase. Ela provoca muito desconforto como coceira, ardor e até um odor forte. Veja o que fazer para prevenir e tratar este problema e passar um verão bem saudável!