Empreendedorismo feminino é Vital!

Share on facebook
Share on twitter
empreendedorismo

Há anos, mulheres vêm lutando por igualdade social e por mais espaço no mercado de trabalho. Felizmente, o empreendedorismo feminino vem crescendo e transformando a realidade de mulheres e suas famílias na sociedade.

Porém, apesar dos avanços, um grande caminho ainda precisa ser percorrido. Sendo assim, é importante tratar esse assunto em todas as mídias para trazer maior visibilidade e credibilidade às mulheres sonhadoras e destemidas que lutam a cada dia pelo reconhecimento genuíno no país e no mundo.

Neste texto, vamos discutir sobre a importância e a representatividade da mulher no empreendedorismo.

Uma trajetória de trabalho e conquista

Durante o decorrer da história, o corpo social utilizava o argumento da diferença biológica para justificar a desigualdade entre homens e mulheres, impondo o gênero feminino como inferior ao masculino. Com a Revolução Industrial, o cenário começou a ser modificado lentamente. Ainda que o número de mulheres empregadas tenha aumentado consideravelmente, tanto a jornada de trabalho quanto os salários eram muito desiguais. (1)

Ainda no século XIX, surgiam algumas reivindicações sobre direitos trabalhistas e igualdade da jornada. Com um mundo cada vez mais industrializado, as mulheres se tornaram assalariadas nas indústrias e oficinas, enquanto mantinham a casa, os filhos e toda a família em ordem. (1)

As 1ª e 2ª Guerras Mundiais fizeram com que elas ganhassem mais espaço no mercado de trabalho, inclinado pela ausência dos homens enviados para combate.  A partir daí, a luta por seus direitos começou a ser mais organizada e movimentos de apoio ganharam forças. (1)

Somente na década de 1970 que as mulheres, no Brasil, começaram a ingressar de modo mais preciso no mercado de trabalho. Inclusive, nos anos posteriores, foram ganhando maior visibilidade dentro do movimento sindical. Foi em 1988, na Constituição Federal, que a mulher conquistou a igualdade jurídica no país, sendo considerada tão capacitada quanto o homem. (1)

empreendedorismo

O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil

O empreendedorismo possui várias definições, mas podemos dizer que empreender se trata da capacidade de um indivíduo a assumir iniciativas, buscar soluções inovadoras e agir com motivação para desenvolver soluções econômicas e sociais. (2)

O termo “empreendedor social” surgiu na Índia, na década de 1980. No Brasil, ele começou a ser visto anos depois, por volta de 1990. Nesse contexto, o objetivo principal não está voltado somente à lucratividade, mas sim ao desafio de superar problemas sociais e equiparar desigualdades de classe e gênero. (2)

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 30 milhões de mulheres que têm seu próprio negócio, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor, destacando um papel cada vez mais importante na economia e sociedade brasileira. Ainda, de acordo com essa instituição, que apresentou dados coletados na edição de 2018, o Brasil está situado na sétima posição do ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos que tinham menos de 42 meses de existência. (3,4)

Na pandemia, as mulheres também deram um show: uma pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME, 2020) demonstrou que, entre as medidas tomadas pelos empreendedores para lidar com o impacto na pandemia, as mulheres se destacam. Elas souberam dar foco às mudanças estratégicas e demonstraram ser mais otimistas e esperançosas. Além disso, um outro ponto vai para o interesse pela capacitação, que, segundo a mesma pesquisa do IRME, foi maior em relação aos homens. (5)

Os desafios para a mulher empreendedora

Mesmo com um cenário positivo em constante melhora, as mulheres ainda enfrentam obstáculos durante a jornada, como o preconceito e discriminação no ambiente de trabalho. Isso sem contar a diferença de oportunidades em relação aos homens, que, infelizmente, ainda existe. Constantemente, mulheres são descredibilizadas apenas por serem mulheres. O preconceito com a pouca idade também aparece aqui. (6,7)

Além desse impasse, a mulher é quem precisa conciliar todas as suas responsabilidades da vida pessoal com a profissional. Nem sempre elas têm alguém para auxiliar nessas tarefas, o que exige bastante da disposição física e mental de cada uma. (6)

Essa conciliação dos múltiplos papéis de mãe, esposa e empreendedora se torna uma das maiores dificuldades. Muitas vezes a autoconfiança pode ser abalada, então destacamos, também, a importância de preservar a saúde mental. (6,7)

empreendedorismo

A importância do empreendedorismo feminino

Como contribuição à sociedade, o empreendedorismo feminino age na geração de empregos, que resulta na expansão da economia, oferecendo a realização de um trabalho que sustenta seu crescimento pessoal, profissional e financeiro. (1)

Ter mais mulheres à frente, não só causa um impacto no contexto econômico, mas também provoca uma mudança social significativa. A representatividade feminina em cargos de liderança agrega maior visibilidade às questões de gênero, além de inspirar outras mulheres. (3)

A partir daí é alimentada uma cultura de empoderamento que pode influenciar até mesmo meninas no período da infância a crescerem em busca de algo ou alguém para se encorajarem.

Um outro ponto a se destacar é o fato de que mulheres, quando melhoram suas condições financeiras, são mais propensas a investirem na educação dos filhos, a apoiarem sua comunidade e dar suporte aos seus familiares. Nesse ritmo, vai formando uma rede de solidariedade e parceria, potencializando pessoas! (3)

No dia 8 de março, convidamos você a refletir sobre o papel da mulher empreendedora na sociedade, considerando todos os seus desafios e reconhecendo a força infinita do poder feminino. A Vital apoia mulheres que são donas da própria vida e cuidam de si mesmas, contribuindo para um mundo mais justo e igualitário.

Fontes:
  1. AMORIM, Rosa Oliveira; BATISTA, Luiz Eduardo. Empreendedorismo feminino: razão do empreendimento. Disponível em: <http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170602115149.pdf>. Acesso em 07 fev. 2022.
  2. FEIJÓ, Helaine Fernanda de Oliveira. O papel da liderança feminina no empreendedorismo social. 2020. 40 f. Monografia (Especialização de Gestão de Projetos Sociais para o Terceiro Setor) – Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/programas/6-O-PAPEL-DA-LIDERANCA-FEMININA.pdf>. Acesso em 07 fev. 2022.
  3. POR que o empreendedorismo feminino cresce no Brasil. Mackenzie. Disponível em: <https://blog.mackenzie.br/mercado-carreira/mercado-de-trabalho/por-que-o-empreendedorismo-feminino-cresce-no-brasil/>. Acesso em 07 fev. 2022.
  4. COELHO, Cristiane Ribeiro; QUIRINO, Raquel. Empreendedorismo feminino: representatividade da mulher no mundo dos negócios, seus desafios e potencialidades em tempos de pandemia da Covid-19. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/desfazendo-genero/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_13122021025306.pdf>. Acesso em 07 fev. 2022.
  5. EMPREENDEDORISMO feminino: em busca de igualdade de gênero. FEI, 2021. Disponível em: <https://portal.fei.edu.br/noticia/319/empreendedorismo-feminino-em-busca-de-igualdade-de-genero>. Acesso em 07 fev. 2022.
  6. EMPREENDEDORISMO feminino: qual a sua importância para a sociedade? SEBRAE, 2021. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/empreendedorismo-feminino-qual-a-sua-importancia-para-a-sociedade,5cef0ab8f5ad7710VgnVCM100000d701210aRCRD>. Acesso em 07 fev. 2022.
  7. ALPERSTEDT, Graziela Dias; FERREIRA, Juliane Borges; SERAFIM, Maurício Custódio. Empreendedorismo feminino: dificuldades relatadas em histórias de vida. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 40, p. 221-234, 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2735/273532832015.pdf>. Acesso em 07 fev. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Sorria: rir faz bem à saúde!

Nada melhor do que dar uma boa gargalhada! Rir de uma situação, de uma piada, de felicidade… Ou simplesmente soltar o riso porque rir faz

Benefícios do óleo de girassol que você não conhece

Você sabia que o girassol, além de ser uma flor linda, fornece um óleo extraído da semente que pode ser extremamente benéfico para a saúde? Mas para isso é preciso que este óleo seja consumido através de suplementos ou na forma in natura, ou seja, prensado a frio. Mas atenção: é importante salientar que, nos suplementos, para obter os benefícios do óleo de semente de girassol, é imprescindível que ele seja obtido por primeira e única prensagem a frio, pois somente assim são mantidas as propriedades terapêuticas e nutricionais das sementes!

10 tendências alimentares para 2018!

Você já deve ter visto algum desfile de moda com as tendências para 2018, certo? Mas já pensou se em vez de sapatos, bolsas e vestidos, fossem os alimentos os protagonistas?

É claro que eles não vão subir na passarela, mas a verdade é que eles estão seguindo um padrão cada vez mais saudável e sustentável. Isso é consequência da necessidade de cuidarmos do nosso corpo e do planeta, o que reflete diretamente nas nossas escolhas alimentares.

Veja quais tipos de alimentos estão entre as “tendências” para 2018: