Endometriose: conheça definição, causas e prevenção

Share on facebook
Share on twitter
endometriose

Endometriose é um problema de saúde pública que afeta aproximadamente 6 milhões de brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Estamos falando de uma doença inflamatória crônica caracterizada por fortes dores que pode causar infertilidade quando não tratada corretamente. (1,2)

Dependendo da intensidade dos sintomas, essa disfunção se torna capaz de interferir drasticamente na vida social, no trabalho e no estilo de vida de muitas mulheres.(1,2)

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a endometriose, apresentando algumas práticas preventivas e como lidar com o tratamento. 

O que é endometriose e quais são as causas desse problema?

A endometriose é a saída do endométrio, camada que reveste internamente o útero, para fora desse órgão. Os fragmentos podem chegar a se implantar nos órgãos da região pélvica, principalmente nos ovários, embaixo do útero, intestino, bexiga e o peritônio, provocando um processo inflamatório que, dependendo do caso, pode evoluir gravemente.(3,4,5)

O detalhe é que, mesmo estando em um local inadequado, o tecido excedente é impulsionado a crescer e, quando a menstruação chega, ele descama simultaneamente com o endométrio original. Então, o incômodo começa: as cólicas fortes surgem, inflamações, desconforto durante o sexo, alterações urinárias ou intestinais e, em alguns casos, infertilidade. (Além disso, o risco de câncer de ovário é ainda mais alto em mulheres com endometriose. (3,4,5)

Ainda não se sabe a causa definitiva da endometriose, mas pesquisadores observaram que a vida atual da mulher moderna favorece o desenvolvimento da doença, uma vez que elas menstruam mais vezes durante a vida, devido ao início precoce da menstruação e a escolha por gravidezes mais tardias. (6)

Condições ambientais, como a combustão de poluentes, e tendências genéticas também são aspectos que devem ser observados como fatores que podem impulsionar o surgimento da endometriose. Além disso, existem fatores de risco a serem considerados, como ter filhos depois dos 30 anos, alterações no útero, má alimentação e, como já dissemos, o estresse contínuo. (5,6) 

O papel dos hábitos saudáveis na prevenção da endometriose

Embora seja difícil prevenir o aparecimento da endometriose, algumas práticas podem ajudar a minimizar o risco de desenvolver o problema. Sendo assim, a seguir, vamos falar sobre a inclusão de hábitos saudáveis na rotina, principalmente exercícios físicos e alimentação balanceada, que, mais uma vez, provam que são elementos essenciais para termos mais qualidade de vida. 

Atividades físicas e endometriose

Não é de hoje que já sabemos que a tensão em excesso, o famoso estresse, pode prejudicar o funcionamento do nosso organismo. Quando o sistema imunológico está enfraquecido, a missão de eliminar as células uterinas invasoras fica ainda mais difícil. É aí que as atividades físicas entram em ação! (3)

A prática de exercícios físicos aeróbicos, feita regularmente, atua na liberação de endorfina, que, por sua vez, traz um efeito vasodilatador e analgésico. Funciona assim: esses neurotransmissores assustam o estresse e reduzem os níveis de estrogênio, que citamos há pouco. (3)

Uma boa notícia é que modalidades mais leves, como o pilates e ioga, também podem ajudar, à sua maneira, pois essas atividades melhoram a flexibilidade da pelve, oferecendo um maior aporte de sangue na região, ajudando no alívio das dores. Sem contar no auxílio com a respiração, eliminando o estresse e ajudando a equilibrar os hormônios. (3)

Então, é tempo de deixar a preguiça de lado e começar a praticar a atividade que mais gostar, desde que seja aeróbica, como caminhar, correr, nadar e pedalar. O mínimo de 30 minutos por dia já é suficiente, em intensidade moderada, de 4 ou 5 vezes na semana. (3)

Alimentação saudável e endometriose

Estudos apontam que a nutrição pode impactar a origem e progressão da endometriose, pois a adoção de certos padrões alimentares pode ser capaz de reduzir o risco de desenvolvimento da endometriose e até mesmo controlar os sintomas em mulheres que são portadoras da doença. (1)

Alimentos como carne vermelha, frios, embutidos, gorduras de fonte animal e gorduras trans apresentam maior risco a favor da doença, então o consumo em equilíbrio de alimentos desse grupo é essencial. (1)

A seguir, saiba quais são substâncias podem ser um fator protetor da endometriose:

  • Ácidos graxos ômega-3; (1)
  • Tiamina; (1)
  • Selênio (7)
  • Folato; (1)
  • Vitamina A; (7)
  • Vitaminas do Complexo B; (7)
  • Zinco; (7)
  • Vitamina C; (1)
  • Vitamina E; (1)
  • Vitaminas e minerais antioxidantes; (1)
  • Lácteos, como queijos, leite e iogurte; (8)
  • Frutas e verduras. (1)

Como vimos, a endometriose é uma doença associada a desarranjos hormonais que pode afetar bastante a qualidade de vida das mulheres. As evidências apontam que uma nutrição balanceada e a realização regular de atividades físicas pode contribuir para a prevenção do problema e no alívio de dores.

Dessa forma, entendemos a importância do papel de um profissional que dê suporte ao bem-estar da saúde da mulher, para que, cada vez mais, haja a diminuição de ocorrências dessa patologia que atinge milhares de brasileiras.  

Fontes: 
  1. CHALUB, Juliana de Pinho; LEÃO, Natânia S. de Castro; MAYNARD, Dayanne da Costa. Uma investigação sobre os aspectos nutricionais relacionados à endometriose. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Cento Universitário de Brasília. Brasília, 2020. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/14455/1/Juliana%20de%20Pinho%20Chalub%20e%20Nat%C3%A2nia%20Silv%C3%A9rio%20de%20Castro%20Le%C3%A3o.pdf>. Acesso em 14 set. 2021.
  1. VASCONCELOS, Diana. Endometriose pode gerar infertilidade se não tratada de forma adequada. Secretaria da Saúde, Governo do Estado do Ceará. 2020. Disponível em: <https://www.saude.ce.gov.br/2020/08/24/endometriose-pode-gerar-infertilidade-se-nao-tratada-de-forma-adequada/>. Acesso em 14 set. 2021.
  1. TOLEDO, Adriana. Bote a endometriose pra correr. Veja Saúde, 2016. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/fitness/bote-a-endometriose-pra-correr/>. Acesso em 14 set. 2021.
  1. TCHERNIAKOVSKY, Marcos. Ë hora de dar mais antenção à endometriose. Veja Saúde, 2021. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/e-hora-de-dar-mais-atencao-a-endometriose/>. Acesso em 14 set. 2021.
  1. PINHEIRO, Clhoé; TENORIO, Goretti. O que é endometriose. Veja Saúde, 2017. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-endometriose/>. Acesso em 14 set. 2021.
  1. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (Ministério da Saúde). Saúde da Mulher / Endometriose. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/saude-da-mulher-endometriose/>. Acesso em 14 set. 2021.
  1. NETO, Paulo P. dos Santos et al. Benefícios da alimentação em portadoras de endometriose. In: SEMANA DE PESQUISA DA UNIT, 2018, Alagoas. Anais eletrônicos… Alagoas: Centro Universitário Tiradentes, 2018. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11004>. Acesso em 14 set. 2021.
  1. CONSUMIR laticínios diminui o risco de endometriose. Veja Saúde, 2014. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/bem-estar/consumir-laticinios-diminui-o-risco-de-endometriose/>. Acesso em 14 set. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Por que germinar castanhas e sementes?

Na lista dos alimentos saudáveis e nutritivos não podem faltar as castanhas e sementes! Elas são ricas em proteínas, gorduras saudáveis, fibras, vitamina E, minerais, além de ser um lanche fácil, portátil e que satisfaz.

Você sabia que seu corpo pode não estar recebendo todo o potencial nutricional desses alimentos?

Descubra o motivo e o que você pode fazer a respeito!

DHA melhora o desenvolvimento do cérebro e protege a função neurológica

Um dos principais blocos de construção do cérebro, o ácido docosahexaenóico (DHA) do ácido graxo ômega-3, é fundamental para a saúde e a função cerebral em todas as fases da vida!

Pesquisadores já descobriram que o DHA fornece benefícios para melhorar as funções do cérebro em bebês, adultos e idosos.

Você já ouviu falar dos benefícios do DHA?

Chegou a hora de falar sobre ômega 7!

Ao contrário dos ômegas 3 e 6, este ácido graxo não é considerado essencial, o que significa que ele é produzido pelo organismo. Porém, com o envelhecimento, diminuímos a quantidade produzida desse composto. Sendo assim, é interessante que tenhamos um consumo dele via alimentação, para mantermos níveis ideais de ômega 7 no organismo e continuar nos beneficiando com as suas ações metabólicas.