Extrato de espinafre acalma sensação de fome, diz estudo

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: saude.terra.com.br

Um extrato 100% natural de espinafre apresentou efeitos promissores para reduzir a sensação de fome, ajudando a prevenir o excesso de peso, informou na segunda-feira (10) a Universidade de Lund, na Suécia.

A pesquisadora Charlotte Erlanson-Albertsson procurava uma maneira de reduzir a velocidade do processo de digestão para atenuar a sensação de fome quando perguntou a seu marido – um especialista em fotossíntese – se havia uma molécula natural que pudesse provocar a sensação de saciedade.

O especialista se voltou então para os tilacoides, membranas das folhas verdes, “que teriam a capacidade de reduzir a velocidade da digestão dos lipídios” e manter a difusão dos hormônios que provocam a sensação de saciedade.

A pesquisadora escolheu então o espinafre como fonte destes tilacoides.

“Comer espinafres não é suficiente (para reduzir a sensação de fome). É preciso moê-lo, filtrá-lo e centrifuga-lo para liberar os tilacoides das células da planta, porque nosso corpo não pode separá-los dos espinafres frescos de maneira direta”, destacou a universidade de Lund.

Quinze pessoas que tomaram um extrato de espinafre em pó diluído em água a cada manhã resistiram melhor à tentação de comer pela manhã e até à tarde.

Estas pessoas “tiveram mais facilidade de comer apenas três vezes por dia em comparação ao grupo de controle, que tomou uma solução sem a substância ativa”, destacou a universidade.

Os exames de sangue também revelaram mais hormônios que dão sensação de saciedade no sangue do grupo que tomou o extrato de espinafre.

O agente exato ainda deve ser identificado, pois os tilacoides do espinafre contêm “centenas” de substâncias que podem ter este efeito de afastar a sensação de fome, destacou Erlanson-Albertsson.

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Metais tóxicos, saiba mais sobre eles

Muito provavelmente você já ouviu falar em metais tóxicos, ou metais pesados, certo? Porém, você sabe o que são esses metais e quais os perigos para a sua saúde?

A Ciência já identificou há tempos o risco dos metais para o nosso corpo, especialmente após a revolução industrial, quando esses materiais passaram a ser extraídos da natureza para a produção de diversos itens e foram se espalhando.

Alimentos naturais que auxiliam no emagrecimento

Quando se fala em perder peso, a coisa mais difícil é mudar a alimentação. Em todos os lugares em que a gente vai, supermercado, shopping, cafés, festas e aniversários, a oferta de alimentos calóricos é muito grande, e fica quase impossível resistir.

Mas o que fazer? Use o bom senso! De vez em quando coma um brigadeiro ou um salgadinho, mas insira na sua dieta regular, alimentos que além de nutritivos, ajudam a perder peso! Quer saber quais são eles?