Glutamina e seus benefícios para saúde.

Share on facebook
Share on twitter
Glutamina e seus benefícios para saúde.

A glutamina é um aminoácido considerado parcialmente essencial que  age na renovação das células, auxilia na imunidade é uma ótima aliada à saúde gastrointestinal. Leia mais para conhecer seus benefícios.

O que são aminoácidos?

Antes de falarmos sobre a glutamina, precisamos entender melhor o que são os aminoácidos essenciais e os não-essenciais.

Os aminoácidos são nutrientes que se juntam para formar proteínas. Eles são responsáveis por ajudar nosso corpo a realizar funções vitais, como se desenvolver, reparar tecidos, melhorar a saúde do sistema cardíaco e a função neurológica, entre outros. (1)

Aminoácidos essenciais são aqueles que não produzimos em nosso corpo, mas que podemos obter por meio de alimentos. Aminoácidos não-essenciais são aqueles que conseguimos por meio do consumo de outros aminoácidos sem ser necessário que sejam obtidos por meio da alimentação. (1)

O que é a glutamina?

A glutamina é um aminoácido não-essencial que age na renovação das células e auxilia na imunidade do organismo. (1,2) Porém, a classificação da glutamina como um aminoácido não essencial tem sido questionada, pois, em algumas situações críticas, como cirurgias, traumas e exercícios físicos exaustivos, a produção de glutamina não supre a demanda exigida pelo organismo, fazendo com que seja necessária uma complementação com ingestão dietética.

Ela também é o aminoácido de maior quantidade no plasma e no músculo esquelético, podendo ser usada para sintetizar outras proteínas, aminoácidos, moléculas biológicas e nucleotídeos. (3)

A glutamina pode ser uma importante aliada para a saúde intestinal – especialmente em casos de esofagite, gastrite, doença de Chron, síndrome do intestino irritável, entre outras. (1)

saúde gastrointestinal
saúde gastrointestinal

Glutamina e saúde gastrointestinal

A glutamina é extremamente benéfica para o intestino porque ela fornece combustível para o metabolismo, regulando, assim, a proliferação celular, restaurando e mantendo as funções da barreira intestinal. Quando temos uma harmonia das bactérias benéficas que colonizam o nosso intestino, diminuímos o risco de deixá-lo inflamado ou infeccionado. (1)

E por que é necessário manter as funções da barreira intestinal? A barreira intestinal intacta é primordial para a absorção de nutrientes e para a nossa saúde. Quando ela fica desregulada, alguns problemas podem surgir, como: alergia alimentar, doença celíaca, doença inflamatória intestinal, diabetes tipo 1 e até a síndrome do intestino irritável. (3)

Segundo estudos, a glutamina é um aminoácido essencial para neonatos e também para adultos. (3)

Glutamina e Imunidade

Bem no comecinho do texto, falamos da importância da glutamina quando se trata da imunidade, não é? Ela é importante porque o sistema imunológico utiliza a glutamina em condições catabólicas, como recuperação de queimaduras ou cirurgia, e desnutrição. O sistema imunológico faz o uso da glutamina até na recuperação de exercícios físicos de alta intensidade, fazendo com que ela seja uma espécie de combustível para o sistema imunológico. (3)

Quando a barreira do intestino está normal, ela se defende da invasão de bactérias usando os anticorpos conhecidos como lgA. O lgA é expelido no trato intestinal e consegue impedir a junção de bactérias na mucosa do intestino, que é o start e pré-requisito para a invasão e colonização das bactérias. Quando a produção desses anticorpos se torna anormal em decorrência de doenças, estresse ou falha dos componentes do tecido imune, acaba prejudicando a mucosa, fazendo com que aconteça a translocação de bactérias e a perda da integridade da barreira intestinal. (3)

E é aí que entra a glutamina. O uso dela reduz a produção dos anticorpos lgA, fazendo com que ela se torne essencial na função imune do intestino. Ela também melhora a função da barreira intestinal e diminui a translocação das bactérias. (3)

Segundo estudos, pacientes com Aids podem ter uma melhora na função imune, na manutenção da integridade da mucosa intestinal e até no balanço de nitrogênio, diminuindo os efeitos catabólicos da caquexia (perda de peso e perda de massa muscular marcantes). (4)

Fora isso, a glutamina auxilia na prevenção da septicemia, por isso ela é tão importante para o sistema imune e para a barreira intestinal. (4)

alimentos fonte
alimentos fonte

Onde encontrar glutamina?

Felizmente, é fácil encontra-la. Podemos inseri-la em nossa dieta por meio da alimentação, por exemplo, com salmão, carne de vaca, queijos e ovos. Já se a fonte for vegetal, podemos destacar: soja (que é a principal fonte vegetal da glutamina), lentilha, tofu, milho e grão de bico.

Há também a possibilidade de ser ingerida por meio de suplemento nutricional. Mas é importante que toda suplementação seja acompanhada por um profissional da área. Apenas ele poderá entender a sua necessidade e orientar qual é a melhor forma de consumi-la.

 

FONTES:
  1. BARAKAT, Mohamad. Glutamina: Saiba o que é e quais seus benefícios. Dr. Barakat – Instituto Barakat de Medicina Integrativa, 2019. Disponível em <https://www.drbarakat.com.br/glutamina-saiba-o-que-e-e-quais-seus-beneficios/>. Acesso em 3 dez. 2020.
  2. DIAS, Valéria. Glutamina e zinco protegem contra efeitos da desnutrição. Agência USP de Notícias, 2010. Disponível em <http://www.usp.br/agen/?p=38362#:~:text=A%20glutamina%20%C3%A9%20um%20amino%C3%A1cido,prote%C3%ADnas%20e%20carboidratos%2C%20entre%20outros.>. Acesso em 3 dez. 2020.
  3. RENKE, Guilherme. Glutamina: benefícios para imunidade, emagrecimento e atividade física. Eu Atleta, 2020. Disponível em <https://globoesporte.globo.com/google/amp/eu-atleta/saude/post/2020/03/26/glutamina-beneficios-para-imunidade-emagrecimento-e-atividade-fisica.ghtml>. Acesso em 3 dez. 2020.
  4. PADOVESE, Renato et al. Aplicações clínicas da glutamina. Revista Contexto & Saúde, v. 2, n. 3, p. 67-86, 2002. Disponível em <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/1260>. Acesso em 3 dez. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

5 poderosos benefícios do óleo de orégano

Você já deve saber que há uma série de medidas que podemos tomar para garantir que o nosso sistema imunológico permaneça forte ao longo do outono e inverno, mas há uma pequena planta que passou despercebida até agora. Graças a pesquisas cada vez mais minuciosas acerca dos alimentos funcionais, esta pequena super erva, o orégano, está agora no centro das atenções!