Guia do verão saudável!

Para que você aproveite para descansar e se divertir com saúde, confira as orientações que preparamos para você. São dicas simples, porém valiosas!
Share on facebook
Share on twitter

Finalmente a época mais esperada do ano chegou! Verão é época de férias e calor, a combinação perfeita para a diversão!

Mas para que você aproveite para descansar e se divertir com saúde, confira as orientações que preparamos para você. Assim quando você voltar para a rotina, vai estar com as baterias recarregadas para começar bem o ano!

Veja!

 

1 – Proteja-se do sol!

É compreensível que você queira ter um corpo bronzeado, mas que tal fazer isso sem prejudicar sua pele? Para isso você precisa usar um filtro solar com FPS de 30 para cima. Espalhe bem o produto por todo o corpo pelo menos meia hora antes da exposição solar e não se esqueça de áreas que costumam ser negligenciadas como orelhas e pescoço. Em caso de transpiração excessiva ou mergulhos na água o produto deve ser reaplicado. Também é preciso prestar atenção ao horário: você deve tomar sol sempre antes das 10h e após às 16h. Assim você evita o envelhecimento precoce e o câncer de pele!

Lembre-se de que o sol não é vilão! Ele é responsável por ativar a vitamina D3 em nosso organismo! Saiba mais! 

guia-do-verao-saudavel-3

2 – Use roupas leves

No calor a transpiração aumenta e para que sua pele possa “respirar” procure usar roupas mais leves. Uma boa dica é usar tecidos de algodão e cores claras. Isso porque as cores escuras absorvem mais o calor e prejudicam o sistema de refrigeração natural do corpo, dificultando que o suor evapore. Aproveite para usar saias, shorts e camisetas regata.

VEJA TAMBÉM: DICAS INCRÍVEIS PARA CUIDAR DA PELE NO VERÃO

 

3 – Acessórios

Não é só a pele que sofre os efeitos da radiação UV, os olhos também. Por isso use sempre óculos de sol de boa qualidade, que protejam os olhos desses raios. Assim você evita problemas oculares como a catarata precoce, inflamações, irritações e até queimaduras. Outra boa dica é usar chapéus de abas largas e bonés, que ajudam a proteger o rosto e áreas calvas do sol.

VEJA TAMBÉM:  AS 8 VITAMINAS MAIS IMPORTANTE PARA A SAÚDE OCULAR!

4 – Hidratação

Beber água e líquidos saudáveis é um hábito que você deve ter durante todo o ano porém, no verão, você deve intensificar esse consumo. Isso porque com as altas temperaturas o corpo transpira mais, e é preciso repor os líquidos e sais minerais perdidos. Uma boa dica é manter sempre por perto uma garrafinha de água e abusar de frutas e sucos naturais, chás gelados, água de coco, além de bebidas isotônicas.

 

5 – E o que evitar?

A gente sabe que no calor e nas férias pode ser difícil resistir às bebidas alcoólicas, então se esta for sua opção, modere bem o consumo.  Isso porque o álcool desidrata o organismo. Então, se for ingerir bebidas com álcool, alterne seu consumo com bastante água. Assim você pode prevenir um quadro de desidratação.  Evite também alimentos muito picantes, gordurosos e o excesso de cafeína.

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS QUE AJUDAM NO CONTROLE DE PESO NO VERÃO!

6 – Relaxe!

guia-do-verao-saudavel-2

Aproveite suas férias para curtir o descanso. Dê uma folga para o celular, televisão e faça mais passeios ao ar livre! Converse mais com as pessoas da sua família e seus amigos! Leia um bom livro! É a chance que você tem de fazer tudo o que a rotina do dia a dia te impede! Assim você começa 2020 com energias renovadas!

 

Se você gostou deste conteúdo repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é vital!

 

 

Referências:
healthline.com

 

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM