Hipertensão arterial é coisa séria: conheça e previna-se

Share on facebook
Share on twitter

A hipertensão arterial é uma doença que atinge, em média, 25% da população brasileira adulta. Em pessoas acima de 60 anos, esse percentual sobe para mais de 50% e, em crianças e adolescentes, atinge cerca de 5% no país. No mundo, a hipertensão arterial afeta, aproximadamente, 32,3% da população adulta, ou seja, mais de um bilhão de pessoas. A partir desses dados, já podemos perceber que essa patologia merece uma atenção especial. (1,2)

Por se tratar de uma doença silenciosa, poucos sabem que carregam essa condição. Por isso, é importante conhecer as causas, consequências, sintomas e prevenção, uma vez que a hipertensão é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Reconhecendo a importância de conscientizar a população sobre a relevância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença, foi instituído, pela Lei nº 10.439/2022, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado na data de 26 de abril. (3,4,5)

No texto de hoje, vamos falar sobre essa doença crônica e degenerativa, que, infelizmente, é tão presente em nossa sociedade. Continue a leitura!

Afinal, o que é a hipertensão arterial?

Você costuma medir a sua pressão? Caso a resposta tenha sido um sonoro “não”, saiba que o método mais eficaz de descobrir a hipertensão é aferindo a pressão regularmente. Qualquer Unidade Básica de Saúde oferece esse serviço. Não espere as complicações aparecerem para cuidar da sua saúde, hein! (1)

Também chamada de “pressão alta”, a hipertensão arterial é definida como o aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. É que funciona assim: para que o sangue chegue em cada parte do organismo (fazendo com que ele funcione bem) ele é bombeado a partir do coração. Esse trajeto faz com que haja uma força natural contra as paredes internas das artérias. Esse trajeto faz com que haja uma força natural contra as paredes internas das artérias. Os vasos, por sua vez, apresentam uma certa resistência a essa passagem. Essa disputa, ou seja, a força natural contra as artérias versus a resistência à passagem do sangue, é justamente o que determina a pressão arterial. (6)

Uma curiosidade desse processo se relaciona com o fato de que a pressão varia durante o dia. Quando estamos deitados, em repouso, ela fica mais baixa. No entanto, quando nos movimentamos, os valores sobem, porque precisamos de mais energia para “funcionar”. O cérebro faz esse papel de comunicação com o corpo, então todo o nosso organismo responde a esse comando. Saiba que a pressão é apresentada em milímetros de mercúrio (mmHg) e, para que um indivíduo seja considerado hipertenso, significa que a sua pressão se encontra maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. (6) 

hipertensão

E se a pressão alta não for tratada?

É nesse momento que surgem as consequências. A hipertensão arterial pode atacar os vasos, coração, rins e cérebro. Além disso, essa doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Sabe por que isso pode acontecer? Porque os vasos são recobertos internamente por uma camada fina e delicada que pode ser facilmente machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. A partir disso, uma coisa leva a outra: os vasos se tornam endurecidos e estreitados, acarretando, com o passar dos anos, um maior risco de entupir ou romper. (1)

As consequências disso dependem de qual órgão é atingido. Por exemplo, quando falamos do coração, ocorre uma forte dor no peito (angina), que pode provocar um infarto e até morte súbita. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso pode levar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos rins, podem ocorrer alterações na filtração e até paralisação dos órgãos. Como você pode notar, a hipertensão arterial é um problema sério. Felizmente, todas essas situações podem ser evitadas a partir do tratamento e controle adequados de pressão. (1)

Os sintomas e as causas da hipertensão

Apesar de ser considerada uma doença silenciosa, há alguns sintomas que requerem um alerta especial, como: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Se esses sinais surgirem, provavelmente a doença já está em fase mais avançada. Porém, o ideal é detectá-la com exames. (5,6)

Existem dois tipos de hipertensão arterial. O principal tipo é o primário, responsável por 95% dos casos, que começa mais na idade adulta e, normalmente, em pessoas com histórico familiar da doença. O outro tipo de hipertensão é o secundário, responsável por 3 a 5% dos diagnósticos. Nesse caso, a pressão alta acontece em decorrência de alguma enfermidade, como o hipertireoidismo, hipotireoidismo, apneia do sono, tumor na glândula suprarrenal e obstrução na artéria renal. (3)

Não podemos deixar de citar os fatores de riscos, como a obesidade, que faz com que o nosso coração tenha que trabalhar mais. Quem é diabético também tem chances maiores de ser hipertenso. Pessoas que são adeptas ao uso de cigarro e bebidas alcoólicas e que costumam ingerir alimentos com muito sal ou até mesmo sofrem com muito estresse também têm mais chances de desenvolverem pressão alta. 

hipertensão 

Como prevenir e controlar a hipertensão arterial

Para prevenir os malefícios da doença, é preciso ter uma vida saudável, como orienta o Ministério da Saúde: (5)

  • Manter o peso adequado;
  • Não abusar do sal e outros temperos;
  • Praticar atividades físicas regulares;
  • Aproveitar momentos de lazer;
  • Não fumar;
  • Moderar o consumo de bebidas com álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Controlar o diabetes.

Em relação à alimentação, prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, utilize temperos naturais e consuma verduras, legumes e produtos lácteos desnatados. Faça caminhadas, dance, faça um passeio de bicicleta. Hipertensão arterial é coisa séria. Compartilhe essa publicação com outras pessoas que precisam saber mais sobre o tema. Afinal de contas, conhecimento é Vital!

Fontes:
  1. PORTAL UNIMED. Prevenção e combate à hipertensão arterial. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/hipertensao-arterial/>. Acesso em 29 mar. 2022.
  2. LOPES, Jurana. Hoje (26/04) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Secretária de Saúde do Distrito Federal, 2021. Disponível em: <https://www.saude.df.gov.br/hoje-264-e-o-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial/>. Acesso em 29 mar. 2022.
  3. TURBIANI, Renata. Hipertensão arterial: a doença silenciosa que atinge 35% da população brasileira. BBC News Brasil, 2029. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-48303421>. Acesso em 29 mar. 2022.
  4. KALIL, Roberto. Hipertensão: a importância de conhecer, evitar e controlar. Veja, 2017. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/coluna/letra-de-medico/hipertensao-a-importancia-de-conhecer-evitar-e-controlar/>. Acesso em 29 mar. 2022.
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 26/04 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial-5/>. Acesso em 29 mar. 2022.
  6. PINHEIRO, Chloé; TENORIO, Goretti. Hipertensão: causas, sintomas, diagnóstico e como baixar a pressão. Veja Saúde, 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/hipertensao-causas-sintomas-diagnostico-e-como-baixar-a-pressao/>. Acesso em 29 mar. 2022.
  7. BRASIL. Ministério da Saúde. Olha a pressão Brasil! Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/10006001283.pdf>. Acesso em 29 mar. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM