Licopeno: um poderoso antioxidante

Share on facebook
Share on twitter
Licopeno

Algumas substâncias contidas nos alimentos podem nos ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde, uma delas é o licopeno. Você pode até achar esse nome estranho, mas é essa substância que dá a cor avermelhada em diversos alimentos, como tomate, melancia, goiaba entre outros. Esse poderoso antioxidante já faz parte da sua dieta e você nem sabia!

Vamos descobrir os benefícios do licopeno pra nossa saúde? Siga nesta leitura. 

Radicais Livres e Antioxidantes 

Antes de tudo, vamos entender um pouco sobre radicais livres e antioxidantes.

Os radicais livres são moléculas muito instáveis que possuem um número ímpar de elétrons. Ao buscar a estabilidade, eles acabam sendo extremamente reativos, removendo elétrons de compostos estáveis, formando, assim, outros radicais livres. (1)

Quando o sistema de defesa fisiológico do nosso organismo se torna insuficiente no combate aos radicais livres, ocorre um fenômeno chamado estresse oxidativo, que é conhecido como um dos principais responsáveis pelo aumento de risco de doenças crônicas como doenças cardiovasculares e o câncer. (1)

Então, para evitar os danos causados por eles, nosso organismo desenvolveu mecanismos de defesa, como os antioxidantes, que são capazes de neutralizar as ações provocadas pelos radicais livres. Por isso, o consumo de alimentos antioxidantes é tão importante! (1)

Podemos separar os antioxidantes em dois grupos: enzimáticos (produzidos pelo próprio organismo) e não enzimáticos (quando são obtidos por meio da alimentação). (1)

Licopeno: conheça esse carotenoide

Chamamos de alimentos funcionais aqueles ingredientes que, além de desempenhar funções nutricionais básicas, proporcionam benefícios para a nossa saúde. Esse tipo de alimento pode atuar diretamente na redução dos riscos de doenças crônicas degenerativas, como câncer, diabetes e outras. (2)

Entre esses alimentos, estão os carotenoides, corantes naturais que estão presentes em vegetais e frutas e são responsáveis por dar a cor laranja, amarela e vermelha aos alimentos, além de serem, também, responsáveis por algumas funções biológicas. (3)

Estudos mostraram que os carotenóides são ótimos antioxidantes, tendo em vista que eles conseguem sequestrar e inativar os radicais livres, evitando que eles provoquem danos ao organismo. E sabe quem faz parte do grupo de carotenóides? O licopeno! (3)

Além dele, o beta-caroteno, a luteína e a zeaxantina também são carotenóides.(3) 

Imagem Ilustrativa

Por que o licopeno é tão poderoso?

Sem a atividade provitamina A e lipossolúvel, o licopeno é considerado o carotenoide com maior capacidade de sequestrar os radicais livres, importante aliado na proteção do coração e pode ajudar na prevenção de doenças como: (3)

– câncer de próstata, de estômago e de boca; (1)

– câncer de pulmão; (3)

– problemas cardiovasculares, como colesterol alto e infarto; (1)

– depressão; (1)

– mal de Alzheimer; (1)

– doença hepática alcoólica. (1)

Precisamos falar do licopeno na prevenção do câncer de próstata! 

Acima, citamos esse tipo de câncer, mas como o licopeno pode ajudar na sua prevenção?

Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas o licopeno, assim que se espalha pelo corpo, fica acumulado em algumas regiões, como a próstata. De acordo com um estudo feito em animais por pesquisadores chineses, o que acontece é que o licopeno consegue atuar como um agente quimioterápico, ou seja, ele é capaz de inibir a progressão do câncer de próstata, anulando a resposta inflamatória. Em um outro artigo, feito por meio de uma revisão sistemática e meta análise, pesquisadores incluíram 27 arquivos na pesquisa, mostrando que uma maior ingestão de licopeno foi responsável por uma menor incidência em casos desse tipo de câncer. (4,5) 

Mas, afinal, onde podemos encontrar o licopeno? 

Como ele é responsável por dar a cor vermelha e amarela aos alimentos, podemos achá-los facilmente em: (1)

– Tomate;

– Goiaba;

– Cenoura;

– Ketchup;

– Pêssego;

– Melancia;

– Abóbora;

– Batata doce;

– Mamão papaia.

Imagem Ilustrativa

Dica: consuma o tomate em forma de molho. Como o licopeno fica na polpa, o calor faz com que uma espécie de “casquinha” se rompa, fazendo com que ele seja melhor absorvido pelo organismo. Por isso, quando for fazer o molho de tomate, é importante colocar um pouquinho de azeite, pois, como o licopeno é uma substância lipossolúvel, ele acaba sendo melhor aproveitado pelo corpo quando ingerido juntamente com uma gordura, que é o caso do azeite. (4)

Ficou claro como o licopeno é importante para a saúde do nosso organismo, não é? E o mais legal disso tudo é que ele é encontrado em alimentos que muita gente gosta e conhece, fazendo com que o consumo seja bem fácil e delicioso!

Quando a gente entende a importância dos alimentos, comer se torna algo prazeroso e faz com que tenhamos escolhas ainda mais saudáveis. Lembre-se: a saúde precisa vir de dentro para fora. Além disso, adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, também pode contribuir para uma vida longa e feliz.


Fontes:
  1. MARQUES, Cláudia S. Dos Santos. O licopeno como composto bioativo do tomate. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Qualidade e Tecnologia Alimentar) – Escola Superior Agrária de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, 2015. Disponível em <https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/3220/1/MARQUES%2C%20Cl%C3%A1udia%20Sofia%20dos%20Santos_O%20licopeno%20como%20composto%20bioativo%20do%20tomate.pdf>. Acesso em 01 mar 2021.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Alimentos funcionais. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html>. Acesso em 01 mar 2021.
  3. SHAMI, Najua Juma Ismail Esh; MOREIRA, Emília Addison Machado. Licopeno como agente antioxidante. Rev. Nutr., v. 17, n. 2, p. 227-236, Campinas, 2004. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000200009>. Acesso em 01 mar 2021.
  4. O TOMATE ajuda a evitar o câncer de próstata? Veja Saúde, 2016. Disponível em <https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-tomate-ajuda-a-evitar-o-cancer-de-prostata/>. Acesso em 01 mar 2021.
  5. CÂNCER de próstata e licopeno: qual a relação? Carolina Pimentel PHD Nutricionista, 2019. Disponível em <https://www.carolinapimentel.com.br/cancer-de-prostata-e-licopeno-qual-a-relacao/>. Acesso em 01 mar 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentação alcalina

Tem surgido uma série de novidades a respeito dos benefícios da água alcalina para saúde, mas o que ainda é pouco falado, é que existem