Maca peruana: benefícios na fertilidade e libido.

Share on facebook
Share on twitter
Maca Peruana

Cada vez mais existem estudos que se aprofundam na avaliação da utilização de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos para a recuperação da saúde e que comprovam os benefícios de produtos naturais. É o caso da maca peruana, um tubérculo que se destaca por proporcionar o aumento de vitalidade, libido, fertilidade e performance sexual.

Existem relatos desde a pré-história que demonstram que o homem já utilizava recursos provenientes da natureza para suprir suas necessidades fisiológicas. Conseguiam distinguir, por exemplo, plantas comestíveis daquelas que traziam benefícios de cura. Esse conhecimento foi se difundindo entre etnias, gerando tradições culturais, novas descobertas e, também, a base para tantos estudos. (1)          

No texto a seguir, falaremos mais sobre a maca peruana, uma raiz poderosa que se assemelha ao formato de um rabanete, e como inseri-la no nosso dia a dia.

Sobre a Maca Peruana

A maca peruana (Lepidium Meyenii) é nativa na Região dos Andes, no Peru, sendo cultivada a mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Segundo historiadores, ela é conhecida desde o ano 8.000 a.C., mas passou a ser consumida pelos nativos a partir do século 17. (2)  

A raiz, também conhecida como Ginseng Peruano, carrega uma gama de nutrientes essenciais como: aminoácidos, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio, ômegas 3 e 9, fósforo, potássio, zinco, selênio e vitaminas B1, B2, C e E. (3) Cultivada e exportada principalmente pelo Peru, ela é encontrada em 13 diferentes cores. No entanto, o mercado brasileiro a recebe na cor vermelha, amarela e preta. (4)

Maca Peruana e Libido

Graças à fartura de fibras, carboidratos e vitaminas (B e E), a maca peruana é constantemente relacionada ao aumento da energia e potência sexual. Ela aflora a libido de homens e mulheres, proporcionando mais disposição e estimula, de forma natural, a produção de hormônios sexuais femininos e masculinos. (5)

Para verificar se realmente a raiz turbina a vitalidade, foi realizado um estudo na Universidade Peruana Cayetano Heredia, publicado em 2014 no “Asian Journal of Andrology”, que acompanhou os efeitos da maca peruana em homens de 24 a 44 anos por quatro meses e comprovou que o nível de testosterona subiu, assim como a quantidade de espermatozoides. (5) Em mulheres, a raiz age no hipotálamo e na suprarrenal, gerando efeito estimulante e aumentando a libido, além de reduzir sintomas de desconforto da menopausa. (1,3)

Imagem Ilutrativa

Maca Peruana e Fertilidade

A maca peruana auxilia no equilíbrio entre hormônios importantes como testosterona, estrogênio e progesterona. Esse equilíbrio hormonal proporciona uma melhor reposição dos hormônios. Segundo uma revisão de estudos da Universidade College London, na Inglaterra, pode-se dizer que, em homens, a maca protege contra fatores prejudiciais à fertilidade, enquanto, nas mulheres, aumenta as chances de manter uma gravidez. (6)

Segundo Gustavo F. Gonzales Rengifo, biólogo e endocrinologista especialista nas propriedades da maca peruana, da Universidade Peruana Cayetano Heredia, a maca negra pode aumentar a quantidade de espermatozoides e a mobilidade deles. (2)

Em 1961, em um primeiro estudo científico, demonstrou que a incorporação da maca peruana na ração de ratos aumentava a sua prole, acreditando que o isotiocianato foi o ativo responsável por esse aumento da fertilidade. Na década posterior a esse estudo, cientistas notaram que as ratas mostravam alterações no folículo de Graaf, favorecendo o aumento da fertilidade. Outras investigações mostraram que um dos mecanismos de ação da maca peruana está na atuação moduladora sobre os receptores androgênicos e estrogênicos, sendo que o estrogênio tem papel importante na fertilidade. (1)

Além disso, os agentes antioxidantes presentes na maca peruana desempenham, a função de proteger o espermatozoide e seu DNA de danos oxidativos, que prejudicam a fertilidade, aumentam a ocorrência de abortos e oferecem riscos ao feto. (1) 

Outros benefícios da maca peruana

Não é à toa que essa raiz seja tão prestigiada pelo povo andino. Além dos benefícios já citados acima, trouxemos mais alguns:

– Melhora o metabolismo energético, favorecendo o ganho de massa muscular; (3)

– Devido à intensa concentração de ferro, atua na prevenção da anemia; (3)

– Por proporcionar o aminoácido arginina, também auxilia no aumento da imunidade;(3)

– Ameniza os sintomas da menopausa, principalmente a osteoporose e as ondas de calor; (3)

– A quantidade de fibra ajuda no emagrecimento, pois aumenta a saciedade e diminui o apetite; (3)

– Tem ação no controle de diabetes; (3)

– Causa melhorias de pressão alta, depressão e ansiedade. (4)

– Favorece a memória e aprendizagem; (2)

– Dificulta a formação de radicais livres, evitando problemas de Alzheimer, câncer e doenças cardíacas. (6)

Imagem Ilustrativa

Como inserir a maca peruana em sua rotina:

A raiz pode ser ingerida em cápsula ou pó. Com sabor terroso, o formato se assemelha ao de um rabanete. Pode ser usada em pratos doces e salgados. Pode ser incorporada à farinha em receitas de bolos e massas; acrescentada em bebidas, como sucos, vitaminas e smoothies; é ótima em preparos frios, por isso, é excelente com frutas; cremes e patês. (6)

Lembre-se: a maca se encaixa na categoria de suplemento ou de alimento, não é um remédio. Recomenda-se o consumo de 500mg a 1200mg ao dia. (3)

A maca peruana é o exemplo perfeito de que podemos recolher vários benefícios a partir das dificuldades. O seu local de cultivo não é nada convencional ao que estamos acostumados e podemos dizer que boa parte de suas virtudes provém desse detalhe. No entanto, é sempre indicado ir com cautela.

Apesar de não existirem comprovações científicas de efeitos colaterais e ainda serem realizados estudos sobre a raiz, é importante sempre consultar um profissional antes de inserir novos produtos na alimentação, especialmente pessoas que possuem alguma comorbidade, mulheres grávidas e lactantes. As orientações e indicações de uso corretas são o sucesso e segurança para qualquer tratamento e prevenção da sua saúde.

 

Fontes:

  1. OLIVEIRA, Jonaina Costa de. Abordagem farmacológia e terapêutica da Lepidium meyenii Walp. (maca): uma revisão de literatura. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia Clínica) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/6851/1/2011_dis_jcoliveira.pdf>. Acesso em 26 abr. 2021.
  2. VENTAS, Leire. Conheça a raiz que é o afrodisíaco da moda nos Andes. BBC News Brasil, 2015. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150226_afrodisicaco_andes_lv_cc#:~:text=Diferente%20do%20Viagra,ou%20para%20aumentar%20a%20libido>. Acesso em 26 abr. 2021.
  3. OLIVERIA, Natalia de. Maca Peruana aumenta libido, ajuda a emagrecer, dá energia e evita doenças. Eu Atleta, 2014. Disponível em <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2014/05/maca-peruana-aumenta-libido-ajuda-emagrecer-da-energia-e-evita-doencas.html>. Acesso em 26 abr. 2021.
  4. MOURA, Renata. Maca peruana: ‘kit para engravidar’ proibido se espealha nas redes e é investigado no Brasil. BBC News Brasil, 2019. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-49029490>. Acesso em 26 abr. 2021.
  5. RIBEIRO, Caroline. Maca peruana vira mito porque aumentaria libido econtrolaria apetite. O Globo, 2015. Disponível em <https://oglobo.globo.com/ela/beleza/maca-peruana-vira-mito-porque-aumentaria-libido-controlaria-apetite-16948514>. Acesso em 26 abr. 2021.
  6. FEIX, Giovana. Maca peruana: quais os benefícios e como usar. Veja Saúde, 2018. Disponível em <https://saude.abril.com.br/alimentacao/maca-peruana-quais-os-beneficios-e-como-usar/>. Acesso em 26 abr. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Neste Natal seja saudável e criativo!

Natal chegando e você já está pensando nos presentes que precisa comprar, não é mesmo? Este ano, em vez dos presentes tradicionais como roupas, perfumes, sapatos e outros, que tal ser criativo e ainda ajudar na saúde da sua família e amigos? As pessoas ficarão surpresas e agradecidas. Mas aí vem a pergunta: como? É muito fácil. Confira: