Maneiras de melhorar a saúde do seu cérebro

O que é bom para o seu corpo é bom para o cérebro. Manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes, com pouca ingestão de açúcar, gordura saturada e álcool, assim como praticar exercícios e dormir cerca de oito horas por noite são bons hábitos para uma saúde excelente...
Share on facebook
Share on twitter

O que é bom para o seu corpo é bom para o cérebro. Manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes, com pouca ingestão de açúcar, gordura saturada e álcool, assim como praticar exercícios e dormir cerca de oito horas por noite são bons hábitos para uma saúde excelente. Mas outras evidências vem surgindo! Uma série de outras atividades podem ajudar a manter nosso cérebro jovem, mesmo à medida que avançamos na idade cronológica.

Podem parecer afazeres normais do dia-a-dia, mas são eficientes e surpreendentes truques antienvelhecimento!

1 – Praticar aulas de dança

Idosos que dançam de três a quatro vezes por semana – especialmente aqueles que praticam dança de salão – tem um risco 75% menor de demência em comparação com pessoas que não dançam, apontou um estudo de 2003 do New England Journal of Medicine. Por quê? “A dança é uma atividade complexa”, diz o autor do estudo Dr. Joe Verghese, diretor de geriatria do Montefiore Medical Center, em Nova Iorque. “É uma atividade aeróbia por isso melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que mostrou melhorar suas conexões. Também proporciona desafios mentais.”

2- Tocar um instrumento

Pode ser saxofone, piano ou um violão. Estudos mostraram que ter o hábito de tocar um instrumento melhora a memória em longo prazo e que até mesmo o ato de ouvir música pode ajudar a aumentar a sua capacidade intelectual. Um estudo da Universidade de Medicina de Stanford descobriu que ouvir música barroca – como Vivaldi e Bach – leva a mudanças no cérebro que ajudam a aumentar a atenção e armazenar eventos na memória.

3 – Aprender uma língua estrangeira

Ser bilíngue pode ajudar a retardar o aparecimento da demência. Os indivíduos que falavam duas línguas desenvolveram demência em média de quatro anos e meio mais tarde do que as pessoas que só falavam uma língua – apontou um estudo publicado na revista Neurology em 2013. Outra pesquisa mostrou que as pessoas que falam mais de uma língua são mais atentas e capazes de realizar multitarefas. Especialistas dizem que quanto mais cedo você aprender um novo idioma é melhor, mas que nunca é tarde demais e cada pequeno aprendizado é de grande valia.

4 – Jogar xadrez

Jogar xadrez, bingo, damas e jogos de cartas pode ajudar a manter o cérebro em forma. Um estudo francês feito em 2013 descobriu um risco 15% menor de demência entre as pessoas que jogaram jogos de tabuleiro contra aquelas que não o fizeram.

5 – Fazer trabalhos manuais

Atividades que colocam suas mãos para trabalhar como tricô, crochê e jardinagem, são comprovadamente apaziguadores do stress e eles também podem manter o cérebro jovem.

Quanto mais praticar, melhor será a sua função cognitiva.

6 – Encontre o seu propósito

As pessoas que sentem ter encontrado seu propósito na vida têm menores taxas de depressão e tendem a viver mais tempo. Esta perspectiva positiva também beneficia o cérebro!

Quer se trate de atividade física ou atividade mental, é preciso continuar a testar os seus limites a fim de colher os benefícios. Não fique satisfeito com o resultado do jogo de palavras cruzadas de segunda-feira. Continue indo além, até você dominar o teste de sábado também. Faça o mesmo com a caminhada: continue sempre percorrendo distâncias maiores!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM