Manjericão: conheça os benefícios para a saúde

Share on facebook
Share on twitter
manjericão

O consumo de alimentos funcionais vem aumentando nas últimas décadas. A busca por um estilo de vida mais saudável, aliado à preocupação individual da saúde, faz com que plantas medicinais, como o manjericão, ocupem uma função especial nas receitas. Podendo ser considerado um condimento ou especiaria, o manjericão é frequentemente utilizado para tratamento, prevenção e controle de doenças crônicas, além de ser um excelente tempero e aromatizador para as refeições, tornando os alimentos mais atraentes ao paladar. (1) Neste texto, você vai descobrir quais os benefícios do manjericão e como utilizá-lo no seu dia a dia.

Um dos 100 alimentos mais nutritivos do mundo

Estudos apontam que o manjericão (Ocimum basilicum L.) origina-se do continente asiático, proveniente da índia, mas se tornou um ícone da culinária mediterrânea, chegando ao Brasil com a imigração italiana. (2,3) Ao proporcionar um sabor levemente picante e doce, ele é comumente utilizado em massas e pizzas, além de outras combinações que você descobrirá nos próximos tópicos. (3)

Quando falamos de sua composição, estamos incluindo uma série de benefícios nutricionais que concebe ao manjericão o título de alimento funcional, considerado uma planta medicinal desde as antigas civilizações. (1) Constituído por óleos essenciais (eugenol, estragol, linalol, lineol, alcanfor, cineol, pineno e timol), taninos, saponinas, flavonóides, ácido cafeíco e esculosídeo, o manjericão também conta com vitaminas A, C, B1, B2, B3, K, (3) (4) e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. (2,3)

Achou que acabou por aí? Não, ainda tem mais: quanto mais se estuda, mais se descobre novos aspectos da planta, como a grande concentração de luteína, betacaroteno, croptoxantina e xanthins. (4) Ah, e as substâncias apigenina e ácido ursólico também estão presentes, viu? (1) São tantos nutrientes, que ele é até considerado um dos 100 alimentos mais nutritivos do mundo, ocupando o 26º lugar. (5) 

manjericão

Como o manjericão age no organismo?

Ao manjericão atribui-se notável importância no combate aos radicais livres, revelando sua ação antioxidante, derivado da composição rica em fenólicos. Estudos apontam que, além de exercer atividade antibacteriana, anti-inflamatória, antiulcerosa e antidiarreica, essa planta medicinal também pode estimular o sistema nervoso, reduzir os índices de açúcar, colesterol e triglicérides no organismo, e, inclusive, apresentar um potencial quimioprotetivo. (4,6) Acredita-se que o manjericão reúna propriedades antifúngicas e desintoxicantes, sem contar o êxito que demonstra na prevenção de doenças cardiovasculares. (1,5,7)

Além do que citamos, o manjericão pode te ajudar no tratamento das seguintes situações:

  • Melhora de sintomas do estresse e cansaço, como dores de cabeça, tensão muscular, falta de concentração e memória; (7)
  • Alívio dos sinais de gripes e resfriados, como tosse, febre, secreções e dores de garganta; (4,7)
  • Na construção de massa óssea e manutenção da saúde da pele; (4)
  • Auxílio para o reestabelecimento do corpo mediante infecções; (4) 

manjericão

Como consumir? 

Por ser rico em óleos essenciais, o manjericão pode ser utilizado seco e fresco, assim, seus benefícios serão ainda mais potencializados. É o par perfeito do tomate, mas também vai bem com cebola, orégano, alho e azeite. (3) Incluso em diferentes cozinhas, essa erva com poderes medicinais pode ser aplicada em diversas receitas, como:

  • Molhos e patês; (4,6)
  • Chás e sucos; (4,7)
  • Pães e massas; (3,4)
  • Queijos vegetais; (4)
  • Ovos, sopas e carnes suaves. (3)

Percebe-se que o consumo do manjericão na dieta agrega valor nutricional aos alimentos a ele associados. O uso de plantas medicinais como alimentos funcionais para tratamento se consolida como uma prática cada vez mais difundida, no entanto, é sempre importante consultar um profissional para introdução de qualquer substância nas refeições diárias.

Fontes: 
  1. MILITÃO, Fabíola de Lima; FURLAN, Marcos Roberto. Alimento funcional através do uso de Ocimum basilicum L. (manjericão) como aromatizante e tempero. Centro de Póes Graduação, Faculdade Oswaldo Cruz. Disponível em: <https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Fabiola_de_Lima_Milita%CC%83o.pdf>. Acesso em 04 jun. 2021.
  2. GOVERNO FEDERAL. Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Embrapa. Manjericão (Ocimum basilicum L.). Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100713/1/folder-manjericao.pdf>. Acesso em 04 jun. 2021.
  3. BIZ, Manuela. O que você precisa saber sobre o menjericão e seus benefícios. Veja Saúde, 2017. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-manjericao-e-seus-beneficios/>. Acesso em 04 jun. 2021.
  4. MANJERICÃO é rico em benefícios para o organismo. Folha de S. Paulo, 2013. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2013/11/1372061-manjericao-e-rico-em-beneficios-para-o-organismo.shtml>. Acesso em 04 jun. 2021.
  5. SAIBA quais são os 100 alimentos mais nutritivos do mundo. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-43311266>. Acesso em 04 jun. 2021.
  6. FREITAS, Ana. Além do tempero: como as ervas ajudam na saúde. Galileu, 2014. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2014/05/como-temperos-ajudam-na-saude.html>. Acesso em 04 jun. 2021.
  7. GONÇALVES, Fabiana. 6 tipos de chás e seus benefícios. Unimed – Federação Rio Grande do Norte, 2019. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/web/riograndedonorte/viver-bem/alimentacao/6-tipos-de-cha-e-seus-beneficios>. Acesso em 04 jun. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

COZINHA VITAL – SAÚDE DO HOMEM

Rendimento: 01 porção Ingredientes: 4 folhas de alface lisa 1 pires de sobremesa de agrião 5 floretes de brócolis no vapor 4 unidades de tomate