10 atitudes para cuidar do planeta!

Share on facebook
Share on twitter
meio ambiente

Como você atua diretamente para preservar o meio ambiente e cuidar dessa “casa” que compartilha com todos os outros seres existentes chamada planeta Terra?

Cada dia que passa sem cuidarmos do nosso lar é uma derrota nessa batalha tão dura que devemos travar contra toda a exploração acumulada por milhares de anos e causada, principalmente, por nós, homens!

Hoje, sentimos na pele o peso de tanto descaso e desrespeito pelo meio ambiente através de vários indicadores, como espécies em extinção, queimadas, seca, excesso de poluição, escassez de recursos naturais, aquecimento global, buraco na camada de ozônio e diversos outros.

Em busca do poder e da lucratividade a qualquer custo, o homem provocou impactos imensuráveis e, sem dúvida alguma, é preciso mudar radicalmente nossos hábitos e a maneira que vivemos hoje para deixarmos um planeta melhor para quem chegará no futuro: nossos filhos, netos, bisnetos e as gerações seguintes…

Claramente, é preciso convocar uma união entre diversos poderes públicos e empresas nessa luta, porém, cada pequena mudança que adotarmos no nosso dia a dia, já é capaz de fomentar e conscientizar mais e mais pessoas a fazerem o mesmo!

Muitos pesquisadores relacionam o surgimento de doenças virais com a degradação ambiental, a falta de práticas sanitárias e a destruição de ecossistemas naturais. De acordo com o sistema Deter-B, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em abril de 2020, o número de desmatamento da Amazônia subiu 63,75% se comparado ao mesmo mês em 2019. Não estamos aprendendo mesmo a lição?! (1)

Imagem Ilustrativa

Por isso, nesse texto, separamos para você 10 dicas de como cuidar do planeta todos os dias na sua rotina!

1 – Reveja o seu consumo de água (2)

  • evite lavar o carro, quintal, calçada;
  • não demore no banho;
  • faça manutenção na descarga periodicamente;
  • não deixe a torneira aberta ao lavar a louça ou escovar os dentes;
  • não lave roupas se realmente não for necessário;
  • conserte vazamentos.

2 – Separe o lixo e diminua a sua produção de lixo (2)

  • aprenda como praticar a reciclagem;
  • evite comprar produtos que vêm em muitas embalagens;
  • tenha sempre uma sacola reutilizável para fazer as compras no mercado;
  • reduza o uso do papel, usando os dois lados da folha sempre, por exemplo;
  • tenha um copo reutilizável e evite o uso de copos descartáveis no trabalho e na academia, por exemplo.

3 – Evite andar de carro sempre que possível

Eles são uns dos maiores poluentes em comparação a outros meios de transporte. Em países industrializados, deixar de andar de carro pode reduzir até 2,5 toneladas de CO2 por cada pessoa anualmente. Se possível, opte por veículos mais eficientes nesse quesito, como os elétricos. (3)

4 – Consumo consciente

Opte por marcas e empresas que se comprometem com o meio ambiente e trabalham para minimizar os impactos causados durante a produção dos seus produtos. Por exemplo, cerca de 3% das emissões globais de C02 vem do setor de vestuário. Por isso, compre somente o que realmente precisa. (3)

5 – Evite o desperdício de comida

Mais de um terço da comida produzida nunca chega ao nosso prato. A perda durante a colheita de frutas, legumes e verduras pode chegar até 50%! A designer industrial e escritora holandesa Babette Porcelijn, ao pesquisar sobre o impacto do estilo de vida no planeta, calculou que se não desperdiçássemos nenhum alimento, aquele que a gente deixa estragar na geladeira ou sobrar no prato, poderíamos diminuir nossa pegada ecológica em cerca de 15%. (4)

6 – Reduza as viagens de avião

Claro, se for possível. Isso porque eles funcionam a partir de combustíveis fósseis, liberando toneladas de CO2 no planeta, e ainda não existe uma alternativa à altura para substituí-los. (3)

Imagem Ilustrativa

7 – Plante árvores

Ou apoie organizações que desempenhem esse trabalho. Assim, podemos compensar um pouquinho dos danos que causamos ao meio ambiente. (4)

8 – Busque informações sobre o tema

Somente quando temos noção de como funciona a degradação do meio ambiente e o impacto de cada uma de nossas decisões nisso é que fica possível compreender o que e por que devemos mudar. Siga profissionais da área, leia livros e notícias, assista documentários. A informação pode mudar muito a maneira como vivemos e contribuir com a melhora do planeta!

9 – Ensine as crianças

Elas são o futuro do mundo, por isso, quando criamos crianças conscientes do seu papel no meio ambiente, aumentamos ainda mais as chances de “salvar” o planeta. Veja algumas dicas de filmes para tornar esses ensinamentos mais divertidos e lúdicos: Muito além da diversão; Sammy: a grande fuga; Procurando Nemo; Rio; Os sem floresta.

10 – Não compre nem venda animais silvestres

Ao apoiar esse tipo de mercado ilegal, contribuímos com a extinção de espécies, pois o tráfico de animais afeta a biodiversidade do planeta. E, ao se deparar com uma situação dessas, não hesite em denunciar! (6)

Sabemos que algumas atitudes exigem um pouco mais de esforço e mudanças na nossa rotina. Comece aos poucos, com consciência. Temos certeza de que, a partir do momento que você compreender o quanto mudar o seu estilo de vida pode contribuir positivamente para o meio ambiente e para o planeta de maneira geral, além de não parecer um sacrifício, se tornará prazeroso e, assim, você influenciará mais e mais pessoas a fazerem o mesmo.

O planeta é a nossa casa e é o nosso dever cuidar dela!

Fontes:
  1. BENINI, Rubens. Para um planeta saudável, o primeiro passo é ouvir os cientistas. Veja Saúde, 2020. Disponível em <https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/para-um-planeta-saudavel-o-primeiro-passo-e-ouvir-os-cientistas/>. Acesso em 30 abr. 2021.
  2. COMO preservar o meio ambiente: hábitos para ajudar o planeta terra. Unimed, 2012. Disponível em <https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/o-que-voce-pode-fazer-para-preservar-o-meio-ambiente->. Acesso em 30 abr. 2021
  3. ORTIZ, Diego Arguedas. Conheça 10 formas de colaborar com o combate ao aquecimento global. BBC News Brasil, 2018. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-46357597>. Acesso em 30 abr. 2021
  4. COSTA, Camila. Como entender (e diminuir) o impacto dos seus hábitos no meio ambiente, de roupas a comida. BBC NEWS Brasil, 2017. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-42005695>. Acesso em 30 abr. 2021
  5. BARBOSA, Vanessa. 13 filmes para inspirar seu filho a cuidar do planeta. Exame, 2015. Disponível em <https://exame.com/casual/13-filmes-para-inspirar-seu-filho-a-cuidar-do-planeta/>. Acesso em 30 abr. 2021
  6. SANTOS, Vanessa Sardinha dos. 10 atitudes que podem salvar o planeta. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/10-atitudes-que-podem-salvar-planeta.htm>. Acesso em 30 abr. 2021

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Neste frio proteja-se da gripe com alimentos naturais

É possível se proteger da gripe com alimentos naturais?
De repente os espirros começam a ficar mais frequentes. Depois vêm as dores no corpo, na cabeça e muita indisposição. Você já deve ter passado por isso não é mesmo? Estes são os principais sintomas de uma doença comum nas estações mais frias, a gripe. Saiba mais sobre esta doença, como se prevenir, os tratamentos e quais os alimentos naturais que podem aumentar sua imunidade!