Microbiota intestinal: por que ela é vital para o organismo?

Share on facebook
Share on twitter
Microbiota intestinal

Provavelmente, você já ouviu falar na flora intestinal, certo? Denominada também como microbiota intestinal, trata-se de uma biodiversidade de micróbios que habitam o nosso trato gastrointestinal e que é muito importante para a manutenção da nossa saúde. (1)

Neste texto, vamos descobrir, juntos, qual a função desse ecossistema que é único em cada indivíduo e o quanto seu equilíbrio influencia em diversas áreas da saúde do nosso organismo. (2) 

O que é a microbiota intestinal?

Dizer que somos quase metade humanos e metade micróbios não é tão absurdo assim. A microbiota intestinal nada mais é do que as bactérias, vírus e fungos que habitam todo o nosso trato gastrointestinal. Estima-se que a população da microbiota intestinal chega a quantidade de 100 trilhões de micro-organismos que, juntos, pesam cerca de 2kg, sendo mais pesado que o nosso cérebro. É importante ressaltar que, sem essas bactérias, não sobreviveríamos, já que elas são responsáveis pela produção de enzimas e hormônios que proporcionam a digestão, por exemplo. (1,3,4)

O desenvolvimento da microbiota intestinal acontece logo após o nascimento. Inclusive, a mãe é a primeira fonte de micro-organismo das crianças. Indivíduos que nasceram de parto normal entram em contato com as bactérias mais rapidamente do que aqueles que chegaram ao mundo por cesárea. Isso ocorre porque, no parto normal, já vivenciamos um contato direto com a microbiota fecal materna, ao contrário da cesárea, em que a contaminação inicial acontece pelo meio ambiente que retarda o estabelecimento da microbiota. (3,5)

A microbiota intestinal é um ecossistema único de cada indivíduo e o equilíbrio correto pode nos proteger de diversas doenças, desde infecções a problemas autoimunes. Além disso, para você ter ideia, a saúde mental também é influenciada pela flora intestinal.(2)

Logo, vemos que o intestino é um dos órgãos mais importantes para a defesa do nosso corpo e até mesmo Pasteur, cientista francês que contribuiu para o desenvolvimento das primeiras vacinas, defendia essa colocação, já que sempre enfatizava que a saúde humana está ligada à saúde intestinal. (4) No próximo tópico, veremos quais as funções da microbiota intestinal no organismo e a relação desse ecossistema com algumas partes do corpo. 

Microbiota intestinal

A função da microbiota intestinal no organismo

Uma das principais funções da microbiota intestinal é a de manter a integridade da mucosa gastrointestional e controlar a proliferação de bactérias que são consideradas nocivas à saúde. Sabe-se que a atuação de determinadas bactérias da microbiota influencia na imunidade, no processo digestivo e na atividade cerebral e pode até incentivar o ganho de peso. (2,3)

A microbiota intestinal ainda tem como funções: (6)

  • Antibacteriana: impedindo a colonização por novas bactérias indesejáveis;
  • Imunoestimulante: favorecendo a maturação do sistema imunológico;
  • Metabólica: agindo na degradação de resíduos que chegam ao cólon.

A relação da microbiota intestinal com o cérebro também é interessante. Cientistas acreditam que a melhora do humor está envolvida com os neurotransmissores produzidos pela microbiota, que tem a função de estimular o nervo vago, que liga o intestino ao cérebro. Além disso, a flora intestinal também libera o precursor da serotonina, aquela molécula essencial para o bem-estar. (1)

Em busca de entender essa relação com o cérebro, uma professora da Universidade College Cork, na Irlanda, criou o termo “psicobiótico”, que contempla o grupo de organismos que podem impactar o nosso humor. No entanto, todos esses dados ainda estão sendo investigados. Estudos ainda revelam que há conexão entre a composição da microbiota intestinal e o desempenho cognitivo, que inclui um efeito positivo na memória imediata e recente. Mais um ponto para a microbiota intestinal! (1,7)

Benefícios de uma microbiota saudável:

Uma microbiota intestinal saudável pode realizar as seguintes ações no organismo:(4)

  • Reduzir estados inflamatórios do intestino;
  • Diminuir o colesterol do sangue;
  • Melhorar o controle glicêmico;
  • Regularizar o funcionamento do intestino;
  • Proporcionar maior saciedade;
  • Melhorar os níveis de proteína C reativa, que é um marcador inflamatório.

O que pode interferir negativamente na microbiota intestinal? (4)

  • O uso não regulado de antibióticos pode prejudicar a microbiota, uma vez que sua atuação não diferencia entre as bactérias boas e ruins. Então, os antibióticos devem ser consumidos com muita responsabilidade;
  • Hábitos alimentares desprovidos de fibras, como citamos anteriormente;
  • Estresse;
  • Bebida alcoólica;
  • Excesso de exercícios físicos. 

Como manter o equilíbrio da microbiota intestinal?

Para melhorar o estado de equilíbrio da microbiota, especialistas indicam os probióticos, que são microorganismos vivos que podem ser consumidos como alimentos, suplementos ou bebidas e promovem a propagação de bactérias benéficas para a flora intestinal. Além de equilibrar o funcionamento do organismo, podem adequar a proporção de microorganismos existentes ou introduzir microorganismos existentes nessa região. (2,7)

Podemos encontrar probióticos em kombucha, kefir, chucrute, algumas frutas, verduras, legumes, cereais integrais, farelos e leguminosas. (4,7)

Estudos indicam que manter uma dieta que beneficia a flora intestinal, como consumir alimentos fermentados, pode ajudar na melhora da saúde física e mental. Porém, ingerir alimentos processados, gordurosos ou muito açucarados, pode prejudicar o bom funcionamento da microbiota intestinal. (7) 

6 dicas rápidas para manter o equilíbrio da microbiota intestinal: (4)

1 – Um prato bem colorido, feito em casa, com alimentos ricos em fibras é essencial;

2 – Incluir mais probióticos na dieta, como: alface, cebola, chicória, aspargos e outros;

3 – Beber bastante água;

4 – Evitar excesso de carne vermelha, adoçantes, açúcares, frituras e gorduras saturadas;

5 – Investir em alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como gengibre, frutas vermelhas, alimentos fontes de vitamina A e zinco;

6 – Evitar o tabagismo: fumar pode ser prejudicial ao bom funcionamento intestinal.

Não há dúvidas de que priorizar o equilíbrio da microbiota intestinal é essencial para manter a saúde e beneficiar várias partes do nosso corpo, nos proporcionando mais qualidade de vida. Para compreender como está a nossa saúde intestinal e se precisamos dar uma atenção especial a ela, o recomendado é procurarmos profissionais qualificados que nos auxiliem na orientação daquilo que é vital para nós. 

Fontes:
  1. MOSLEY, Michael. Por que cuidar do intestino pode beneficiar o seu humor. BBC News Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-57310570#:~:text=A%20flora%20intestinal%2C%20tamb%C3%A9m%20chamada,entre%20bact%C3%A9rias%2C%20v%C3%ADrus%20e%20fungos>. Acesso em 19 jul. 2021.
  2. UTIDA, Nanci. Uma comunidade única a serviço da sua saúde: seu intestino. Veja Saúde, 2020. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/uma-comunidade-unica-a-servico-da-sua-saude-seu-intestino/>. Acesso em 19 jul. 2021.
  3. TOIMIL, Rosana Farah. Microbiota intestinal: cada vez mais importante. Veja Saúde, 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/alimente-se-com-ciencia/microbiota-intestinal-cada-vez-mais-importante/>. Acesso em 19 jul. 2021.
  4. RIBEIRO, Flávia. Microbiota intestinal: desequilíbrio do sistema digestivo ameação a saúde. Eu Atleta, 2019. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/microbiota-intestinal-desequilibrio-entre-bacterias-do-sistema-digestivo-ameaca-a-saude.ghtml>. Acesso em 19 jul. 2021.
  5. SILVA, Carlos Henrique de S. Ribeiro. Microbiota intestinal: um novo órgão? PEBMED, 2021. Disponível em: <https://pebmed.com.br/microbiota-intestinal-seria-um-novo-orgao/>. Acesso em 19 jul. 2021.
  6. BRASIL. Ministério da Saúde. 29/5 – Dia Mundial da Saúde Digestiva. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/29-5-dia-mundial-da-saude-digestiva/>. Acesso em 19 jul. 2021.
  7. VIDALE, Giulia. Bactérias melhoram a memória e o desempenho cognitivo. Veja, 2019. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/bacterias-melhoram-a-memoria-e-o-desempenho-cognitivo/>. Acesso em 19 jul. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O ômega 3 pode ajudar na prática de exercícios físicos?

Você que pratica esporte, já sabe dos benefícios que a atividade física tem para seu corpo, certo? E quanto à alimentação? Já pensou em inserir óleos naturais na sua dieta? Mas calma, eles não engordam!

Estudos têm comprovado que alguns tipos de gorduras boas, como o ômega 3, podem fazer com que o corpo acumule menos toxinas e menos gorduras, favorecendo o emagrecimento, a perda de massa gorda e o ganho de massa magra. Além de promover estes benefícios, óleos como o de linhaça, gergelim e girassol, podem auxiliar na melhora do sistema imunológico e na recuperação mais rápida das fibras musculares.

Pele, cabelos e unhas mais bonitos com substâncias naturais

Aposto que na sua casa, no armarinho do banheiro ou na necessaire, você tem uma série de produtos para a pele: cremes, sérum, filtro solar, base e maquiagem. Tudo para ficar com a pele mais bonita e saudável, certo?

Mas sabia que se quiser manter esse resultado, você pode aliar estes produtos com itens da sua cozinha? Isso mesmo!

Óleo de borragem, um poderoso aliado da saúde da mulher

Se você está na menopausa e sente efeitos indesejáveis como: ondas de calor, suor excessivo, sensibilidade nos seios e outros, temos uma ótima notícia! O óleo de borragem, é um composto natural que pode ajudar a combater todos os sintomas dessa fase e também no climatério, que é o período que antecede a menopausa. Saiba mais sobre esta substância e como ela pode te ajudar e ter uma vida mais confortável: