Mindful Eating: a arte de comer com consciência

Share on facebook
Share on twitter
Mindful Eating

Em um mundo tão cheio de estímulos como o que vivemos hoje, é fácil perder a conexão com o momento presente, especialmente quando se trata de algo tão fundamental quanto a alimentação.

Nesse cenário em que as refeições viram tarefas rápidas e automáticas, o mindful eating aparece como uma forma de comer com consciência. Não se trata apenas do que está no prato, mas de como você saboreia cada pedacinho.

Agora, é hora de desacelerar e se aprofundar neste texto em que vamos te mostrar tudo que você precisa para entender melhor sobre o mindful eating.

Uma relação delicada com a comida

Nos dias atuais, a alimentação se tornou objeto de sofrimento para muitas pessoas. As escolhas alimentares, frequentemente, seguem uma abordagem predominantemente biológica, deixando de lado aspectos como o prazer, preferências e gostos alimentares. (1)

Quando as pessoas pensam apenas nos aspectos biológicos da comida, como nutrientes e calorias, elas podem acabar seguindo regras extremas sobre o que e quanto comer. Isso pode levar a uma falta de sintonia com os sinais naturais do corpo, como a fome e a sensação de saciedade. (1)

As estratégias convencionais para lidar com o excesso de peso muitas vezes se baseiam em dietas, envolvendo restrições quantitativas e/ou qualitativas na ingestão de alimentos. Contudo, essas dietas não são eficazes a longo prazo e podem acarretar problemas de saúde, incluindo doenças crônicas como diabetes, pressão alta e obesidade.(1,2)

Além disso, elas estão associadas ao chamado “efeito sanfona”, um ciclo de perda e ganho de peso, e são apontadas como um dos principais fatores desencadeadores de transtornos alimentares, especialmente os compulsivos. (2)

Quando essas dietas falham, as pessoas podem se sentir frustradas e culpadas, o que pode alimentar comportamentos compulsivos e levar a uma ingestão excessiva de alimentos, resultando no aumento do peso corporal. (2)

Nesse contexto, praticar o mindful eating (ME) se destaca como uma estratégia inovadora e promissora para lidar com comportamentos alimentares problemáticos. (1) 

Mindful Eating

Afinal, o que é Mindful Eating?

O Mindful Eating (ME) é uma ideia originada do pensamento budista e foi introduzida na psicologia por Jon Kabat-Zinn, um médico especialista em meditação zen. Ele mesmo definiu essa prática como “o processo de tornar-se intencionalmente consciente dos pensamentos e ações no momento presente“, inspirado pelo conceito mindfulness. (2, 3)

O Mindful Eating, ou comer com atenção plena, é uma abordagem da alimentação de uma maneira que incentiva as pessoas a fazerem escolhas conscientes, prestando atenção aos sinais físicos de fome e saciedade. (3)

Durante cada refeição, a prática envolve estar completamente presente na experiência alimentar, observando os efeitos da comida nos sentidos e nas sensações, que podem surgir de forma física, mental ou emocional. (3)

Isso inclui prestar atenção ao cheiro, à textura e ao sabor dos alimentos, compreender a origem de cada item, perceber a sensação de fome e saciedade enquanto se come e estar ciente das emoções antes, durante e após a refeição. (3)

Os principais pilares da técnica de Mindful Eating

Comer de forma intuitiva representa um comportamento alimentar flexível, alinhado com os sinais de fome fisiológica e saciedade, e está conectado ao bem-estar emocional, psicológico e físico. Essa abordagem se fundamenta em três pilares: (4)

  1. Coma quando estiver com fome e pare quando estiver satisfeito; (4)
  2. Pode comer qualquer tipo de comida, sem regras rígidas; (4)
  3. Coma mais porque seu corpo precisa, não por razões emocionais. (4)

Confira os 10 princípios do Mindful Eating:

1- Rejeite a mentalidade de dieta; (4)

2- Honre sua fome; (4)

3- Faça as pazes com a comida; (4)

4- Desafio o “policial da comida”; (4)

5- Respeite sua saciedade; (4)

6- Descubra um momento de satisfação; (4)

7- Honre seus sentimentos em utilizar-se da comida; (4)

8- Respeite seu corpo e aceite sua genética; (4)

9- Exercite-se; (4)

10- Honre sua saúde com a nutrição gentil. (4) 

Mindful Eating

8 benefícios do Mindful Eating

Praticar a atenção plena não só pode fazer com que você se sinta mais conectado com a comida em todos os sentidos, mas também pode ativar partes do cérebro, por meio da meditação mindfulness. (2)

A seguir, veja alguns dos benefícios que o Mindful Eating pode oferecer:

1- Melhorias no comportamento alimentar, com mudanças na atenção plena e diminuição dos episódios de compulsão alimentar. (5)

2- Aumento da consciência das sensações de fome e saciedade, contribuindo para equilibrar as respostas alimentares. (5)

3- Redução das compulsões alimentares, maior apreciação corporal e maior controle da ingestão alimentar. (5)

4- Promoção de bem-estar mental e físico em pacientes bariátricos, com menos compulsões e alimentações emocionais. (5)

5- Melhoria na autoeficácia para perda de peso, aumento da atenção plena e conscientização alimentar. (5)

6- Alternativa para substituir dietas restritivas, proporcionando uma abordagem mais saudável e duradoura. (5)

7- Possíveis modulações neuroendócrinas e de neuroplasticidade, como a ativação de áreas cerebrais associadas ao controle emocional e a regulação das emoções. (5)

8- Inclusão de componentes alimentares conscientes em programas de redução de peso, contribuindo para a mudança de comportamento alimentar. (5)

Protocolos da prática de Mindful Eating

Sobre usar a atenção plena para mudar a forma como comemos, focando no momento presente sem julgar, foram feitas pesquisas sobre comer compulsivamente. Esses estudos ajudaram a criar protocolos específicos para comer de forma consciente. (2)

Os protocolos mais utilizados na literatura para avaliar os efeitos do mindful eating em pessoas com excesso de peso incluem o Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT), Mindful Eating-Conscious Living (ME-CL), Mindful Restaurant Eating e Eat for Life.(2)

Esses programas envolvem práticas como meditação guiada, atenção plena, exercícios de consciência corporal e discussões sobre temas relacionados ao comer com atenção plena e autoconhecimento. (2)

Criados com o intuito de proporcionar maior controle e compreensão das ações, sensações e emoções, sem julgamentos, esses programas buscam promover uma aceitação mais ampla de si mesmo, do próprio corpo, melhorar o relacionamento com a comida e reduzir episódios de transtorno de compulsão alimentar. (2)

Encerrando nossa conversa sobre Mindful Eating, convidamos você a considerar a importância de estar presente durante as refeições.

No ritmo acelerado do cotidiano, comer frequentemente se torna uma ação automática. O Mindful Eating surge como uma prática interessante que pode ajudar a  cultivar uma relação mais saudável com a comida.

Para orientações específicas sobre sua saúde e alimentação, é recomendável consultar um nutricionista. Eles podem fornecer conselhos personalizados adaptados às suas necessidades individuais.

Fontes:
  1. SOUZA, Robertta Guadagnin de; GOMES, Nair Augusta de A. Almeida. Nutrição comportamental e o mindful eating. Puc Goiás. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3387/1/Artigo%20TCC-%20Robertta.pdf. Acesso em 23 nov. 2023.
  2. BEZERRA, Maria Beatriz G. Silva. Estratégia de mudança do comportamento alimentar para indivíduos com excesso de peso baseado em mindful eating: uma revisão narrativa da literatura. 2019. 56 f. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36524/1/BEZERRA%2C%20Maria%20Beatriz%20Guega%20Silva.pdf. Acesso em 23 nov. 2023.
  3. FALCONI, Julie; REZENDE, Amália; ARMBRUST, Paula. Avaliação do Mindful Eating para o Tratamento de Transtornos Alimentares: anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar. Centro Universitário IBMR. Disponível em: https://repositorio-api.animaeducacao.com.br/server/api/core/bitstreams/c4e3b690-6471-45e3-915e-9675633dd299/content. Acesso em 23 nov. 2023.
  4. MORAES, Maria Eduarda Gonçalves. Associação entre comer emocional e ansiedade: uso de mindful eating e comer intuitivo para tratá-las e auxiliar na perda de peso. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de São Lourenço, São Lourenco, 2022. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/saolourenco/wp-content/uploads/sites/10005/2023/05/ASSOCIAÇÃO-ENTRE-COMER-EMOCIONAL-E-ANSIEDADE-USO-DE-MINDFUL-EATING-E-COMER-INTUITIVO-PARA-TRATÁ-LAS-E-AUXILIAR-NA-PERDA-DE-PESO.pdf. Acesso em 23 nov. 2023.
  5. BEZERRA, Maria Beatriz G. Silva et. al. O mindful eating modifica o comportamento alimentar em indivíduos com excesso de peso? Research, Society and Development, v. 10, n. 3, 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Metais tóxicos, saiba mais sobre eles

Muito provavelmente você já ouviu falar em metais tóxicos, ou metais pesados, certo? Porém, você sabe o que são esses metais e quais os perigos para a sua saúde?

A Ciência já identificou há tempos o risco dos metais para o nosso corpo, especialmente após a revolução industrial, quando esses materiais passaram a ser extraídos da natureza para a produção de diversos itens e foram se espalhando.