Mitocôndria: você conhece essa organela e a relação com a energia celular?

Share on facebook
Share on twitter
Mitocôndria

O nosso corpo é repleto de substâncias e componentes que agem em função do bom funcionamento do organismo e sempre procuramos abordá-los por aqui.

Hoje, vamos falar sobre as mitocôndrias, estrutura presente nas células no nosso corpo e que desempenha um papel essencial, sobretudo quando falamos de energia celular, indispensável para o funcionamento do nosso organismo. 

O que são as mitocôndrias?

As mitocôndrias são organelas essenciais na fisiologia celular e possuem diversas funções para o bom funcionamento das células humanas. Tratam-se de pequenas estruturas encontradas no interior de todas as células do corpo e que possuem um formato cilíndrico rígido e alongado, com uma membrana externa e a outra interna. (1,2)

No organismo humano, há uma média de 500 a 2.000 mitocôndrias por célula. Além disso, você sabia que essas organelas possuem o seu próprio DNA? A herança do DNA mitocondrial, inclusive, é materna, pois, na formação do embrião, ele recebe apenas as mitocôndrias do ovócito, não dos espermatozoides. (1,2)

Um outro fato interessante é que as mitocôndrias são responsáveis por produzir aproximadamente 90% de energia do corpo. A partir da utilização de nutrientes e oxigênio, é gerada uma energia química chamada de trifosfato de adenosina, mais conhecida como ATP, uma molécula essencial para a realização de todas as atividades no organismo dos seres vivos. (1,2,3)

Guarde bem essa sigla, vamos falar mais sobre esse assunto no próximo tópico!

Sendo assim, visto a importância das mitocôndrias para o corpo, ressaltamos que a disfunção dessas organelas pode provocar desordens e doenças, trazendo riscos à nossa saúde. O que se sabe é que tais distúrbios podem acarretar em problemas patológicos, como isquemias, cardiomiopatias, diabetes e até doenças degenerativas, como Parkinson, Alzheimer e ELA (esclerose lateral amiotrófica). (4)

Se as mitocôndrias não estão operando de forma correta, qualquer órgão pode ser afetado, pois todos eles precisam de energia para o crescimento, funcionamento e a manutenção. O cérebro, o coração e os músculos esqueléticos são os que mais sofrem com as mitocondriopatias, por exigirem uma grande quantidade de energia para funcionar. Certas doenças mitocondriais afetam apenas um órgão, mas muitas outras podem afetar múltiplos órgãos. (2)

Mitocôndria

Mitocôndria e energia celular

Até aqui, você descobriu que as mitocôndrias são as organelas responsáveis pela maior parte da produção de energia (ATP) exigida por praticamente todas as células dos seres aeróbicos, ou seja, aqueles seres que dependem do oxigênio para obter energia. (4,5)

Presente em todas as células eucarióticas (que apresentam núcleo), a principal finalidade das mitocôndrias é converter energia em um condicionamento biologicamente utilizável nas diversas reações celulares, sendo responsáveis pelo processo de respiração celular. (4,5)

O mecanismo de produção de energia aeróbica é um tanto complexo e compreende diversas reações químicas e biológicas para a formação de ATP, que acontece no interior das mitocôndrias e envolve dois meios metabólicos cooperativos: o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória. (5)

Ainda sobre energia, destacamos a função mitocondrial da produção de calor para o organismo. Durante a concepção de ATP pela mitocôndria, pode suceder a formação de calor como um subproduto feito no momento da transformação de energia. Até então, quase todo o calor biológico é gerado pelos processos da síntese e da hidrólise de ATP, pois, quanto maior o gasto de ATP, mais calor será produzido. (1)

Mitocôndria

Mitocôndria e exercícios físicos

Quando inspiramos você a se cuidar, uma das principais mudanças na rotina é a prática de exercícios físicos, certo? A atividade física é essencial para um emagrecimento saudável, além de contribuir para a saúde e o bom desempenho de todo o corpo.

Não demora muito para conhecermos novos conceitos e um deles é o de “exercícios aeróbicos”. Você já sabe que a definição “aeróbico” está ligada aos seres que dependem do oxigênio para obter energia, sendo assim, é possível estabelecer uma relação entre as mitocôndrias com a prática de atividades aeróbicas, sobretudo pelo processo bioquímico que ocorre nesse meio. (6)

Ao realizarmos exercícios aeróbicos, como andar, correr, nadar, dançar e pedalar, ocorre a indução do aumento da nossa capacidade oxidativa, sendo um dos principais benefícios para a saúde ao realizarmos essa prática. A musculatura dos ossos é um dos tecidos mais envolvidos na realização de atividades físicas, com alta capacidade de adaptação metabólica e estrutural frente a um estímulo. Além disso, os músculos esqueléticos são ricos em mitocôndrias, portanto, grande parte do aumento da capacidade aeróbica induzido pelos exercícios aeróbicos ocorre em função de adaptações mitocondriais. (7)

O oxigênio que inspiramos é fundamental para a respiração celular, função principal das mitocôndrias. Estamos falando de uma condição que é prioritária para a vida humana, já que nós não vivemos sem oxigênio. Por essa razão, o metabolismo aeróbico é muito importante. Quando praticamos atividades aeróbicas, nossos movimentos corporais demandam muito mais oxigênio, por conta da maior necessidade de oxidação de substratos energéticos, como os ácidos graxos livres e glicose circulante, provenientes de carboidratos e gorduras da dieta. (6)

Um ponto é que, quanto mais intensa a contração muscular, maior será o grau de transporte, distribuição e captação de oxigênio pela célula. É por esse motivo que a atividade física realizada de modo regular e sem exageros é um bom aliado da nossa saúde. Quando a praticamos, aumentamos a nutrição celular que gerencia todo o nosso corpo. (6) 

Então, você já conhecia a mitocôndria e a sua importância para o corpo e para a produção de energia celular? 

Fontes: 
  1. LIMA, Tiago F. O de; DUARTE, Diego A.; SÁ, André Luís Braghini. Função mitocondrial. Em foco apoptose, termorregulação e DNA mitocontrial. UNISEP. Disponível em: <https://portal.unisepe.com.br/asmec/wp-content/uploads/sites/10006/2018/10/Art.-005.pdf>. Acesso em 26 nov. 2021.
  2. https://dcom.br/biologia-molecular-genetica-humana/mitocondriopatias
  3. UNIDADE 5 – MitocôBiologia e Fisiologia Celular, p. 48 – 56. Disponível em: <http://www.dbm.ufpb.br/~marques/Artigos/Biologia_e_Fisiologia_Celular_-_Unidade_5_-_Mitocondrias.pdf>. Acesso em 26 nov. 2021.
  4. GOMES, Renata Gonç Exercício físico e adaptações mitocondriais – da doença à prevenção. In: 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica. 2018. Anais eletrônicos… SEMESP, 2018. Disponível em: <http://conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000000336.pdf>. Acesso em 26 nov. 2021.
  5. JESUS, Gilmar Mercês; SANTOS, Admilson. Adaptações fisiológicas e morfológicas das mitocôndrias ao treinamento de endurance. Efdeportes Revista Digital, a. 9, n. 63, Buenos Aires, 2003. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd63/mitoc.htm>. Acesso em 26 nov. 2021.
  6. PAES, Santiago. Como funciona o metabolismo aeróbio durante o exercício fíIESPE, 2017. Disponível em: <https://www.iespe.com.br/blog/metabolismo-aerobio-emagrecimento/>. Acesso em 26 nov. 2021.
  7. JANNIG, Paulo Roberto. Adaptação mitocondrial induzida pelo exercício físico aeróbio: desvendando novos mecanismos moleculares. 2017. 34 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-03012018-094243/publico/Tese_Paulo_Jannig_2017_Simplificada.pdf>. Acesso em 26 nov. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Saiba como é possível chegar à melhor idade com saúde!

Cabelos brancos, varizes, dores pelo corpo, perda da audição e pele flácida são alguns sinais do envelhecimento. Mas como distinguir o que é normal das doenças provocadas pela idade?

Nesse blog post vamos falar sobre isso e ainda dar dicas de como atravessar os anos de forma saudável. Veja.

7 alimentos bons para o cérebro

Você já deve saber o que comer para deixar o corpo mais bonito e saudável, mas e quanto ao seu cérebro? Sabia que existem alimentos que podem dar uma “turbinada” na sua massa cinzenta melhorando funções como memória, raciocínio, funções cognitivas e até prevenir doenças como o Alzheimer? Saiba quais são eles e comece a incorporá-los na sua dieta!

Cinco maneiras naturais de baixar a pressão arterial

Imagine que existe um inimigo invisível que só dá sintomas quando está em estágio avançado. Várias doenças apresentam esse perfil e uma delas é a hipertensão arterial.

Popularmente conhecida como “pressão alta” essa doença não escolhe idade, classe social, profissão nem sexo.

Mas o que é a “pressão alta”? É um número relacionado à força que o sangue faz nas artérias para circular em todo o corpo. Quando este número é igual ou maior que 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg) a pessoa é considerada hipertensa.